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O quebra-cabeça da Tangente

 

19/02/2009

Autor e Coautor(es)
JUCIMARA BAPTISTA BATISTA
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF

Marcelo Lopes, Profª Drª Raquel Gomes de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Razões trigonométricas de um ângulo agudo;
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
As Relações trigonométricas seno e cosseno;
Estratégias e recursos da aula

Professor, nossa proposta de aula está dividida em três etapas, onde a primeira acontecerá na Sala Ambiente de Informática, a segunda e a terceira etapas em sala de aula.

Etapa I

Iniciaremos nossa proposta de aula realizando junto aos alunos uma pesquisa sobre a história da Matemática, mais especificamente sobre as origens da trigonometria.
No endereço http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/trigonometria.html encontramos fatos e curiosidades interessantes sobre o surgimento da trigonometria. Instrua seus alunos a realizarem uma pesquisa sobre Hiparco, considerado o pai da trigonometria.
A história da Matemática é considerada uma ferramenta pedagógica muito importante, pois mostra ao aluno que a Matemática começou a ser desenvolvida conforme necessidades e condições do ser humano em um dado momento histórico. Logo, possibilita situar o aluno diante do assunto proposto.
Neste mesmo momento utilizaremos o software educativo “Medidas e Ordem de Grandezas”, e entre as atividade existentes aproveitaremos apenas a atividade 3. Este software pode ser encontrado no endereço:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/852
 


Nesta atividade o software explica o funcionamento de um Teodolito numa atividade onde o personagem deve calcular a largura de um lago para construir uma ponte de um lado a outro de um bairro.
 

Para saber mais sobre Teodolitos pode-se utilizar como forma de pesquisa o endereço:

Obs: Para abrir este recurso clique em "abrir/salvar" na parte inferior da página, e na janela aberta clique em "salvar" e crie uma pasta específica para este fim, após salvo clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e clique sobre a opção "extract to 23\". Com isso teremos criado uma pasta para o recurso, abra esta pasta e com um duplo clique nos ícones de arquivo da internet iniciamos nossa atividade. 


http://www.if.ufrgs.br/oei/santiago/fis2006/teodolito.htm 


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1580/imagens/teodolito_antigo.jpg

Imagem encontrada no endereço www.unisantos.br


Nesta atividade, o software propõe um método para medir a largura do lago e seu aluno deve decidir sobre os passos a serem seguidos utilizando para isso a simulação do uso de um teodolito, formando um triângulo retângulo e utilizando relações trigonométricas para resolver o problema.
O aluno deverá compreender a importância que as relações trigonométricas desempenham nas medidas indiretas de distâncias, como, por exemplo, a largura de um lago ou a altura de uma torre. Ao manusear o teodolito o aluno, através do personagem, pode definir os pontos de referência e assim decidir os ângulos.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1580/imagens/teodolito_software.GIF

 

Divida seus alunos em grupos de acordo com o número de computadores disponíveis em sua escola. O trabalho em grupo em atividades como essa favorece a criação de hipóteses e esta possibilita a construção de registros das atividades realizadas. 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1580/imagens/teodolito_software2.GIF

Durante a simulação, o professor supervisionará a realização da atividade intervindo apenas quando necessário, possibilitando a criação de estratégias pelos alunos. Após realizar a simulação, o professor deverá sugerir aos alunos que escrevam um relatório explicando os métodos utilizados, descrevendo, as instruções que devem ser seguidas, e a eficiência desse instrumento na medida da largura do lago.
Após decidir os pontos, os alunos deverão utilizar os dados obtidos e escolhendo uma relação trigonométrica conveniente a fim de determinar as distâncias almejadas.
Todos os cálculos necessários deverão ser realizados numa “tela de cálculos” através da qual o aluno deverá apenas decidir sobre a equação mais conveniente para esta situação, organizar os dados e obter o resultado.
Realize os seguintes questionamentos aos seus alunos sobre medidas indiretas:

  • É possível utilizar este método para medir outras distâncias?Quais?
  • Em que situações você utilizaria esta estratégia?
  • Você conhece outros métodos de medidas indiretas? Cite-os.

Após essa atividade presume-se que os alunos já possuam conhecimento de alguns conceitos básicos de relações trigonométricas, como as razões seno, cosseno e tangente, proponho a utilização, nesse mesmo momento, de outro recurso disponível no Portal, encontrado no endereço:

http://www.rived.mec.gov.br/site_objeto_ver.php?codobjeto=150

Este software possui duas atividades, onde os alunos lidarão com vários ângulos e distâncias distintas, para designar onde ficará o carro do corpo de bombeiro, para que os bombeiros possam subir pelo lado externo de um prédio em chamas com o fim de salvar vidas. Na primeira atividade aparecerá o carro de bombeiro posicionando-se próximo de um prédio em chamas. O aluno deverá alterar o ângulo que a escada faz com o carro, e o tamanho da escada e também o ângulo que a escada faz com o carro de bombeiro, aumentando ou diminuindo. Permitindo que o aluno perceba a relação existente entre o ângulo e a altura do prédio.Professora, estimule seus alunos a criarem hipóteses sobre a existência de alguma relação entre o ângulo e a altura do prédio. É interessante que escrevam as hipóteses levantadas e compartilhem com a classe, tornando a aula um momento de discussão sobre o que se pensa e o que se encontra quando resolvemos problemas matemáticos.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1580/imagens/relacoes_trigonometricas.GIF


Na segunda atividade seus alunos precisarão encontrar o comprimento da escada e a distância que o carro estará do prédio, de acordo com o ângulo dado, para que os bombeiros possam alcançar o prédio no andar indicado na tabela.

