16/12/2009
Glaucia Costa Abdala Diniz; Fátima Rezende Naves Dias; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
- Compreender o conceito de solidariedade.
- Reconhecer a inter-relação entre solidariedade e sustentabilidade.
- Identificar a solidariedade presente nos pequenos gestos.
- Desenvolver valores solidários.- Não há necessidade de conhecimentos prévios.
COMENTÁRIOS INICIAIS DIRIGIDOS À/AO PROFESSORA/OR:
Professora/or, a idéia de sustentabilidade relaciona-se primeiramente com as questões ambientais. Porém, pela amplitude do sentido desse conceito, é necessário incluir em seu arcabouço, comportamentos e ações exercidas por todos/as nós. É necessário incluir as questões relacionadas à humanização de nossas crianças. Temas relacionados com a sustentabilidade requerem o apoio de atitudes solidárias.
ESTRATÉGIAS:
1º Momento:
- As reflexões e atividades sugeridas nesse planejamento, requerem a retomada da aula: O que é Sustentabilidade? É importante retomar junto às crianças, as principais idéias discutidas naquela aula. Feito isso, diga-lhes que hoje vocês vão conversar sobre um valor humano que está diretamente ligado à idéia de sustentabilidade. Para continuar a conversa, convide-os a assistir a um vídeo que mostra esse valor sendo praticado. Depois do filme, a proposta é conversar e descobrir que valor é esse.
http://www.youtube.com/watch?v=n7freKm5bNs&feature=PlayList&p=E5E45BA997BB94B0&index=0&playnext=1
- Trata-se de uma cena urbana, filmada na Índia. Uma árvore caída na rua impede o fluxo do trânsito. As pessoas aguardam a resolução do problem a, dentro de seus carros, no ônibus, um policial dorme dentro da viatura. Uma criança que parece ter saído da escola e caminha pela rua, depara-se com a situaç ão. Começa a chover e sensibilizado pelo transtorno a que todos/as estão submetidos/as, essa criança tenta empurrar a árvore. Outras crianças se aproximam e fazem o mesmo. À medida que as pessoas vêem aquela cena, percebem que algo pode ser feito. Agora, todos/as juntos/as somam forças para retirar a árvore da rua, o que conseguem depois de algum esforço. As pessoas sorriem, se despedem, a chuva cessa e todos/as seguem o seu caminho.
- Depois de assistirem ao filme, peça que um/a ou mais de seus/suas alunos/as, faça oralmente uma síntese do filme. Solicite que todos/as imaginem-se no lugar do menino que começa a empurrar a árvore. O que será que ele sentiu ao ver o que estava acontecendo? O que ele pensou? E por que ele resolveu fazer o que fez? Provavelmente as crianças vão dizer que o menino ficou preocupado com as pessoas paradas no trânsito sem poder seguir para casa ou para o trabalho. Tentou empurrar a árvore para resolver um problema que nem era dele, porque ele poderia passar pela rua e seguir o seu caminho, uma vez que estava a pé. O esforço que ele se dispôs a fazer foi pelas outras pessoas que estavam ali paradas.
Diga então que o menino do filme foi capaz de se colocar no lugar dos outros e avaliar o que estavam sentindo. Essa capacidade é chamada de Empatia e é ela que nos ajuda a sentir/entender o que se passa com a outra pessoa e fazer algo para ajudar. Sensibilizado pela situação das pessoas paradas ali na rua, o menino tentou resolver o problema. Quando alguém sente empatia por outra pessoa e tenta fazer algo, por menor que seja, para ajudar, chamamos a isso de Solidariedade. Uma pessoa solidária é uma pessoa que pratica a solidariedade. Por exemplo, quando pela TV ficamos sabendo que em algum estado brasileiro ou em algum outro país aconteceu uma tragédia e as pessoas perderam tudo que tinham, mesmo sem conhecer ninguém desse lugar, nós ficamos sensibilizados, tristes pela situação que o outro ser humano, uma pessoa semelhante a nós, está passando. O que podemos fazer para ajudar, em casos assim? Ouvir as crianças, inclusive relembrando a possibilidade de doar roupas e brinquedos em bom estado de uso. Bem, quando a gente faz alguma coisa para diminuir o sofrimento de alguém, nós estamos sendo solidários.
- Pergunte se alguém já viveu a experiência de ficar preocupado/a ou triste por algo que estava acontecendo a alguém e tomou uma atitude para ajudar essa pessoa? O que aconteceu? O que fez? Professora/or, se necessário, ajude as crianças a perceber que os pequenos gestos podem ter uma grande importância. Se você ajuda uma pessoa cega a atravessar a rua, você está sendo solidária/o; se você percebe que a mamãe está cansada e sentindo-se mal e você diminui o som da TV, você está sendo solidária/o. Depois de ouvir o que as crianças têm a dizer, continue: agora, vocês vão tentar descobrir, por que a sustentabilidade anda junto com a solidariedade. Por que só é possível praticar a sustentabilidade se tivermos desenvolvido em nós, o valor da solidariedade?
Professora/or, a reflexão agora deve caminhar para a seguinte conclusão: as ações sustentáveis estão voltadas para a preservação ambiental. Preservar o planeta Terra, a casa de todos/as nós, para melhorar e manter as condições de vida de todos os seres que habitam esse lar comum. Fazer isso para que, principalmente no futuro, nossos filhos/as e netos/as possam continuar usufruindo dos recursos naturais oferecidos pelo planeta. Portanto, nós não devemos esgotar as fontes de energia, como a água, por exemplo. Caso contrário, muitas pessoas vão ficar doentes ou até mesmo morrer, por falta de água potável.
AVALIAÇÃO:
1 - Solicite que cada criança faça um desenho para representar uma ou mais ações solidárias que podem ser realizadas por ela. Socialize os desenhos e as ações possíveis.
2 - Identifique as frases referentes a ações que podem ser realizadas na escola, escrevendo no parênteses: Sus/ (de sustentabilidade) e ou sol/ (de solidariedade):
a) Usar frente e verso das folhas de papel. ( )
b) Dividir o lanche com o/a colega que está com fome. ( )
c) Cuidar bem do material escolar. ( )
d) Vir para a escola a pé ou de transporte coletivo. ( )
e) Reaproveitar o caderno de um ano para o outro. ( )
f) Dar carona para os colegas que moram próximo a sua casa. ( )
g) Ajudar a cuidar do jardim da escola. ( )
h) Colaborar com a coleta seletiva, separando os resíduos conforme a indicação dos coletores. ( )
Quatro estrelas 3 classificações
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29/04/2013
Quatro estrelasMuito boa, vou usar na minha aula, mas seria interessante, as respostas das avaliações. obrigada!
19/11/2010
Cinco estrelasExcelente tanto o vídeo como o planejamento da aula.
24/03/2010
Quatro estrelasachei a aula boa, pois mostra que a solidariedade não é somente doaçao de materias.O vídeo sugerido que a solidariedade independe de poder aquisitivo,ela pode ser feita através de um pequeno gesto.