Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM HENRI MATISSE

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com essa aula as crianças de 5 anos da Educação Infantil poderão:

  • Ampliar seu conhecimento de mundo a respeito da Arte como forma de expressão de um momento da história.
  • Conhecer um pouco da produção do artista Henri Matisse.
Duração das atividades
A atividade poderá acontecer em diferentes momentos, com duração de 30 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O professor deverá já ter trabalhado com suas crianças algumas características gerais (físicas externas) do corpo, nomeando-as e relacionando-as umas com as outras. A partir de então, poderá introduzir um trabalho com a Arte tomando como referência um artista em que o corpo humano apareça evidenciado. No caso, sugerimos o artista Henri Matisse.
Estratégias e recursos da aula

1º momento: A aula poderá ser iniciada com uma breve apresentação do artista às crianças, a fim de que conheçam alguns aspectos da vida e obra de Henri Matisse. Sugerimos que o (a) professor (a) reúna imagens do artista para que as crianças possam visualizar a pessoa (aspecto físico) do artista e, também, conhecer qual a cidade e o país em que nasceu, em que ano começou a pintar, quais suas principais obras e definir quais as obras que escolherão para apreciar. O professor poderá propor um momento de pesquisa na internet junto com as crianças, na ocasião poderão visitar sites que falem a respeito do artista, bem como, visualizar suas produções. Esse momento deverá ser orientado a partir de uma pesquisa bibliográfica prévia a respeito do artista feita pelo (a) professor (a), que numa roda de conversas expõe os aspectos da vida e obra de Henri Matisse.

Henri Matisse

Fonte: http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/05/Henri_Matisse.jpg

2º momento: Sugerimos a leitura do livro “Matisse: o rei das cores” de Laurence Antholt numa roda de histórias para que as crianças possam familiarizar-se melhor com a vida do artista e percebê-lo como uma pessoa comum com desejos, necessidades e projetos de futuro.

capa do livro

Fonte: http://imagens.cotacota.com.br/img/1154/matisse-o-rei-das-cores-col-para-gostar-de-arte-anholt-laurence-1154-2590424.jpg 

 

3º momento: Após a leitura da história o professor poderá montar um texto coletivo, em que serão sintetizadas as informações que mais  chamaram a atenção do grupo, sobretudo no que se refere a infância e as obras do artista. Além disso, o professor poderá organizar uma aula nas sala de multimídia para  que em trios as crianças organizem o que aprenderam sobre o artista num blog previamente criado pelo professor. Esta ferramenta permite que os conhecimentos sejam socializados com pessoas do mundo inteiro através da rede internacional de computadores.

Uma outra atividade possível é o uso do paint-brush para criação de desenhos a partir das obras dos artistas e se organizar uma galeria virtual das produções das crianças.

Esta proposta de aula poderá ser finalizada com a socialização do que as crianças aprenderam sobre Henri Matisse e suas obras para uma outra turma da escola com uma exposição das atividades realizadas na sala de multimídia.

No momento do uso da sala de multimidia

Recursos Complementares
  • Sugerimos uma visita nos sites:

http://www.abcgallery.com/M/matisse/matisse.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Matisse

  • Sugerimos assistir o 1º episódio do DVD: Um minuto no museu de arte moderna e contemporânea.  Ed. Logon Multimídia, São Paulo: 2004.
Avaliação

As crianças poderão ser avaliadas observando se as crianças conseguiram: se envolver e participar nas discussões a respeito do artista Henri Matisse; identificar alguns aspectos da vida e obra de Henri Matisse, reconhecendo algumas de suas obras. Desse modo, o professor observará e registrará o interesse, a participação, o envolvimento e desenvolvimento nas atividades propostas durante a aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Fátima Pedroso, Escola Castelo Branco , Rio Grande do Sul - disse:
    fatima_pedroso@hotmail.com

    15/07/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns pela abordagem da aula. Matisse é um dos artistas que aprecio bastante. As obras são magníficas. O registro cromático é bastante marcante.Suas obras tem muitos aspectos que poderão ser explorados culturalmente. Concerteza vou fazer uma boa relação contextualizando com meus alunos. Abraço, Fátima


  • gilianne boller, E M LUIZ CARLOS SOARES , Rio de Janeiro - disse:
    giboller23@hotmail.com

    15/07/2012

    Cinco estrelas

    Achei a proposta interessante, pois mistura arte com recursos multimídias uma proposta inovadora e atual. parabéns!!!


  • elaine, colegio adventista de salvador , Bahia - disse:
    elaine.cse@hotmail.com

    06/05/2012

    Cinco estrelas

    muito interessante e rica a sugestão de aula.Amei.


  • Maria Margarida de Amorim Avelar, 0515038 ESCOLA MUNICIPAL FRANCA , Rio de Janeiro - disse:
    margavellar@hotmail.com

    19/05/2011

    Cinco estrelas

    Estou pesquisando sobre arte na EI e acheiaaula wxcelante.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.