Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Should I Stay or Should I Go – Aprendendo verbos modais com música!

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver suas estratégias e competências para usar o verbo modal “should” a partir de atividades de compreensão da música “Should I Stay or Should I Go? da banda “The Clash”, utilizada em um comercial televisivo.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

Para dar início as discussões do tema destas aulas os alunos assistirão ao vídeo “Test Drive Claro” com a duração de trinta e dois segundos, conforme recurso postado abaixo (Fig. 1).

Observação: A música "Should I stay or should I go? (The Clash) e sua letra podem ser visualizadas nos links abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=GqH21LEmfbQ
http://letras.terra.com.br/the-clash/7812/traducao.html

RECURSO
VídeoTest Drive Claro

http://www.youtube.com/watch?v=6qStZE7pwb8#

Vídeo Propaganda
Figura 1 – Imagem do Recurso

Observação: o vídeo poderá ser baixado e salvo em DVD para exibição em aparelho apropriado para todos os alunos ao mesmo tempo!

O vídeo é um comercial que apresenta várias situações de escolha (como pular na piscina ou não, cortar o cabelo ou não) e está relacionado à sua música, “Should I stay or should I Go? da banda The Clash, que apresenta o verbo “should” indicando decisões a serem tomadas. “Should” é um verbo modal em Inglês que significa dever, no sentido de aconselhamento, tomada de decisão.

Após assistirem o vídeo proposto, o professor deverá instigar e organizar uma discussão sobre o tema da propaganda e música escolhida, em aula aberta, com base nas questões abaixo:

1. Que tipo de situação é proposta no vídeo?
2. Qual a relação entre a música escolhida e o que acontece no vídeo?
3. O verbo que mais se repete na música escolhida é “should”. Você sabe o que ele significa/indica?

ATIVIDADE 1

Dando seqüência às aulas, neste momento o professor dividirá os alunos em duplas para que pesquisem sobre o significado e uso do verbo SHOULD nos sites (Fig. 2) sugeridos abaixo.

RECURSO
Sites para Pesquisa

1. http://www.englishpage.com/modals/should.html
2. http://www.wordreference.com/enpt/should
3. http://www.grammarnet.com/ghtml/modals/mchars.htm
4. http://www.infoescola.com/ingles/verbos-modais-modal-verbs/
5. http://www.eclecticenglish.com/grammar/Should1A.html

Should
Figura 2 - Imagem do Englishpage

Durante a atividade, o professor deverá passar pelas duplas, orientando os alunos na pesquisa dos tópicos, para que anotem as informações relevantes que encontrarem.

Ao final desta etapa, o professor solicitará que os alunos que se sentirem à vontade expliquem para a turma (com seu auxílio, se necessário) os usos do verbo SHOULD.

ATIVIDADE 2

Para finalizar as atividades destas aulas, os alunos debaterão, em Português ou em Inglês, e em aula aberta, sobre o tema: School rules – what we should or should not do at school (Regras da escola – o que devemos ou não fazer na escola) (Fig. 3).

Debate dos Alunos
Figura 3 – Alunos debatendo em aula aberta
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/7380/imagens/al unos_debate.jpg  Acesso em: 04 de novembro de 2009.

Ao final do debate, em duplas os alunos deverão escrever em folhas sulfite ou cartolinas, pelo menos duas frases em Inglês sobre o tema “Regras da Escola” sob a supervisão do professor – exemplo: We should respect the teacher.
Tais frases serão postadas nos murais da escola visando à conscientização sobre bons hábitos de estudo e comportamento na escola.

Sugestões

1. Ouvir a música “Should I Stay or Should I Go? (The Clash), acompanhando a letra no final da aula. A letra e o vídeo estão disponíveis nos Recursos postados abaixo (Fig. 4).

RECURSO
Should I Stay or Should I Go?

http://www.youtube.com/watch?v=GqH21LEmfbQ
http://letras.terra.com.br/the-clash/7812/traducao.html

Vídeo Should I Stay or Should I Go
Figura 4 – Imagem do Recurso

2. Propor que os alunos elaborem listas de regras de comportamento em Inglês, em outros lugares, tais como: em casa, no clube, na igreja.


3. Como continuidade da atividade anterior, o professor proporá que as duplas realizem as atividades propostas no recurso postado abaixo (Fig. 5).

RECURSO
Exercícios sobre o verbo SHOULD

http://www.eclecticenglish.com/grammar/Should1B.html

Exercícios sobre verbo Should

Figura 5– Imagem do Recurso

É necessário que o professor acompanhe a realização da atividade, dirimindo possíveis dúvidas.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de compreender os usos do verbo “should”, criando frases coerentes e adequadas ao tema proposto.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.