Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


QUERO UM MUNDO DIFERENTE

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Marta Regina Alves Pereira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Glaucia Costa Abdala Diniz; Fátima Rezende Naves Dias; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Projetar um futuro sustentável para todos/as.

- Reconhecer a necessidade da contribuição de todos/as para a manutenção da vida no planeta Terra.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS:

1º Momento:

Solicitar às crianças que imaginem o Planeta Terra, ecologicamente mais saudável e em processo de recuperação do desgaste ambiental em que se encontra, daqui a uns 20 anos. O que é necessário transformar no estilo de vida atual da humanidade, para que isso aconteça? Converse com as crianças a partir das respostas que vão dando e problematize os argumentos apresentados, se necessário. Estimule-as a desenharem seus sonhos sobre como deverá ser a vida na Terra quando forem adultos. Provavelmente os desenhos vão mostrar um planeta com florestas, animais e pessoas vivendo felizes em contato com uma natureza exuberante.

- Organize um painel com os desenhos apresentados. Eleja um título para o painel a partir das sugestões das crianças.

2º Momento:

- Convide a turma para ir ao laboratório de informática e assistir ao filme disponível no endereço abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=7a1y5l4dbz8&feature=player_embedded

Vídeo mickey

- Trata-se de uma animação francesa.  As imagens mostram uma criança no campo, explorando todas as possibilidades de contato com a natureza. O final surpreende a todos/as. Pelo seu caráter inusitado, talvez seja necessário assistir ao filme mais de uma vez, para que as crianças possam perceber melhor o que está acontecendo.

-Professora/or, optei por uma versão da animação, sem a tradução da música, porque considero que a preocupação com a leitura compromete a compreensão das cenas e também porque sem a tradução as crianças podem imaginar o que é dito, e isso me parece mais adequado ao objetivo dessa aula. Além disso, as imagens falam por si mesmo e não dependem da letra da música para serem dotadas de sentido. Caso você queira conhecer a versão traduzida, acesse o endereço abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=MD_xWIkPQN0

mickey legendado

- Depois de assistirem ao filme, solicite às crianças que imaginem por que a criança corre, brinca e delicia-se com a vida no campo, numa realidade virtual? O que aconteceu com o planeta Terra? Por que será que no filme, as crianças ficam na fila para “brincar” no campo?

- O que podemos fazer para evitar um futuro tão triste para todos/as nós?

3º Momento:

- Depois de ouvir as crianças, mostre-lhes as 30 maneiras de ajudar o planeta, sugeridas no sitio abaixo:

http://www2.uol.com.br/ecokids/salveopl.htm#

salve o planeta

Recursos Complementares
Avaliação

- Assistam ao vídeo disponível no endereço abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=TG76XGoeKl4&feature=related

- Imprima o texto que acompanha as imagens do filme. Entregue um para cada criança.

“O mundo dá voltas, gira até chegar no mesmo lugar.

E muita coisa continua exatamente do jeito que era.

Gravatas são obrigatórias. Sorrisos, não.

Crianças trabalham. Adultos brincam, de Deus.

Números valem mais que pessoas.

Plantam o cinza. Cortam o verde.

Rezam antes de dormir pedindo para acordar.

Uns com tanto. Outros com tudo. A maioria sem nada.

O destino de muitos já está escrito antes que aprendam a escrevê-lo.

O mundo dá voltas. Todo mundo sabe como ele é.

Mas você pode decidir como ele vai ser.

Meninos de rua podem ter casas.

Meninos de casa podem ter ruas.

O que é estranho será apenas diferente.

Mais segundas chances. Principalmente para a paz.

Pontes vão apenas ligar pessoas, e não servir de abrigo para elas.

Menos armas, mais alma.

As menores coisas vão mudar o mundo.

Famílias também vão merecer horas extras.

O mundo dá voltas. E muitas coisas podem estar juntas nesse movimento.

Negócios e abraços.

Selvas de pedra e florestas de verdade.

Ações e boas ações.

Investimento para o futuro e um futuro melhor.

O mundo dá voltas. Mas mesmo quando ele volta para o mesmo ponto, ele pode chegar diferente”.

- Solicite que as crianças leiam o texto e depois:

a) Escolham uma frase para comentar oralmente.

b) Estabeleçam por escrito, quais são as menores coisas que vão mudar o mundo?

c) Quais dessas coisas pequenas que poderão mudar o mundo estão ao seu alcance? O que você está disposto a fazer desde já?

- Professora/or, observe se as crianças conseguiram perceber que todos/as precisam contribuir para proteger a vida no planeta Terra.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.