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Análise do uso do R e RR

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
Flávia Helena Pontes Carneiro
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clencie Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender progressivamente o uso de regras, uso do R e do RR entre vogais.
Duração das atividades
4 aulas de 40 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos relativos ao sistema alfabético de escrita.
Estratégias e recursos da aula
  • 1 conjunto de imagens de palavras que apresentem o som do R forte e do R fraco para cada dupla de alunos e o mesmo conjunto de imagens (maiores) para o professor.
  • Folhas de papel sulfite 2 cores (azul e amarelo) para cada dupla.
  • Folha de papel Kraft para pregar as imagens.

Para pesquisar palavras com RR acesse o site:

http://todasaspalavras.com/contains/rr/

Para obter imagens:

http://office.microsoft.com/pt-br/clipart/default.aspx

Para saber sobre o ensino de ortografia:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=14

Atividade 1

Para desenvolver o trabalho com ortografia é necessário que o aluno já tenha construído o principio alfabético da escrita. O trabalho com a ortografia não se restringe à memorização e, em muitos casos, o aprendiz poderá construir seu conhecimento, observando e descobrindo princípios ortográficos e sendo capaz de verbalizá-los.

Esta atividade tem como objetivo fazer com que os alunos prestem atenção ao som do R, se é fraco ou forte. Podemos ajudá-los a perceberem se o som do R é forte, quando o som é produzido na garganta e, se é fraco, quando produzido na ponta da língua.

1) O professor poderá falar algumas palavras e juntamente com os alunos analisá-las  quanto à presença do som R forte ou R fraco, (ex: carro, caro, rosa, bezerro, rua, carta, andorinha). Neste momento, não estamos interessados em saber se a grafia das palavras é com R ou RR, queremos apenas chamar atenção para o som.

2) Em seguida à análise coletiva,  distribuir para as duplas o conjunto de imagens abaixo e uma folha azul e outra amarela. Solicitar que eles separem as imagens em dois grupos e colem sobre o papel azul aquelas palavras que, quando falamos, tem o som do R forte e sobre o papel amarelo, as que tem o som do R fraco. Fazer uma leitura coletiva das imagens previamente pode evitar que surjam dúvidas na nomeação das mesmas.

Atividade 2

Depois de desenvolverem a consciência do som do R forte e do R fraco, o professor poderá apresentar um conjunto de palavras com o R intervocálico (CARO/ CARRO; CARETA/CARRETA; MURO/MURRO; CORA/ CORRA, EROS/ERROS; AREIA/ARREIA ). Apresentar as palavrase formular perguntas para que observem  a relação entre o som forte e fraco e o contexto em que aparecem, que é entre vogais.

É importante que o professor possibilite uma discussão em sala a respeito das hipóteses e observações dos alunos para que eles elaborem e/ou reelaborem seus conhecimentos. A regra que se espera que eles formulem é a de que quando pronunciamos o R com som forte entre vogais ele será grafado com RR. Após a construção da regra, deve-se escrevê-la e afixá-la no mural para servir de fonte de consulta sempre que necessário. Pode-se fazer também uma lista de exemplos e acrescentar  palavras à medida que surgirem.

Atividade 3

Muitos aprendizes, depois de observarem o uso do RR nas palavras que tem som do R forte, começam a usar indiscriminadamente o RR em outros contextos. Pode -se pedir a observação e a reflexão de outras situações onde apareça o som do R forte e o som do R fraco.

São diversos os contextos em que o R forte e fraco aparecem. O professor deve estar atento, pois a pronúncia do R poderá variar dependendo da região em que será desenvolvida a atividade apresentada. As possibilidades que apresentamos aqui podem ser exploradas e adaptadas de acordo com os modos de falar de cada região.

1)     O professor deverá ler, uma a uma, as palavras de uma lista e solicitar aos alunos que batam palmas quando o som for forte.

(careta, caro, merenda, prato, fruta, rato, roupa, carteira, formiga, brincar, carreta, carro, cigarra).

Fraco:

  • entre vogais (careta, caro, merenda);
  • entre consoante e vogal ( prato; fruta)

Forte

  • no inicio da palavra (rato, roupa)
  • no final da sílaba (carteira, formiga, brincar)
  • entre vogais (carreta, carro, cigarra);

Em seguida, poderá escrever no quadro e pedir para as crianças observarem se a palavra é escrita com R ou RR.  Esta ação tem como objetivo fazer com que as crianças percebam que o som do R forte pode aparecer na escrita grafado com um R ou com RR, dependendo do contexto ( ex.: corda, correto).  Após a escrita da lista de todas as palavras no quadro, ele poderá fazer as seguintes perguntas: Em que palavras apareceu o R forte? E o R fraco?

