27/01/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
O aluno deverá ser capaz de escrever alfabeticamente palavras. Produzir a escrita de palavras considerando os sinais gráficos usados e a correspondência entre fala e escrita. Consolidar habilidades de formar palavras. Poderá ainda ser capaz de identificar o número de letras e sílabas de palavras.
Conhecimentos sobre a natureza alfabética do sistema de escrita. Direção da escrita, reconhecimento de sílabas e consciência silábica.
Prezado(a) professor(a), a atividade proposta a seguir, basea-se em um jogo, que deve ser preparado, previamente por você. Neste jogo o aluno “pegará” sílabas e com estas irá formar palavras. Um vez, formada a palavra, deverá registrar em uma tabela a palavra, o número de sílabas e letras da palavra formada.
Este jogo, poderá ser com dois participantes (concorrentes) ou dupla versus dupla. Este critério deve ser estabelecido pelo educador, que deverá respeitar e considerar a desenvoltura quanto o processo de compreensão da escrita, da turma e das duplas. É também, a partir desta observação, quanto ao nível de dificuldade possível do grupo de crianças, é que você deverá eleger as palavras que poderão ser formadas e que portanto irão compor sua lista.
Particularmente considero esta atividade interessante para crianças em processo inicial de aquisição da escrita. Professor(a) você poderá trabalhar com palavras de sílabas simples, como: faca, bota, sapato, mesa, etc. Contudo, nada impede que outros critérios sejam estabelecidos a fim de ampliar os desafios do jogo.
Para construir este jogo, você precisará de pratos de plástico ou mesmo bandeijas de isopor. Um deve ser maior, além de ser decorado de modo diferenciado, pois será neste que as sílabas a serem sorteadas deverão ficar, chamaremos este, de PRATO CENTRAL. Os demais, podem também ser decorados e cada criança ou dupla deverá ter um, e poderemos chamar de PAPA SÍLABAS. Precisará ainda de um dado e das sílabas para formar as palavras. Estas podem ser registradas em fichas de cartolina ou papel oficio, com canetão/canetinha ou digitadas no computador.
Observe a seguir, algumas sugestões de palavras para compor sua lista:
cabelo, telefone, vaca, sofá, boca, etc.
Para o jogo ficar interessante precisaremos de uma lista de aproximadamente 30 palavras.
Uma vez pronta a lista, faça as fichas. Cada ficha deve conter as sílabas das palavras da lista, de modo que a criança pegará no prato central as possíbilidades para formar palavra(s).
As regras são assim:
Cada criança recebe um prato “papa sílabas”,onde ficarão todas as sílabas que poderão formar as palavras da lista. Estas fichas, com as sílabas deverão ficar dobradas, de modo que a criança não poderá escolher e/ou ver a escrita. Isso, evita que ela escolha a sílaba a ser retirada. Contudo, nada impede que esta “regra” seja modificada. Se assim for, as sílabas do prato central poderão fica a vista e a criança poderá escolher a que for mais viável para formação das palavras.
Uma vez defindo qual criança ou dupla inicará, ela deve lançar o dado. O número que sair, deve ser o número de fichas/de sílabas que poderá retirar do “prato central”. Asim, a criança, deve conferir as sílabas retiradas e ver se há possíbilidade de montar alguma(s) palavra(s). Caso consiga montar alguma(s), deverá registrá-la na tabela, conforme modelo a seguir:
Se nesta roda, as silábas retiradas não possibilitarem a formação de palavras, a criança pode conferir as sílabas que já estão em seu prato “papa sílaba”, se alguma servir ela poderá usar ainda nesta rodada. A criança da rodada sempre poderá formar o máximo de palavras que puder com as sílabas que tiver. Todas, devem ser registras na tabela, conforme modelo acima.
Assim, deve seguir até que consigam formar todas as palavras possíveis, conforme a lista que você elaborou. Caso alguma criança tenha uma sílaba que com alguma que a interesse. Mas, o “adversário” só aceita se quiser. Vencer a brincaderia a criança ou dupla que conseguir montar o maior número de palavras.
OBSERVAÇÃO:
I) As fichas com as palavras formadas, devem ficar a parte, pois não poderão ser reutilizadas para formar ou completar novas palavras. Assim, se desejar professor(a) ofe reça às crianças um saquinho plástico ou um envelope, para que sejam armazenadas as palavras já registradas na tabela.
II) Se desejar, poderá formar sua lista com palavras de um mesmo grupo semântico, por exemplo: lista de frutas, de animais, de nomes, etc.
Com o desenvolvimento desta atividade, o educador(a) poderá acompanhar e observar como a criança esta desenvolvendo suas hipóteses sobre a escrita ortográfica. Poderá conhecer as estratégias, formulações e consequentemente estará consolidando com o grupo o reconhecimento de sílabas, palavras, bem como o número de letras que constitui as palavras. Por fim, observe a capacidade de articulação de cada criança para unir as sílabas e assim formar palavras.
Com o desenvolvimento desta atividade, o educador(a) poderá acompanhar e observar como a criança esta desenvolvendo suas hipóteses sobre a escrita ortográfica. Poderá conhecer as estratégias, formulações e consequentemente estará consolidando com o grupo o reconhecimento de sílabas, palavras, bem como o número de letras que constitui as palavras. Por fim, observe a capacidade de articulação de cada criança para unir as sílabas e assim formar palavras. .
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11/09/2010
Três estrelasachei a opiniao super bacana gostaria de fazer isso com meus alunos