Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Literatura infantil - Troca-troca

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas e, a partir delas, instigar a imaginação para a elaboração de suas próprias histórias.

Desenvolver sentimentos de cooperação com os colegas.

Duração das atividades
2 aulas de 45 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento
Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Através de uma conevrsa informal pedir às crianças para definirem o que significa a palavra "trocar".

Quem já trocou alguma coisa? 

Por que e quando podemos trocar algo?

Após ouvir as respostas, a professora apresentará a história Troca-troca para as crianças, de Ana Maria Machado e Claudius.

OBS: (Pode ser providenciado anteriormente um aparelho de cd na sala de aula).     
           

Disponível para ouvir em:

http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/troca-troca

undefined

Imagem disponível em:

http://images.americanas.com.br/produtos/item/233/6/233622g.gif

Ao final da história, a professora deverá conversar com as crianças explicando que quando não usamos mais um determinado brinquedo, roupa ou objeto, ele ainda pode ser útil para uma outra pessoa. Podemos trocá-lo ou até mesmo doá-lo para quem queira ou precisa.

Momento 2

A professora irá propor fazer um troca-troca, igual do livro, entre os colegas da turma no dia seguinte. Explicar que cada criança deve trazer pelo menos 1 brinquedo ou algo que deseja trocar. Isso deve ser anotado no caderno de bilhete das crianças para informar aos pais a atividade proposta para o dia seguinte.

Momento 3

No dia seguinte, realizar o troca-troca. A criança terá a liberdade de trocar o que ela quiser com os colegas. Depois disso, a professora distribuirá uma folha de papel A4 para cada aluno e pedirá que escrevam:

EU TROQUEI UM(A) ___________________________ POR UM(A)_____________________________COM O ____________.

No final da folha, cada um poderá ilustrar como foi o troca-troca da sala, bem como os brinquedos que trocou com os colegas.

Avaliação

Analisar se a turma entendeu a mensagem que o livro oferece.

Observar a participação dos alunos durante a atividade de troca avaliando as interações estabelecidas.

Analisar a  capacidade do aluno de se expressar por escrito e através de desenhos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.