Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Someday

 

17/12/2009

Autor y Coautor(es)
FERNANDA LANZA DE SOUZA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Jeanne de Almeida Gomes, Luciana de Oliveira Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Somebody, someone, something, somewhere

Anybody, anyone, anything, anywhere

Nobody, no one, nothing, nowhere

Duração das atividades
3 horas / aula de 50min cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem conhecer os tempos verbais simples (Presente e Passado).

Recomendamos também que estejam cursando o Ensino Médio, ou seja, que estejam terminando o nível básico ou iniciando o intermediário. 

Estratégias e recursos da aula

O material complementar (handout) foi elaborado pelas autoras e está disponível em:

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/someday (acesso 14/12/2009)

Ele deve ser fotocopiado e distribuído para os alunos ou duplas de alunos. 

1ª aula

As atividades A e B deverão ser realizadas em um laboratório de informática. Os alunos podem trabalhar em grupos ou individualmente.

Atividade A: Distribua a primeira página do handout e diga aos alunos que eles assistirão a um vídeo de uma entrevista com o cantor Rob Thomas. Leia o enunciado da atividade com os alunos e permita-lhes algum tempo para lerem as questões em silêncio.

Peça aos alunos que acessem http://www.youtube.com/watch?v=oXQVnowIggU&feature=related (acesso 14/12/2009). Eles deverão, então, fazer a atividade, marcando a melhor resposta para cada item. Diga aos alunos que eles terão 10 minutos para fazer a atividade. Após este tempo, confira as respostas e peça aos alunos que comentem o que mais lhes chamou a atenção no vídeo.

Respostas: 1.b . 2.a , 3.b , 4.c ,  5.b , 6.a .

Atividade B: Distribua a segunda página do handout e peça aos alunos que leiam a letra da canção e que reordenem as letras das palavras em parênteses para completar os espaços em branco. Permita o uso de dicionário e monitore-os durante a atividade, tirando possíveis dúvidas sobre a letra. Mas lembre-os de que eles devem tentar entender a letra, e não fazer um trabalho de tradução.

Acesse, então, http://www.youtube.com/watch?v=H6pODq8_FxE&feature=related (acesso 14/12/2009) que os alunos vejam o vídeo da canção e confiram suas respostas. Após a correção, deixe que os alunos ouçam a canção mais uma vez para cantá-la.

http://www.robthomasmusic.com/audio (acesso 14/12/2009)

Someday

You can go
You can start all over again
You can try to find a way to make another day go by
You can hide
Hold all your feelings inside
You can try to carry on when all you wanna do is cry

Maybe someday
We'll figure all this out
Try to put an end to all our doubt
Try to find a way to make things better now
And maybe someday
We'll live our lives out loud
We'll be better off somehow
Someday

Now wait
Try to find another mistake
If you throw it all away
Then maybe you can change your mind
You can run
And when everything is over and done
You can shine a little light on everything around you
Man it's good to be someone

I don't wanna wait
I just wanna know
I just wanna hear you tell me so
Give it to me straight
But tell it to me slow

Maybe someday
We'll figure all this out
We’ll put an end to all our doubt
Try to find a way to just feel better now

Sometimes we don’t
Really notice
Just how good it can get
So maybe we should
Start all over
Start all over again

Pergunte aos alunos sobre o que fala a canção: sobre o comportamento pessoal, social, ou ambos? Em cada caso, o que pode ser mudado para que tudo melhore? Aceite as opiniões dos alunos, desde que razoáveis.

2ª aula

Atividade C: Distribua a terceira página do handout e leia o quadro e os exemplos, explicando o emprego das palavras.

Atividade D: Peça aos alunos que leiam os extratos de algumas canções e que preencham os espaços em branco com as palavras da tabela na atividade C. Confira as respostas e pergunte aos alun os se algum deles reconheceu o trecho da canção e sabe qual é seu título, quem a escreveu e se sabe cantar um pedacinho.

Somewhere Over The Rainbow / E. Y. Harburg

Somewhere over the rainbow
Bluebirds fly
And the dreams
That you've dreamed of
Dreams really do come true

Someday
I'll wish upon a star
And wake up
Where the clouds are far
Behind me

"Something's Missing" / by John Mayer

Something's missing
And I dont know hot to fix it
Somethings missing
And I dont know what it is
At all

Doesn't Mean Anything/ Alicia Keys

I had it all
But it doesn’t mean anything
Now that you’re gone

Behind blue eyes / Pete Townshend

No one knows what it's like
To be the bad man
To be the sad man
Behind blue eyes

Nobody I Know / Lennon/McCartney

Nobody I know could love me more than you.
You can give me so much love it seems untrue.

Atividade E: Distribua a quarta página do handout. Leia o enunciado com os alunos e peça que completem os espaços em branco. Confira as respostas.

  1. Can you bring me something to eat, please? I’m starving!
  2. I called three times but nobody / no one answered.
  3. I’m bored. I have nothing interesting to do.
  4. Is there anything I can do to help?
  5. No, there is nothing you can do.
  6. I think they live somewhere near Toronto.
  7. Do you know anybody/ anyone who can repair this window?
  8. Dad, there is somebody/ someone at the door who wants to talk to you.
  9. Ouch! There is something in my eye!
  10. I’m very worried. I couldn’t find him anywhere.
  11. It’s too dark in here. I can’t see anything.
  12.  This is a very small town. There’s nowhere to go in the evenings.

Atividade F: Peça aos alunos que pesquisem letras de canções com as palavras somebody, nowhere, etc. Eles podem realizar esta tarefa em grupos ou individualmente e trazê-las para uma apresentação na próxima aula. Eles deverão trazer os endereços (URL) da letra e, se possível, de um áudio ou vídeo da canção para que a turma assista. 

3ª aula

Esta aula deverá ser feita no laboratório de informática ou em sala usando-se data show para que os alunos apresentem as canções e vídeos requisitados na aula anterior para a turma.

Avaliação

Através das atividades E e F, você, professor, poderá avaliar o uso, bem como a prática real e contextualizada dos compostos de any-, no- e some. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.