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A ECOLOGIA E A PAZ

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Marta Regina Alves Pereira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Fátima Resende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Entender a ecologia como um conceito relacionado à paz.

- Reconhecer as três ecologias: pessoal, social e ambiental como interrelacionadas.

- Identificar ações cotidianas relacionadas às três ecologias e à paz.

- Relacionar as três ecologias com as iniciativas em favor de uma cultura de paz.


Duração das atividades
Uma aula de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INICIAIS DIRIGIDOS ÀS/AOS PROFESSORAS/ES:

- Professora/or, o conceito de ecologia é amplo e está relacionado à idéia de paz. Em uma perspectiva de interdependência, ao nos referirmos à ecologia, reconhecemos a necessidade de considerar a relação do homem consigo mesmo (ecologia pessoal), com os outros (ecologia social) e com o meio ambiente (ecologia ambiental). Quando nosso objetivo é contribuir para a construção de uma cultura de paz, é importante abordar as três ecologias em nosso trabalho e procurar desenvolver em nossos/as alunos/as, atitudes de cuidado consigo mesmo, com o seu meio social e com a natureza.

Professora/or, para maior esclarecimento sobre a expressão cultura de paz, leia uma breve explicação a seguir e se desejar, busque o texto na íntegra, no endereço eletrônico relacionado abaixo.

O que é Cultura de Paz?

passaro

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU): “Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, modos de comportamento e de vida que rejeitam a violência, e que apostam no diálogo e na negociação para prevenir e solucionar conflitos, agindo sobre suas causas".

Enquanto movimento, a Cultura de Paz iniciou-se oficialmente pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1999 e empenha-se em prevenir situaçõe s que possam ameaçar a paz e a segurança – como o desrespeito aos direitos humanos, discriminação e intolerância, exclusão social, pobreza ext rema e degradação ambiental – utilizando como principais ferramentas a conscientização, a educação e a prevenção.

De acordo com a UNESCO, a cultura de Paz “está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não-violenta de conflitos” e fundamenta-se nos princípios de tolerância, solidariedade, respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo.

 (Disponível em: http://cultura-de-paz.blogspot.com/2006/10/o-que-cultura-de-paz.html)

1º Momento:

As reflexões e atividades sugeridas a seguir, requerem a retomada da aula: O que é Ecologia? Nela há uma afirmação dizendo que a palavra Ecologia combina com a palavra Paz. Escreva  esta afirmação no quadro e pergunte quem sabe dizer por que a ecologia combina com a paz? Qual o significado da palavra Paz?

- Professora/or, ao ouvir as crianças, valorize a participação delas, mantendo um diálogo a partir do que dizem. Nesse momento, o mais importante é provocar um engajamento do grupo com o assunto proposto. As respostas deverão ser pessoais e espontâneas.

2º Momento:

 Distribua para cada aluna/o, o texto: A Parábola da Paz Perfeita e peça que o leiam.

A Parábola da Paz Perfeita

Era uma vez um rei e o rei ofereceu um grande prêmio ao artista que fosse capaz de captar numa pintura a paz perfeita. Foram muitos os artistas que tentaram. O rei observou e admirou todas as pinturas, mas houve apenas duas de que ele realmente gostou e decidiu que iria escolher entre ambas. A primeira era um lago muito tranqüilo. Este lago era um espelho perfeito onde se refletiam umas plácidas montanhas que o rodeavam. Sobre elas encontrava-se um céu muito azul com tênues nuvens brancas. Todos os que olharam para esta pintura pensaram que ela refletia a paz perfeita. A segunda pintura também tinha montanhas. Mas estas eram escabrosas e estavam despidas de vegetação. Sobre elas havia um céu tempestuoso do qual se precipitava um forte aguaceiro com faíscas e trovões. Montanha abaixo parecia retumbar uma espumosa torrente de água. Tudo isto se revelava nada pací­fico. Mas, quando o rei observou mais atentamente, reparou que atrás da cascata havia um arbusto crescendo de uma fenda na rocha. Neste arbusto encontrava-se um ninho. Ali, no meio do ruído da violenta camada de água, estava um passarinho placidamente sentado no seu ninho. Paz perfeita! O rei escolheu a segunda e explicou: "Paz não significa estar num lugar sem ruídos, sem problemas, sem trabalho árduo ou sem dor. Paz significa que, apesar de se estar no meio de tudo isso, permanecemos calmos no nosso coração". Este é o verdadeiro significado da paz.

