17/12/2009
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Com estas aulas o aluno poderá desenvolver suas estratégias e competências para usar o verbo modal “should” a partir de atividades de compreensão da música “Should I Stay or Should I Go? da banda “The Clash”, utilizada em um comercial televisivo.
Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Para dar início as discussões do tema destas aulas os alunos assistirão ao vídeo “Test Drive Claro” com a duração de trinta e dois segundos, conforme recurso postado abaixo (Fig. 1).
Observação: A música "Should I stay or should I go? (The Clash) e sua letra podem ser visualizadas nos links abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=GqH21LEmfbQ
http://letras.terra.com.br/the-clash/7812/traducao.html
RECURSO
VídeoTest Drive Claro
http://www.youtube.com/watch?v=6qStZE7pwb8#
Figura 1 – Imagem do Recurso
Observação: o vídeo poderá ser baixado e salvo em DVD para exibição em aparelho apropriado para todos os alunos ao mesmo tempo!
O vídeo é um comercial que apresenta várias situações de escolha (como pular na piscina ou não, cortar o cabelo ou não) e está relacionado à sua música, “Should I stay or should I Go? da banda The Clash, que apresenta o verbo “should” indicando decisões a serem tomadas. “Should” é um verbo modal em Inglês que significa dever, no sentido de aconselhamento, tomada de decisão.
Após assistirem o vídeo proposto, o professor deverá instigar e organizar uma discussão sobre o tema da propaganda e música escolhida, em aula aberta, com base nas questões abaixo:
1. Que tipo de situação é proposta no vídeo?
2. Qual a relação entre a música escolhida e o que acontece no vídeo?
3. O verbo que mais se repete na música escolhida é “should”. Você sabe o que ele significa/indica?
ATIVIDADE 1
Dando seqüência às aulas, neste momento o professor dividirá os alunos em duplas para que pesquisem sobre o significado e uso do verbo SHOULD nos sites (Fig. 2) sugeridos abaixo.
RECURSO
Sites para Pesquisa
1. http://www.englishpage.com/modals/should.html
2. http://www.wordreference.com/enpt/should
3. http://www.grammarnet.com/ghtml/modals/mchars.htm
4. http://www.infoescola.com/ingles/verbos-modais-modal-verbs/
5. http://www.eclecticenglish.com/grammar/Should1A.html
Figura 2 - Imagem do Englishpage
Durante a atividade, o professor deverá passar pelas duplas, orientando os alunos na pesquisa dos tópicos, para que anotem as informações relevantes que encontrarem.
Ao final desta etapa, o professor solicitará que os alunos que se sentirem à vontade expliquem para a turma (com seu auxílio, se necessário) os usos do verbo SHOULD.
ATIVIDADE 2
Para finalizar as atividades destas aulas, os alunos debaterão, em Português ou em Inglês, e em aula aberta, sobre o tema: School rules – what we should or should not do at school (Regras da escola – o que devemos ou não fazer na escola) (Fig. 3).
Figura 3 – Alunos debatendo em aula aberta
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/7380/imagens/al unos_debate.jpg Acesso em: 04 de novembro de 2009.
Ao final do debate, em duplas os alunos deverão escrever em folhas sulfite ou cartolinas, pelo menos duas frases em Inglês sobre o tema “Regras da Escola” sob a supervisão do professor – exemplo: We should respect the teacher.
Tais frases serão postadas nos murais da escola visando à conscientização sobre bons hábitos de estudo e comportamento na escola.
Sugestões
1. Ouvir a música “Should I Stay or Should I Go? (The Clash), acompanhando a letra no final da aula. A letra e o vídeo estão disponíveis nos Recursos postados abaixo (Fig. 4).
RECURSO
Should I Stay or Should I Go?
http://www.youtube.com/watch?v=GqH21LEmfbQ
http://letras.terra.com.br/the-clash/7812/traducao.html
Figura 4 – Imagem do Recurso
2. Propor que os alunos elaborem listas de regras de comportamento em Inglês, em outros lugares, tais como: em casa, no clube, na igreja.
3. Como continuidade da atividade anterior, o professor proporá que as duplas realizem as atividades propostas no recurso postado abaixo (Fig. 5).
RECURSO
Exercícios sobre o verbo SHOULD
http://www.eclecticenglish.com/grammar/Should1B.html
Figura 5– Imagem do Recurso
É necessário que o professor acompanhe a realização da atividade, dirimindo possíveis dúvidas.
Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de compreender os usos do verbo “should”, criando frases coerentes e adequadas ao tema proposto.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasVcs estão de parabéns por elaborar uma aula bem planejada utilizando recursos midiáticos. Vou aplicá-la em minhas aulas.
24/03/2010
Cinco estrelasadorei a aula, foi procurar adaptar para poder trabalhar com meus alunos. Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasRealmente estimulante essa atividade!