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O que causa as enchentes

 

24/12/2009

Autor e Coautor(es)
Marina Silva Rocha
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos, Priscila Barbosa Peixoto, Maria Antonieta Gonzaga Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender as causas das enchentes nas cidades devido à impermeabilização do solo.

Duração das atividades
2 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Erosão - aluno deve saber que erosão é um tipo de destruição do solo e que pode proporcionar o acúmulo do mesmo em rios e lagos fazendo com que estes transbordem com facilidade.

Ciclo da água.

Tipos de solo - o aluno deve como os tipos de solo (arenoso, argiloso) interferem na infiltração da água

Estratégias e recursos da aula

Introdução

As enchentes são calamidades naturais ou não, que ocorrem quando um leito natural recebe um volume de água superior ao que pode comportar resultando em transbordamentos. Podem ocorrer em lagos, rios, córregos, mares e oceanos devido a chuvas fortes e contínuas.

Em áreas rurais ocorre com menos freqüência pois o solo, bem como a vegetação, se compromete a fazer a evacuação da água pela sucção da mesma provocando menores prejuízos. Normalmente ocorre com menos força, não atingindo consideráveis alturas que provocariam a perda de alimentos armazenados, máquinas ou outros objetos. Já nas áreas urbanas, ocorre com maior freqüência e força trazendo grandes prejuízos. Acontece pela interferência humana deixando assim de ser uma calamidade natural.

A interferência humana ocorre em vários estágios, começando pela fundação de cidades nos limites de rios, pelas alterações realizadas em bacias hidrográficas, pelas construções mal projetadas de diques, bueiros e outros, responsáveis pela evacuação das águas. Ainda podem ocorrer pelo depósito errôneo de lixo em vias públicas que, com a força das águas, são arrastados causando o entupimento dos locais de saída de água.

Como se percebe, as enchentes, na maioria das vezes, ocorrem como conseqüência da ação humana. Das dificuldades que uma enchente provoca pode-se destacar:

  • O abandono dos lares inundados,
  • A perda de materiais, objetos e móveis inundados ou arrastados pela água,
  • A contaminação da água por produtos tóxicos,
  • A contaminação da água com agentes patológicos que provocam doenças como amebíase, cólera, febre amarela, hepatite A, malária, poliomielite, salmonelose, teníase entre outras.
  • A contaminação de alimentos pelos mesmos agentes patológicos acima citados.

Além das atividades já citadas, que colaboram com as formações de enchentes, também devemos nos lembrar que as áreas urbanas são mais propícias às enchentes porque o solo dessas regiões são impedidos pelos asfaltos de absorver a água e também pela falta de vegetação ou pouca vegetação que deixa de contribuir com a sucção da água.

Para impedir a continuação das enchentes, e que inúmeras famílias percam seus patrimônios, pode-se construir barragens e reservatórios em áreas de maior risco, bueiros e diques espalhados pela cidade com sua abertura protegida, impedindo a entrada de lixos. A conscientização da população para que não deposite lixo nas vias públicas é imprescindível.

Texto retirado e modificado de http://www.brasilescola.com/geografia/enchentes.htm

Estratégia

Professor, o objetivo dessa aula é explicar como ocorrem as enchentes e, também, que elas podem ser naturais ou não.

 

Inicie a aula perguntando o que é uma enchente, como e por quê ela acontece. Peça aos alunos para listarem possíveis ações que favorecem a ocorrência de enchentes.

 

Após discutir com os alunos, apresente o texto a seguir:

SEGURA QUE LÁ VEM ENCHENTE

Enchente não é sempre aquele desastre que você já deve ter visto na TV: cidades inundadas, pessoas e animais ilhados, gente que perde a casa com tudo dentro.

As enchentes são fenômenos naturais que acontecem em todos os rios.

 

Na época das chuvas - que ocorre geralmente durante o verão, no sul do Brasil, e durante o inverno, na região norte - os rios enchem e alagam as terras ao redor, chamadas áreas naturais de inundação. Isso é bom, porque a água deixa a terra mais fértil para o plantio. Mas a ação do homem mudou o curso natural das coisas...

Antigamente, antes de as cidades se formarem, a água entrava toda na terra. Quando o homem começou a tirar a vegetação e construir casas nas margens dos rios, as enchentes viraram um "problemão". Sem as raízes das árvores, que funcionam como esponjas que seguram a água no solo, o volume de água que volta para os rios aumenta muito, e o risco de acontecer uma enchente "desastrosa" aumenta junto.

As coisas pioraram nas cidades, porque os prédios, casas e o asfalto que recobre as ruas tapam o caminho da água até a terra, a chamada "impermeabilização do solo".

