16/12/2009
Glaucia Costa Abdala Diniz; Fátima Rezende Naves Dias; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
- Projetar um futuro sustentável para todos/as.
- Reconhecer a necessidade da contribuição de todos/as para a manutenção da vida no planeta Terra.
- Não há necessidade de conhecimentos prévios.
ESTRATÉGIAS:
1º Momento:
Solicitar às crianças que imaginem o Planeta Terra, ecologicamente mais saudável e em processo de recuperação do desgaste ambiental em que se encontra, daqui a uns 20 anos. O que é necessário transformar no estilo de vida atual da humanidade, para que isso aconteça? Converse com as crianças a partir das respostas que vão dando e problematize os argumentos apresentados, se necessário. Estimule-as a desenharem seus sonhos sobre como deverá ser a vida na Terra quando forem adultos. Provavelmente os desenhos vão mostrar um planeta com florestas, animais e pessoas vivendo felizes em contato com uma natureza exuberante.
- Organize um painel com os desenhos apresentados. Eleja um título para o painel a partir das sugestões das crianças.
2º Momento:
- Convide a turma para ir ao laboratório de informática e assistir ao filme disponível no endereço abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=7a1y5l4dbz8&feature=player_embedded
- Trata-se de uma animação francesa. As imagens mostram uma criança no campo, explorando todas as possibilidades de contato com a natureza. O final surpreende a todos/as. Pelo seu caráter inusitado, talvez seja necessário assistir ao filme mais de uma vez, para que as crianças possam perceber melhor o que está acontecendo.
-Professora/or, optei por uma versão da animação, sem a tradução da música, porque considero que a preocupação com a leitura compromete a compreensão das cenas e também porque sem a tradução as crianças podem imaginar o que é dito, e isso me parece mais adequado ao objetivo dessa aula. Além disso, as imagens falam por si mesmo e não dependem da letra da música para serem dotadas de sentido. Caso você queira conhecer a versão traduzida, acesse o endereço abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=MD_xWIkPQN0
- Depois de assistirem ao filme, solicite às crianças que imaginem por que a criança corre, brinca e delicia-se com a vida no campo, numa realidade virtual? O que aconteceu com o planeta Terra? Por que será que no filme, as crianças ficam na fila para “brincar” no campo?
- O que podemos fazer para evitar um futuro tão triste para todos/as nós?
3º Momento:
- Depois de ouvir as crianças, mostre-lhes as 30 maneiras de ajudar o planeta, sugeridas no sitio abaixo:
http://www2.uol.com.br/ecokids/salveopl.htm#
- Assistam ao vídeo disponível no endereço abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=TG76XGoeKl4&feature=related
- Imprima o texto que acompanha as imagens do filme. Entregue um para cada criança.
“O mundo dá voltas, gira até chegar no mesmo lugar.
E muita coisa continua exatamente do jeito que era.
Gravatas são obrigatórias. Sorrisos, não.
Crianças trabalham. Adultos brincam, de Deus.
Números valem mais que pessoas.
Plantam o cinza. Cortam o verde.
Rezam antes de dormir pedindo para acordar.
Uns com tanto. Outros com tudo. A maioria sem nada.
O destino de muitos já está escrito antes que aprendam a escrevê-lo.
O mundo dá voltas. Todo mundo sabe como ele é.
Mas você pode decidir como ele vai ser.
Meninos de rua podem ter casas.
Meninos de casa podem ter ruas.
O que é estranho será apenas diferente.
Mais segundas chances. Principalmente para a paz.
Pontes vão apenas ligar pessoas, e não servir de abrigo para elas.
Menos armas, mais alma.
As menores coisas vão mudar o mundo.
Famílias também vão merecer horas extras.
O mundo dá voltas. E muitas coisas podem estar juntas nesse movimento.
Negócios e abraços.
Selvas de pedra e florestas de verdade.
Ações e boas ações.
Investimento para o futuro e um futuro melhor.
O mundo dá voltas. Mas mesmo quando ele volta para o mesmo ponto, ele pode chegar diferente”.
- Solicite que as crianças leiam o texto e depois:
a) Escolham uma frase para comentar oralmente.
b) Estabeleçam por escrito, quais são as menores coisas que vão mudar o mundo?
c) Quais dessas coisas pequenas que poderão mudar o mundo estão ao seu alcance? O que você está disposto a fazer desde já?
- Professora/or, observe se as crianças conseguiram perceber que todos/as precisam contribuir para proteger a vida no planeta Terra.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!