Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Literatura infantil - Posso ir também?

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver o gosto em ouvir histórias.

Classificar os animais em mamíferos, répteis, anfíbios e aves.

Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

1. Perguntar aos alunos se conhecem a cantiga de roda:
"Dorme nenê, que a Cuca vem pegar

Papai foi na roça, mamãe já vai chegar".

Explicar que essa cantiga popular faz parte da história que vai ser contada.

2. Apresentar o livro: Posso ir também, de Lúcia Pimentel Goes, da Editora Scipione.

Capa do livro encontrada no link:

http://www.tradepar.com.br/redireciona/posso-ir-tambem-8526215191-74.html

undefined

Disponível para ouvir em:

http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/posso-ir-tambem

3. Após ouvir a história, questionar:

* Por que os animais saíram correndo atrás da Cuca?

* Quantos animais aparecem na história? (16)

* Quais são eles?

Listar no quadro de giz os nomes dos animais: galinha, peru, bode, burro, touro, louro, lagarto, carrapato, marreco, macaco, cracajá, tamanduá, foca, minhoca, pavão, faisão.

4. Pedir que os alunos escolham 1 dos nomes e escrevam numa folha.

Sortear as letras do alfabeto e a criança que escolheu um nome que possua essa letra, deverá assinalar com um x.

Ganha o jogo quem conseguir marcar todas as letras que a professora sortear.

5. Propor que os alunos desenhem e escrevam a parte da história que acharam mais interessante ou engraçada.

2ª aula:

Retomar a história da aula anterior.

Recordar os nomes dos animais que apareceram na história.

Apresentar fichas contendo os nomes dos animais para os alunos e convidá-los a separar os animais em grupos, de acordo com as características que possuem.

Após feita as classificações pelos alunos, pedir que expliquem como pensaram para agrupar os animais. (Os alunos poderão ter observado: número de patas, penas , pelos, etc.

Apresentar a classificação: mamíferos, aves, répteis, anfíbios.

Pedir que, após a explicação do que significa cada termo apresentado pela professora, os alunos observem se fizeram o agrupamento observando essa classificação.

Os alunos poderão colar as fichas agrupadas em cartazes e farão o desenho correspondente a cada animal.

Avaliação

Verificar se os alunos foram capazes de compreender a história que foi contada, a partir dos questionamentos feitos.

Observar se os alunos foram capazes de perceber as diferenças entre os animais e fizeram os agrupamentos de forma coerente.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.