2)      Neste momento, vamos oferecer aos alunos a oportunidade de análise do som do R fraco e forte e suas representações gráficas. Formar duplas e distribuir a lista de palavras relacionadas no tópico 1 desta atividade. Pedir que as agrupem ao som forte ou fraco.  O professor poderá deixar que os alunos classifiquem as palavras a partir de suas observações, ou poderá avaliar a necessidade de dar alguns critérios ou pistas para eles.

Caso opte por dar os critérios, ele poderá elaborar um quadro e solicitar que os alunos pensem que palavras poderiam ser colocadas juntas da palavra indicada. Isso favorecerá o debate, a argumentação pelas crianças e a descoberta de princípios gerativos de uso do R ou RR nos contextos em que aparecem.

        RATO           CARRO             CARO            PRATO  FORMIGA

3)     A partir da análise do quadro, das reformulações que as crianças fizeram em suas classificações iniciais, elas devem ser estimuladas a criar regras para cada caso. Algumas perguntas podem favorecer a reflexão: Toda vez que tem o som do R forte vamos usar RR? Em que palavra podemos pensar que tem o som do R forte e usa RR na escrita? Em que palavra podemos pensar que tem o som do R forte, mas usamos R? Quando o som do R é forte no começo da palavra podemos usar RR? Existe alguma palavra que começa com RR? E a palavra Henrique, outro dia uma criança escreveu assim: HENRRIQUE. Em que situação usamos o RR?Poderíamos pensar numa regra que nos auxilie reconhecer e  usar o R ou o RR na escrita de palavras?

Recursos Complementares

ADAMS, Marilyn Jager et. al. Consciência fonológica em crianças pequenas . Porto Alegre: Artmed, 2006.

CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. 5 ed. São Paulo: Ática. 2004. (Série princípios).

LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador 16 ed. São Paulo: Ática. 2004. (Série princípios).

MORAIS,Arthur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 4 ed. São Paulo: Ática. 2008.

Avaliação
O professor poderá fazer ditados de palavras ou de pequenos trechos de textos conhecidos em que apareçam os contextos de uso de R e RR.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 27 classificações

  • Cinco estrelas 18/27 - 66.67%
  • Quatro estrelas 5/27 - 18.52%
  • Três estrelas 3/27 - 11.11%
  • Duas estrelas 1/27 - 3.7%
  • Uma estrela 0/27 - 0%

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Opiniões

  • Elaine Sampaio, Aulas particulares , São Paulo - disse:
    nany578@yahoo.com.br

    08/09/2014

    Quatro estrelas

    Explicação muito boa e de fácil compreensão


  • Elaine Aparecida Silva de Oliveira, E.E. Dr. Eduardo Montandon" , Minas Gerais - disse:
    elaineapoliveira@yahoo.com.br

    03/09/2013

    Cinco estrelas

    Gostei e muito me auxiliou nas atividades antes ja preparadas.


  • Viviane de Oliveira Barra Nova, Escola Municipal São João Btista , Pernambuco - disse:
    vibarranova@hotmail.com

    26/08/2013

    Cinco estrelas

    para béns, só aqui encontrei a resposta que queria saber, BEM ELABORADO!


  • Jean, Uninove , São Paulo - disse:
    jeanfz@hotmail.com

    27/11/2012

    Cinco estrelas

    Simples, instrutivo, prático e muito útil.


  • manuella, Outros Países - disse:
    manuella_ponzio@hotmail.com

    19/11/2012

    Cinco estrelas

    Bom ;)


  • LEDA OLIVEIRA, castelinho do gury , Ceará - disse:
    rleda08@hotmail.com

    20/10/2012

    Quatro estrelas

    Em minha opinião, a aula está bem planejada. Apresenta um conteúdo explicativo satisftório, o referido conteúdo oferece oportunidade do aluno descobrir e adquirir conhecimentos sobre o assunto com clareza. Parabéns, professora pelo trabalho desenvolvido. Com certeza está contribuindo bastante com muitos professores no planejamento escolar.


  • FRANCISCA FREITAS, Escola Estadual Profª Mariana Luiza Moreia , Mato Grosso - disse:
    franciscaanasdavo@gmail.com

    30/09/2012

    Cinco estrelas

    Amei, esta aula é maravilhosa, me ajudou muito na preparação do conteúdo que estou preparando para os meus alunos.


  • adriana, ritta anna de cassia , Paraná - disse:
    sadri@pop.com.br

    04/03/2012

    Cinco estrelas

    me ajudou bastante na elaboração das aulas.


  • miguel, miguel de aquino passarelli , São Paulo - disse:
    jsodvm@hotimail.com

    27/02/2012

    Quatro estrelas

    oi gente foi muito legal obrigado beijos para todos


  • maria regina maluf, PUCSP , São Paulo - disse:
    marmaluf@gmail.com

    29/09/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa e atual pois mostra aspecto do uso do sistema alfabético de escrita, que tem que ser ensinado juntamente com a consciência do som que é a consciência fonológica.