O lixo jogado nas ruas também contribui para os alagamentos, porque entope os bueiros e faz os córregos transbordarem.

Quando isso acontece, as pessoas correm maior risco de pegar doenças, já que as águas sobem e carregam esses detritos para ruas e casas, junto com urina de ratos (que provoca uma doença grave chamada leptospirose). Nessas águas estão também os esgotos não canalizados, que em muitas cidades do Brasil são despejados a céu aberto nos córregos, sem nenhum tratamento.

Texto e imagens disponíveis em

 http://www.canalkids.com.br/meioambiente/terraagitada/enchente.htm (acesso 05/12/2009)

 

Professor, os vídeos abaixo podem ser usados como uma opção para favorecer a visualização do problema e contribuir com argumentos para uma futura discussão.

http://www.youtube.com/watch?v=IXNNArZ0_8Y (parte 1 – duração – 8:06 min) – acesso em 05/12/2009

http://www.youtube.com/watch?v=vB80o0MCpdU&feature=related (parte 2 – duração 6:56 min) – acesso em 05/12/2009

O s vídeos falam da vida na cidade e de alguns problemas típicos das cidades – inundações, ratos, baratas, lixo. O primeiro vídeo explica como acontece a absorção de água pelo solo e como ocorrem as inundações. A segunda parte da aula fala sobre as relações ecológicas dos principais habitantes das cidades.

duração 3:52 min

A reportagem mostra as enchentes em São Paulo, muitas vezes causadas pelo lixo nas ruas.

Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=bMRTLCOo7eE (acesso 05/12/2009)

duração 3:06 min

A reportagem fala sobre a enchente em Itajaí (RS) e sobre medidas que poderiam ser tomadas para evitar ou mitigar as enchentes.

Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=- ebim5uou4Q (acesso 05/12/2009)

duração  2:59 min

A reportagem mostra a alternativa usada por um bairro de São Paulo para reduzir as enchentes nas épocas de chuva.

Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=6BjtcCG7Qc8 (acesso 05/12/2009)

Professor, converse com os alunos sobre os vídeos, as causas para a ocorrência de enchentes, a situação da população.

Para demonstrar a permeabilidade e impermeabilidade do solo, sugerimos as atividades práticas a seguir

Atividade Prática 1 - Permeabilidade

Materiais

Caixa de leite ou uma vasília

Terra

Saco plástico

Como fazer

Corte a caixa de leite no sentido vertical, de forma a obter um tabuleiro. Coloque a terra e tampe com plástico.

Jogue água por cima e peça pa ra que os alunos observem e desenhem.

Depois repita o procedimento sem o plástico sobre a terra, peça para que os alunos observem e desenhem.

Peça para que os alunos relacionem o uso do plástico com a formação das enchentes.

Professor, a atividade tem como objetivo mostrar a impermeabilidade de um material, no caso o plástico e a permeabilidade do solo. Discuta com os alunos outros materiais impermeáveis que são usados na cidade (concreto, principalmente).

Se quiser, faça um furo pequeno no plástico e repita o experimento, mostrando como funciona um bueiro – dependendo da quantidade de água ele não conseguirá dar vazão a toda ela e pode alagar a região ao redor. Com esse experimento é possível simular também a ação do lixo durante uma chuva – pois o lixo acaba tapando as saídas de água e diminuindo ainda mais a vazão.

Atividade prática 2

Professor, leve a turma para o pátio da escola e jogue um pouco de água no chão com concreto e peça para observarem. Depois repita a demonstração em um local com vegetação ou solo.
Peça para que a turma relacione o que foi observado com o que foi trabalhado no experimento anterior. Isso pode ser feito através de uma comparação por escrito ou por desenho.

Professor, se a aula for ministrada em um período de chuvas, peça para que os alunos observem seus efeitos na região em moram e discutam em sala. Por exemplo, em algumas localidades uma chuva de “forte” com cerca de uma hora de duração pode causar enchentes em áreas onde rios cortam avenidas e causar grandes transtornos.

Atividade para discussão do tema

Proponha para a turma um debate.
Divida os alunos em dois grupos: um grupo que defenda a urbanização sem levar em consideração o meio ambiente (intensa pavimentação, retirada da vegetação, canalização de rios e córregos, construção de casas em morros); e outro grupo que deseja a urbanização, mas de forma sustentável, ou seja, procurando alternativas que associam melhora da qualidade de vida da população sem agredir muito o meio ambiente (vias pavimentadas com canteiros centrais que favorecem o escoamento da água, passeios com gramas intercalando o pavimento, mais áreas verdes dentro das cidades como praças e parques, limpeza de vias públicas e campanhas de conscientização da população).


