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APRECIANDO A OBRA “A DANÇA” E PINTANDO UM CENÁRIO

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula as crianças de quatro anos a cinco anos da Educaçao Infantil poderão:

  • Ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação, utilizando diversos materiais gráficos e plásticos.
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, do recorte e da colagem.
  • Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelos processos de produção e criação.
Duração das atividades
A atividade poderá acontecer em dois momentos, com duração de 30 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • É importante que o (a) professor (a) tenha trabalhado previamente os elementos que compõem uma obra de arte (cenário, elementos do cenário e a cena representada), destacando o estilo que o Henri Matisse trabalha em suas produções.
Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O (a) professor (a) poderá iniciar a aula com uma breve retomada do que vem trabalhando nas aulas de arte, recuperando o que foi discutido com as crianças anteriormente, como por exemplo: Qual o artista que estamos trabalhando? Como são as obras desse artista ? Que obras escolhemos para citar em nossas produções/criações? Procurando recuperar o estilo do artista.

Em seguida, poderá ser proposto ao grupo de crianças que apreciem a obra “A Dança” e que tentem destacar o que aparece na obra, realizando alguns questionamentos: onde acontece a cena apresentada pelo artista? O que podemos ver nesse trabalho de Matisse? Quais as cores que o artista utilizou para pintar esta tela?  Como podemos fazer para representar com nosso corpo o qu e vemos na obra? 

 A DANÇA

Fonte:

http://4.bp.blogspot.com/_ypnwZJvO0Jg/TSGwQYOs8OI/AAAAAAAAAt8/RVe5MCXi9kQ/s1600/logomatisse.jpghttp://4.bp.blogspot.com/_ypnwZJvO0Jg/TSGwQYOs8OI/AAAAAAAAAt8/RVe5MCXi9kQ/s1600/logomatisse.jpg

 

A DANÇA ESCULTURA 

Fonte: http://farm4.static.flickr.com/3002/4080756892_557227f8bf_z.jpg

 

2º MOMENTO:

Em seguida, o professor poderá propor uma atividade de vivência corporal, na qual as crianças terão a possibilidade de movimentar seus corpos e perceber quais as habilidades corporais está fazendo uso ou mesmo que será preciso usar para fazer os movimentos que os elementos da obra de Henri Matisse apresentam. Para o desenvolvimento desta atividade, o professor inicia propondo uma sessão de alongamento para que as crianças percebam seu corpo e o do outro. Depois experimentarão dançar ao som de vários ritmos para que coloquem o corpo em movimento/dancem. O professor poderá propor dançar com o balão/bexiga (deslizando pelo corpo, dançando com o amigo sem deixar o balão cair, jogando balões para cima), com fitas de papel crepom ou outros materiais. Em seguida, o professor solicita que a turma se organize em pequenos grupos e que recriem a obra de Henri Matisse formando rodas, movimentando-se e projetando seu corpo com movimentos parecidos com os que foram observados nas imagens da obra. 

ALONGAMENTO

Crianças e professora fazendo alongamento

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

ALONGAMENTOS

Crianças e professora fazendo alongamento

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

 

DESLIZANDO BALÕES  

Deslizando o balão pelo corpo

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

 

DANÇANDO COM BALÕES

Crianças dançando em duplas com balões

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

 

 DANÇANDO COM FITAS

Crianças e professora dançando com fitas

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

 

 

3º MOMENTO:

Após experimentar as possibilidades de movimentar o corpo, o professor poderá sugerir que as crianças iniciem a pintura do cenário da obra de Matisse, retomando com as crianças os aspectos que constituem o cenário da obra. Nesse momento, o professor entrega para cada criança uma folha de papel ofício (peso 40 ou pedaço de cartolina branca) e solicita que as crianças representem o cenário da obra "A DANÇA" no papel que receberam usando bucha com tinta guache verde e azul, como pode-se observar na imagem abaixo.

COLANDO OS DESENHOS NO CENÁRIO 3

Cenário da obra "A Dança"

Recursos Complementares
Avaliação

As crianças poderão ser avaliadas a partir da observação do seu interesse, participação, envolvimento e desenvolvimento nas atividades propostas, destacando se as crianças são capazes de:seguir as orientações dadas durante os momentos da atividade; reproduzir movimentos com o corpo na brincadeira de roda acompanhadas por música; representar elementos do cenário da obra “A Dança” em sua produção. Bem como, desenvolver o gosto e apreço pela sua produção e dos colegas.

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