Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Superstitions – você é supersticioso?

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a habilidade de produção de textos orais e escritos em Língua Inglesa.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

Motivação


Para dar início as discussões do tema destas aulas, os professor exibirá algumas imagens relacionadas ao tema, superstição e, em aula aberta os alunos discutirão suas opiniões sobre as mesmas (Figs. 1, 2, 3).

Superstição
Figura 1 – Superstição
Fonte: http://api.ning.com/files/dv8rwTih45Qm2doK1MnQKSC1GfMSeWtdCc8V25szra7VMGSOoCAPrX18-pBWstx3n*AXpX8Y7wBOtqk5NDT11wg5fVEneoIE/SUPERS1.JPG Acesso em: 12 de dezembro de 2009.

Sexta-feira 13


Figura 2 – Superstição 2
Fonte: http://www.sistemaodia.com/imagem/materias/m_sexta-2_a96885d3c469a905fe6803173c2d98d8.jpg  Acesso em: 12 de dezembro de 2009.

Broken Mirror

Figura 3 – Superstição 3
Fonte: http://www.britishcouncil.org/learnenglish-central-stories-superstitions.htm  Acesso em: 12 de dezembro de 2009.

Dando sequencia, os alunos, agora divididos em duplas lerão os textos “Superstição dá força para o Paulista na final” e “Sexta-feira 13. Você acredita em superstição?”, os quais tratam respectivamente das atitudes supersticiosas de jogadores de futebol e de opiniões de populares sobre a “sexta-feira 13” (Fig. 4).

RECURSO
Textos
http://www.slideshare.net/jugense/superstitions-2675792

Superstitions

Figura 4 – Imagem do Recurso

Durante a leitura, deverão listar pelo menos cinco superstições citadas.
Após lerem os textos propostos, as duplas deverão, em aula aberta, discutir quais supestições foram apresentadas nos textos, supervisionados pelo professor.
Finalmente, em duplas novamente, irão debater, preferencialmente em Inglês, as seguintes questões:

1. Do you think that there is truth behind superstitions? / Você acredita que há fundamento nas superstições?
2. What are some things that are considered unlucky? / O que é considerado má sorte?
3. What are some things that are considered lucky? / O que é considerado boa sorte?

Ao final deste momento o professor deverá instigar e organizar uma discussão sobre o tema superstições, retomando, em aula aberta as respostas dadas às questões acima durante o debate em duplas.

ATIVIDADE 1

Dando seqüência às aulas, neste momento o professor deverá propor que em grupos de três a quatro integrantes pesquisem, em Inglês, sobre o tema “Superstições nos diversos países”. Cada grupo deverá listar pelo menos duas superstições que julgaram curiosas, para, na sequência, explicá-las oralmente em Inglês (e Português se necessário) para a turma.
Para a pesquisa, sugerimos os seguintes sites (Fig. 5):

RECURSO

Sites para Pesquisa

1. http://www.woodlands-junior.kent.sch.uk/customs/questions/superstitions.htm

2. http://www.globalpsychics.com/amusing-you/superstition/index-superstition.shtml
3. http://www.japan-guide.com/e/e2209.html
4. http://www.lifeinitaly.com/heritage/superstition.asp
5. http://www.iloveindia.com/indian-traditions/beliefs-and-superstitions.html

6. http://www.topics-mag.com/internatl/superstitions/page.htm

Superstitions site

Figura 5 - Imagem do Site Topicsmag

Durante a atividade, o professor deverá passar pelas duplas, orientando os alunos na pesquisa dos tópicos, para que anotem as informações relevantes que encontrarem, exercitando a estratégia de leitura scanning, que se refere à busca de informações específicas no texto, a partir da análise das palavras-chave que nele encontram, relacionadas às questões propostas.

ATIVIDADE 2

Como continuidade da atividade anterior, o professor proporá que os grupos organizem as informações encontradas na pesquisa, criando um texto, em Inglês, sobre o tema pesquisado para a sua apresentação oral. Todos os integrantes do grupo deverão participar deste momento, apresentando parte deste (trabalho), nem que seja apenas uma frase (Fig. 6).

Apresentação Oral

Figura 6 – Apresentação Oral dos Alunos
Fonte: http://www.acemprol.com/download/file.php?id=9856  Acesso em: 08 de dezembro de 2009.

Os textos poderão ser curtos, mas deverão conter informações relevantes sobre os tópicos pesquisados na atividade anterior. Neste momento, o professor orientará as duplas quanto à organização do texto. Dicionários em inglês-português poderão ser usados.

Recomenda-se que o professor oriente os alunos quanto à pronúncia das palavras bem como o ritmo e entonação adequadas das frases em Inglês.

ATIVIDADE 3

Os grupos apresentarão para a turma, preferencialmente em Inglês, o texto produzido, ou seja, as informações que coletaram sobre o tema superstição.

Ao final deste momento, para encerrar as atividades destas aulas, o professor promoverá um debate em aula aberta (Fig.7) em Inglês ou em Português com base na seguinte questão norteadora:

Are Brazilians more superstitious than other people? Why? / Os brasileiros são mais supersticiosos do que os outros povos? Por quê?

 Debate dos Alunos

Figura 7 – Alunos debatendo em aula aberta
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/7380/imagens/alunos_debate.jpg  Acesso em: 04 de novembro de 2009.

Sugestões

1. Aprofundar as pesquisas realizadas buscando informações sobre a origem das superstições ao redor do mundo.
2. Publicar os textos produzidos em um blog da turma ou nos murais da escola.
3. Os alunos poderão fazer uma pesquisa sobre quais superstições são mais comuns na comunidade em que vivem, listando-as. Em colaboração com o professor de matemática, tabularão os dados elaborando gráficos e tabelas a respeito.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de utilizar as estratégias adequadas para a leitura e criação dos textos em Inglês e Português, internalizando (aprendendo) vocabulário relativo ao tema. Também é importante avaliar se os alunos são capazes de se expressar adequadamente usando a Língua Inglesa na sua forma oral.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.