17/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Jeanne de Almeida Gomes, Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Somebody, someone, something, somewhere
Anybody, anyone, anything, anywhere
Nobody, no one, nothing, nowhere
Os alunos devem conhecer os tempos verbais simples (Presente e Passado).
Recomendamos também que estejam cursando o Ensino Médio, ou seja, que estejam terminando o nível básico ou iniciando o intermediário.
O material complementar (handout) foi elaborado pelas autoras e está disponível em:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/someday (acesso 14/12/2009)
Ele deve ser fotocopiado e distribuído para os alunos ou duplas de alunos.
1ª aula
As atividades A e B deverão ser realizadas em um laboratório de informática. Os alunos podem trabalhar em grupos ou individualmente.
Atividade A: Distribua a primeira página do handout e diga aos alunos que eles assistirão a um vídeo de uma entrevista com o cantor Rob Thomas. Leia o enunciado da atividade com os alunos e permita-lhes algum tempo para lerem as questões em silêncio.
Peça aos alunos que acessem http://www.youtube.com/watch?v=oXQVnowIggU&feature=related (acesso 14/12/2009). Eles deverão, então, fazer a atividade, marcando a melhor resposta para cada item. Diga aos alunos que eles terão 10 minutos para fazer a atividade. Após este tempo, confira as respostas e peça aos alunos que comentem o que mais lhes chamou a atenção no vídeo.
Respostas: 1.b . 2.a , 3.b , 4.c , 5.b , 6.a .
Atividade B: Distribua a segunda página do handout e peça aos alunos que leiam a letra da canção e que reordenem as letras das palavras em parênteses para completar os espaços em branco. Permita o uso de dicionário e monitore-os durante a atividade, tirando possíveis dúvidas sobre a letra. Mas lembre-os de que eles devem tentar entender a letra, e não fazer um trabalho de tradução.
Acesse, então, http://www.youtube.com/watch?v=H6pODq8_FxE&feature=related (acesso 14/12/2009) que os alunos vejam o vídeo da canção e confiram suas respostas. Após a correção, deixe que os alunos ouçam a canção mais uma vez para cantá-la.
http://www.robthomasmusic.com/audio (acesso 14/12/2009)
You can go
You can start all over again
You can try to find a way to make another day go by
You can hide
Hold all your feelings inside
You can try to carry on when all you wanna do is cry
Maybe someday
We'll figure all this out
Try to put an end to all our doubt
Try to find a way to make things better now
And maybe someday
We'll live our lives out loud
We'll be better off somehow
Someday
Now wait
Try to find another mistake
If you throw it all away
Then maybe you can change your mind
You can run
And when everything is over and done
You can shine a little light on everything around you
Man it's good to be someone
I don't wanna wait
I just wanna know
I just wanna hear you tell me so
Give it to me straight
But tell it to me slow
Maybe someday
We'll figure all this out
We’ll put an end to all our doubt
Try to find a way to just feel better now
Sometimes we don’t
Really notice
Just how good it can get
So maybe we should
Start all over
Start all over again
Pergunte aos alunos sobre o que fala a canção: sobre o comportamento pessoal, social, ou ambos? Em cada caso, o que pode ser mudado para que tudo melhore? Aceite as opiniões dos alunos, desde que razoáveis.
2ª aula
Atividade C: Distribua a terceira página do handout e leia o quadro e os exemplos, explicando o emprego das palavras.
Atividade D: Peça aos alunos que leiam os extratos de algumas canções e que preencham os espaços em branco com as palavras da tabela na atividade C. Confira as respostas e pergunte aos alun os se algum deles reconheceu o trecho da canção e sabe qual é seu título, quem a escreveu e se sabe cantar um pedacinho.
Somewhere Over The Rainbow / E. Y. HarburgSomewhere over the rainbow Someday |
"Something's Missing" / by John Mayer Something's missing |
Doesn't Mean Anything/ Alicia KeysI had it all |
|
Behind blue eyes / Pete Townshend No one knows what it's like |
Nobody I Know / Lennon/McCartneyNobody I know could love me more than you. |
Atividade E: Distribua a quarta página do handout. Leia o enunciado com os alunos e peça que completem os espaços em branco. Confira as respostas.
Atividade F: Peça aos alunos que pesquisem letras de canções com as palavras somebody, nowhere, etc. Eles podem realizar esta tarefa em grupos ou individualmente e trazê-las para uma apresentação na próxima aula. Eles deverão trazer os endereços (URL) da letra e, se possível, de um áudio ou vídeo da canção para que a turma assista.
3ª aula
Esta aula deverá ser feita no laboratório de informática ou em sala usando-se data show para que os alunos apresentem as canções e vídeos requisitados na aula anterior para a turma.
Através das atividades E e F, você, professor, poderá avaliar o uso, bem como a prática real e contextualizada dos compostos de any-, no- e some.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!