Peça aos alunos que pesquisem sobre saúde da população (principalmente doenças transmitidas pela água), a relação da cidade com o ciclo da água (se o ciclo é afetado ou não pela urbanização), alternativas ambientais, coleta de lixo e educação da população no tratamento do lixo, e urbanização de cidades para que eles tenham argumentos para defender e se posicionar contrários ou a favor das idéias propostas durante o debate.

Professor, você será o mediador do debate. Deve-se observar a capacidade de argumentação dos alunos, de expor, defender e discutir os contra-pontos colocados pelo outro grupo. Os argumentos devem ser condizentes com os temas ambientais; caso ocorra algum erro conceitual, deve-se interferir tentando levar os alunos a pensarem no conceito correto.
Peça aos alunos que façam o registro das principais idéias de cada grupo do debate e que se posicionem a favor de um dos grupos.

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Avalie o roteiro da aula prática. Pedir aos alunos que relacionem a impermeabilidade do material com a ocorrência de enchente.

Os alunos devem conseguir responder por meio de desenhos: por que ocorrem as enchentes? (Eles devem mostrar pavimentação, redução da vegetação, aumento de lixo nas vias públicas e que entopem bueiros).
Depois, peça que os alunos desenhem alternativas para solucionar o problema das enchentes.

Professor observe se os alunos conseguiram compreender os pontos que foram trabalhados nas atividades práticas e durante o debate. Eles tem que ter entendido a importância da vegetação, do solo e do lixo em reduzir ou aumentar as enchentes.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 6/10 - 60%
  • Quatro estrelas 3/10 - 30%
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Opiniões

  • Andressa, fapa , Rio Grande do Sul - disse:
    Andressafeijo.93@gmail.com

    27/07/2015

    Cinco estrelas

    Muito bom, bem explicado com atividades ótimas esta me ajudando muito numa palestra que tenho que elabora.


  • Ana Clara, Colégio Santo Agostinho , Minas Gerais - disse:
    anaclaravalim@hotmail.com

    25/07/2013

    Três estrelas

    Adorei!! Ajuda muito em várias coisas que você faz!!!


  • ágatha, hig scool music , Rio de Janeiro - disse:
    agatha_ferreira_9@hotmail.com

    01/05/2013

    Quatro estrelas

    Maravilhoso excelente a explicação. Parabéns!!


  • REGINALDO PEREIRA CODOLO, JOAO RAMALHO , São Paulo - disse:
    reginaldo.codolo@bol.com.br

    10/07/2012

    Quatro estrelas

    GOSTEI MUITO...VOU UTILIZAR EM MINHAS AULAS.


  • Sinval Santos, Colégio Mater Amabilis , São Paulo - disse:
    sneves@usp.br

    28/11/2011

    Cinco estrelas

    Atividade, muito bem estruturada. Parabéns!


  • roberto, pesquisa , São Paulo - disse:
    abreu1974@ig.com.br

    25/09/2011

    Cinco estrelas

    boa tarde. ótima aula. muito completa. muito bem explicado. texto é ótimo. as imagens são boas. os vídeos me ajudaram bastante. e a forma como voce propõe essas aulas e as atividades são excelentes. obrigado.


  • leticia, paralelo , São Paulo - disse:
    lekakm2008@hotmail.com

    25/05/2011

    Cinco estrelas

    gostei muito pois tinha uma prova e parendi mais


  • Rogério, Zulmira de Oliveira , São Paulo - disse:
    roleria@hotmail.com

    03/03/2011

    Cinco estrelas

    Olá! gostei dessa discusão, colocarei em prática em minhas aulas.


  • walkiria , E. M. Stella Brandão Campelo" , Minas Gerais - disse:
    grossiwalkiria@yahoo.com.br

    26/01/2011

    Quatro estrelas

    Adorei! Me ajudou a preparar a minha aula de Geografia,principalmente nesse momento em que estamos vivendo com as enchentes, inundações e deslizamentos na região sudeste.


  • Maria do Carmo de Lira Silva, NTE-Rio Branco , Acre - disse:
    docarmo.nte@gmail.com

    20/07/2010

    Cinco estrelas

    Iniciativas como esta devem ser praticada em todas as escolas. Percebemos o envolvimento e empenho do professor quando de seu compromisso com o aprendizado de seus alunos, atitudes como esta dar ao processo de conhecimento novos rumos à prática pedagógica, esse é o professor que queremos para o século XXI. Parabéns professora pela iniciativa.


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