16/12/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Desenvolver o gosto em ouvir histórias.
Classificar os animais em mamíferos, répteis, anfíbios e aves.
Estar inserido no processo de alfabetização
1ª aula:
1. Perguntar aos alunos se conhecem a cantiga de roda:
"Dorme nenê, que a Cuca vem pegar
Papai foi na roça, mamãe já vai chegar".
Explicar que essa cantiga popular faz parte da história que vai ser contada.
2. Apresentar o livro: Posso ir também, de Lúcia Pimentel Goes, da Editora Scipione.
Capa do livro encontrada no link:
http://www.tradepar.com.br/redireciona/posso-ir-tambem-8526215191-74.html
Disponível para ouvir em:
http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/posso-ir-tambem
3. Após ouvir a história, questionar:
* Por que os animais saíram correndo atrás da Cuca?
* Quantos animais aparecem na história? (16)
* Quais são eles?
Listar no quadro de giz os nomes dos animais: galinha, peru, bode, burro, touro, louro, lagarto, carrapato, marreco, macaco, cracajá, tamanduá, foca, minhoca, pavão, faisão.
4. Pedir que os alunos escolham 1 dos nomes e escrevam numa folha.
Sortear as letras do alfabeto e a criança que escolheu um nome que possua essa letra, deverá assinalar com um x.
Ganha o jogo quem conseguir marcar todas as letras que a professora sortear.
5. Propor que os alunos desenhem e escrevam a parte da história que acharam mais interessante ou engraçada.
2ª aula:
Retomar a história da aula anterior.
Recordar os nomes dos animais que apareceram na história.
Apresentar fichas contendo os nomes dos animais para os alunos e convidá-los a separar os animais em grupos, de acordo com as características que possuem.
Após feita as classificações pelos alunos, pedir que expliquem como pensaram para agrupar os animais. (Os alunos poderão ter observado: número de patas, penas , pelos, etc.
Apresentar a classificação: mamíferos, aves, répteis, anfíbios.
Pedir que, após a explicação do que significa cada termo apresentado pela professora, os alunos observem se fizeram o agrupamento observando essa classificação.
Os alunos poderão colar as fichas agrupadas em cartazes e farão o desenho correspondente a cada animal.
Verificar se os alunos foram capazes de compreender a história que foi contada, a partir dos questionamentos feitos.
Observar se os alunos foram capazes de perceber as diferenças entre os animais e fizeram os agrupamentos de forma coerente.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!