Etapa II

Nesta segunda etapa colocaremos em prática o conhecimento adquirido com a utilização dos recursos utilizados na primeira etapa.
Para essa atividade proponho duas formas distintas de abordagem: construir e levar pronto os teodolitos aos alunos ou realizar sua construção em sala, sendo essa mais indicada, pois possibilita a reelaboração e construção de conceitos quando se constrói um instrumento de medida, instigando-os a buscar conhecimento necessários a esta situação.
Optando pela primeira, aconselhamos a criação de um teodolito feito com base de madeira e um prumo para aumentar sua resistência e precisão.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1580/imagens/teodolito_pronto1.GIFhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1580/imagens/teodolito_pronto_prumo.GIF


Para os próprios alunos realizarem sua construção em sala de aula, um aparelho mais simplificado é recomendado.
Material necessário:

  • Pote redondo com tampa (a tampa deve possuir movimento circular fixado ao pote);
  • Canudo cilíndrico reto (o buraco interno deve ter o diâmetro de forma que seja possível visualizar o outro lado);
  • Transferidor ou o desenho deste;
  • Tabela de valores da tangente;
  • cola;
  • arame de comprimento maior que o diâmetro do transferidor;


Se o transferidor for feito de papel, recorte-o e fixe-o em um papelão. Fure a parte superior do pote com o arame e deixe aparecendo igualmente dos dois lados. Cole o pote de invertido no meio do transferidor e fixe o canudo paralelamente ao arame em cima do pote.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1580/imagens/construindo_teodolito.jpg
Imagem de aluno construindo um teodolito encontrada no endereço br.geocities.com


Com o teodolito pronto, divida seus alunos em grupos.
De acordo com a disponibilidade de cada escola podemos utilizar esse mecanismo de medida em diversas situações variadas como medir a quadra de esportes da escola ou a altura de um prédio ou uma torre;
Instrua seus alunos a posicionarem o teodolito caseiro de modo que a sua base fique perpendicular ao objeto que vamos medir. Medimos a distância do objeto até o teodolito com uma trena. Através do canudo, eles deverão observar o ponto mais alto do objeto, com isso o arame marcará um ângulo no transferidor. E através desse ângulo usamos a razão tangente para obter suas medidas.
Professor note que devemos considerar a altura que o teodolito está posicionado.

 

 Etapa III


Esta atividade possui um caráter investigativo e grande potencial didático, pois além de ser interessante, permite mostrar que uma demonstração matemática não pode acontecer somente pela características visuais de uma figura.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1580/imagens/quebra_cabeca2.bmp
Divida seus alunos em grupos, e distribua a cada grupo uma cópia do quebra-cabeça, e deixe-os encontrarem o problema. Professor observe que a figura 1 é um quadrado de lado medindo oito unidades composto por dois trapézios e dois triângulos retângulos, e na figura 2 reagrupamos essas peças de forma que obter um retângulo medindo 5 unidades de largura e treze de comprimento. Logo temos um quadrado de área 64 unidades ao quadrado, e formado pelas mesmas peças um retângulo possuindo área igual a 65 unidades ao quadrado.
Questione seus alunos sobre o fato de a figura 2 possuir uma unidade a mais que a figura 1, sendo compostas pelas mesmas figuras elas não deveriam ter a mesma área? Estimule-os a refletir sobre este fato. Então proponha a seguinte pergunta: há algo de errado? Se sim, onde?

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1580/imagens/quebra_cabeca1.bmp

Utilizando os conhecimentos adquiridos durante a aula seus alunos deverão verificar, utilizando o conceito de tangente de um ângulo, que a linha AB é um segmento de reta se as tangentes dos ângulos AXC e AXE forem iguais.
É interessante propor aos alunos que recortem a figura 1 montada em papel quadriculado e tentem reorganizá-la de forma a obter a figura 2, dessa maneira eles notarão que as peças não se encaixam, deverá sobrar um espaço de exatamente uma unidade.
Este tipo de atividade pode ser encerrado levando os alunos a refletirem sobre o fazer Matemática e a questão da natureza do conhecimento matemático, isto é, por que nossos sentidos, como a visão, por exemplo, não bastam para afirmar verdades matemáticas?


 

Recursos Complementares
No endereço http://www.mspc.eng.br/matm/trg110.shtml são encontradas diversas relações trigonométricas que podem ser muito úteis em contextos de resolução de problemas e/ou ampliação de conceitos que são utilizados nessas relações.
Avaliação
Professor, nos endereços http://www.ucs.br/ccet/deme/lzsauer/pecadi/relacoes.htm http://www.profezequias.net/trigonometria.html encontramos diversos problemas matemáticos ligados a diferentes contextos sobre relações trigonométricas, cuja resolução pode ser utilizada como atividade avaliativa de diferentes aprendizagens do aluno. Por exemplo, pode-se averiguar se os alunos conseguem determinar as razões trigonométricas de um ângulo agudo e utilizá-las na resolução de situações-problema. Do mesmo modo, é possível saber se aprenderam a efetuar medidas angulares com o uso de um teodolito simplificado.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • Leticia Ataíde, Colégio Santissima Trindade , Alagoas - disse:
    leticia_ataide95@hotmail.com

    15/08/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a aula, apesar de eu não gostar muito de matematica essa aula me ajudou muito na construção do meu Teodolito.


  • alexandre santos modesto, Escola técnica estadual Ferreira Viana , Rio de Janeiro - disse:
    alexandresm9@hotmail.com

    04/09/2010

    Quatro estrelas

    gostei muito do que li até porque irá me ajudar numa apresentação em escola. Fiquei surpreso ao saber que um transferidor pode ser utilizado comobase para um teodolito caseiro. É claro darei todos os créditos a vocês pela idéia . Muito obrigado por mostrarem que trigonometreia não tem que ser algo tão chato.


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