15/12/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas e, a partir delas, instigar a imaginação para a elaboração de suas próprias histórias.
Desenvolver sentimentos de cooperação com os colegas.
Momento 1
Através de uma conevrsa informal pedir às crianças para definirem o que significa a palavra "trocar".
Quem já trocou alguma coisa?
Por que e quando podemos trocar algo?
Após ouvir as respostas, a professora apresentará a história Troca-troca para as crianças, de Ana Maria Machado e Claudius.
OBS: (Pode ser providenciado anteriormente um aparelho de cd na sala de aula).
Disponível para ouvir em:
http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/troca-troca
Imagem disponível em:
http://images.americanas.com.br/produtos/item/233/6/233622g.gif
Ao final da história, a professora deverá conversar com as crianças explicando que quando não usamos mais um determinado brinquedo, roupa ou objeto, ele ainda pode ser útil para uma outra pessoa. Podemos trocá-lo ou até mesmo doá-lo para quem queira ou precisa.
Momento 2
A professora irá propor fazer um troca-troca, igual do livro, entre os colegas da turma no dia seguinte. Explicar que cada criança deve trazer pelo menos 1 brinquedo ou algo que deseja trocar. Isso deve ser anotado no caderno de bilhete das crianças para informar aos pais a atividade proposta para o dia seguinte.
Momento 3
No dia seguinte, realizar o troca-troca. A criança terá a liberdade de trocar o que ela quiser com os colegas. Depois disso, a professora distribuirá uma folha de papel A4 para cada aluno e pedirá que escrevam:
EU TROQUEI UM(A) ___________________________ POR UM(A)_____________________________COM O ____________.
No final da folha, cada um poderá ilustrar como foi o troca-troca da sala, bem como os brinquedos que trocou com os colegas.
Analisar se a turma entendeu a mensagem que o livro oferece.
Observar a participação dos alunos durante a atividade de troca avaliando as interações estabelecidas.
Analisar a capacidade do aluno de se expressar por escrito e através de desenhos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!