(Disponível em: http://www.educacaoparapaz.com.br/index.php?pagina=contos&id=10 )

- Após a leitura, solicite às crianças que pensem se concordam ou não com as palavras do rei sobre a paz, no final do texto. É preciso justificar as respostas. Ouça a opinião delas. Provavelmente umas vão concordar e outras discordar da opinião do rei.

- Diga às crianças, então, que muitas pessoas que trabalham pela paz também pensam como o rei da parábola que acabamos de ler. Elas acreditam que a paz começa no coração dos homens. Que a paz não é a ausência de conflitos porque sempre haverá interesses diferentes entre as pessoas, pensamentos diferentes, valores diferentes e isso acaba provocando conflitos. Os conflitos fazem parte de toda relação humana. O importante não é acabar com eles, m as saber lidar com as situações conflituosas. Escolher atitudes não violentas é uma forma pacífica de resolução dos conflitos e, portanto, uma iniciativa em prol de u m ambiente de paz.

- Outra questão importante, quando falamos de paz, é compreender que uma pessoa que se sente confiante em si mesma, que ama e é amada pelas pessoas de sua convivência, tem mais chance de manter relacionamentos pacíficos. Assim, ela contribui também para a paz em seu ambiente social. Quando grupos de pessoas se sentem amados e respeitados podem, mais facilmente, cuidar com carinho, de tudo que está a sua volta. Por isso, é importante tratar bem as pessoas, para que elas se sintam amadas, respeitadas e assim consigam amar e respeitar a todos/as.

- É importante, por exemplo, que uma criança receba todas as condições materiais e afetivas para se desenvolver bem. O mundo pode melhorar muito se a gente povoá-lo de crianças bem cuidadas, amadas, porque elas crescerão e terão mais chance de se tornar pessoas amorosas também. Pessoas amorosas conseguem cuidar melhor de si mesmas (ecologia pessoal), das pessoas com as quais convivem (ecologia social) e do planeta em que vivem (ecologia ambiental). Assim, atitudes pacíficas poderão ser muito mais freqüentes do que atitudes violentas. Todas estas questões interessam ao estudo da ecologia.

Marta, sugiro que você insira como 3º momento o que propõe na avaliação, porque fecha a proposta da aula, incluindo os objetivos.

3º momento:

- Entregue meia folha de papel para as crianças e peça que façam a seguinte atividade:

1 - Se a paz começa com a atitude de cada um de nós, que tal pensar e responder as perguntas abaixo:

a)      O que você pode fazer, a partir de agora, para viver em paz consigo mesmo? (Ecologia Pessoal)

b)      O que você pode fazer, a partir de agora, para viver em paz com os seus colegas de sala? (Ecologia Social)

c)       O que você pode fazer, a partir de agora, para cuidar melhor do ambiente onde vive? (Ecologia Ambiental)

2 - De que forma as atitudes escolhidas por você nas letras a, b e c, se relacionam com a paz?

- Professora/or, essa atividade deve ser considerada como uma intenção que cada criança deverá assumir na presença dos colegas. Todas deverão se esforçar para fazer o que responderam nas letras a, b e c. De tempos em tempos, você poderá retomar essas intenções com o grupo e avaliar o que está dificultando (ou não), o cumprimento delas.

Recursos Complementares

- Professora/or, nos endereços abaixovocê poderá pesquisar artigos, links e referências fílmicas sobre o desenvolvimento de uma cultura de paz.

http://cultura-de-paz.blogspot.com/

http://www.comitepaz.org.br/64_maneiras_1.htm

http://www.palasathena.org.br/files/pazcomosefaz.pdf

http://www.educacaoparapaz.com.br/index.php?pagina=contos&id=10

Avaliação

- Verificar a participação e o envolvimento dos/as alunos/as nos momentos de discussão, reflexão pessoal e registro.

- Avaliar, a partir das idéias expressas oralmente e pela escrita, se os/as aluno/as:

1) Conseguiram compreender o conceito de ecologia e sua relação com a paz ;

2) Reconheceram as três ecologias: pessoal, social e ambiental como interrelacionadas e como iniciativas em favor de uma cultura de paz;

3) Identificaram ações cotidianas relacionadas às três ecologias e à paz.

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