  • Marines, particular , São Paulo - disse:
    marinescplanas@gmail.com

    26/09/2011

    Duas estrelas

    Mas continuei na dúvida se tem alguma regra de ortografia para usar "R" ou "RR" (argh!)


  • cleide martins ucci, minha casa , São Paulo - disse:
    cleidemartinsucci@hotmail.com

    26/07/2011

    Quatro estrelas

    estava ajudando minha neta ,e naõ sabia como,ainda bem que achei este site,foi mito bom


  • Sr F, xxxxxxxxxxxxxx , Paraná - disse:
    f.l@hotmail.com

    21/07/2011

    Três estrelas

    precisava ajudar meu irmão em uma tarefa que tinha que escrever palavras com o som do R fraco e com som do R forte e graças a site consegui,obg!!!


  • Celeida, E.E.Paraisense , Minas Gerais - disse:
    celeidaap23@hotmail.com

    20/06/2011

    Cinco estrelas

    muito bom material para aulas de reforço; parabéns


  • Ana Paula Campos de Souza, Universidade Unigranrio , Rio de Janeiro - disse:
    paulinhacs420@gmail.com

    15/06/2011

    Cinco estrelas

    Ótimo!!!!!!


  • fabiana aparecida santos silva, escola felicia rinaldis , São Paulo - disse:
    fabianacibeda26@gmail.com

    18/05/2011

    Quatro estrelas

    tenho uma filha de 8 anos que está na 3 serie,ela trouxe uma liçao de casa para fazer,usando o r e rr,no livro da escola ler e escrever nao tem explicaçoes entao fica dificil ajudar as crianças,entao eu corro para essa alternativa.obrigada!


  • massilene trajano de oliveira silva, timbaubense , Pernambuco - disse:
    mass.ilene@hotmail.com.br

    10/05/2011

    Três estrelas

    muito bom... ajudou a tirar dúvidas da minha filha


  • Fernanda RC, Peru - disse:
    nandaricardocampos@hotmail.com

    16/04/2011

    Cinco estrelas

    Você não sabe como me ajudou nas aulas de proutugês para estrangeiros. Gracias!


  • Simone Rosa Sampaio, SEEDF , Distrito Federal - disse:
    simonersampaio@gmail.com

    12/02/2011

    Cinco estrelas

    Grata, Você me aprensentou o que nunca achei em gramática e livros didáticos. Que Deus te abençõe como você me abençou.


  • Alice Suranji, C. E. Unidade Pólo , Paraná - disse:
    alice.spr@gmail.com

    10/02/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula. Me ajudou bastante, obrigada por compartilhar.


  • Angela, Escola Luiza Batista de Souza , Acre - disse:
    angelalalbuquerque@gmail.com

    14/09/2010

    Três estrelas

    Muito bom esse plano, gostei bastante das atividades propostas, trabalho com o 3º ano e foi fundamental para a eficácia do meu trabalho com ortografia.


  • Lisete Bento da Silva Freire, Centro Educacional Cozzolino , Rio de Janeiro - disse:
    luanmatheus123@hotmail.com

    08/09/2010

    Cinco estrelas

    Achei EXCELENTE a aula que é bem detalhada e me ajudou muito na elaboração da minha.


  • selma maria monte, autônoma , Ceará - disse:
    selmamonte@bol.com.br

    05/07/2010

    Cinco estrelas

    as dicas de aula sao de suma importância,pois auxiliam no dia a dia do professor.


  • selma maria monte, colégio christus , Ceará - disse:
    selmamonte@bol.com.br

    04/07/2010

    Cinco estrelas

    excelentes propostas,essas fazemcom que o aluno venha a raciocinar antes de escrever,acho fundamental esse processo porque enriquece a linguagem falada e escrita.


  • Rita Garrido, Jose Santilli Sobrinho , São Paulo - disse:
    cassiagarrido@hotmail.com

    07/06/2010

    Cinco estrelas

    Me ajudou muito a recordar as regras já esquecida. Precisava dar uma aula e me ajudou muito. Obrigada.


  • ARLETE ALVES DOS SANTOS PEREIRA SALGADO, Escola Classe 39 de Taguatinga , Distrito Federal - disse:
    professora.arlete@gmail.com

    01/06/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sugestão!!!!! Vou aplicá-la para os meus alunos.


  • ingrid, sem instituição.. pessoal , Goiás - disse:
    ingrid.alima@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Nossa ate eu tinha esquecido.. Mas foi muito bom para mim.. e logico para minha filha que esta na 2ª serie.. Ela esta com dificuldades.. mas creio que aparti de agora não terá mas problema. Valeu.. Um abraço


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