Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CIRANDA DE POESIAS

 

27/01/2010

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança poderá ampliar seu repertório de conhecimentos sobre poesias, no que diz respeito a sua estrutura e organização, linguagem e função. Além de vir conhecer um pouco sobre a biografia de diversos poetas brasileiros.

Duração das atividades
aproximadamente 6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética e contato com texto poético.

Estratégias e recursos da aula

Através das atividades ora sugeridas, a criança terá possibilidades de ampliar seus conhecimentos sobre o texto poético, no que diz respeito a sua função, organização e estrutura. Poderá ainda, exercitar a habilidade de expressão oral, bem como da leitura com entonação, pois será convidada a compreender e apresentar (recitar) a poesia. Por fim, poderá conhecer um pouco sobre a biografia e produção de diversos autores. E, assim ampliar seu interesse por este gênero textual.

Para desenvolvimento e participação de toda turma nesta atividade, é necessário que você professor, organize um caderno ou um fichário, para este fim. Sugiro que decore este, com tecido, colagem, etc.

É desejável que em alguma ocasião já tenha trabalhado poesias com as crianças, de modo que possam reconhecer sua organização, estrutura e linguagem. Caso, não tenha desenvolvido trabalhos desta natureza, sugiro que verifique trabalhos de autores queridos do público infantil como Cecília Meireles, Vinícius de Morais, Antônio Bandeira, entre outros.

Oportunize neste contato a aproximação por si, isto é, que tenham um momento de leitura e conhecimento das características deste texto. Para isso, utilize a biblioteca da sala ou da escola e convide as crianças que possuem livros de poesia que levem para o conhecimento dos colegas.

Se considerar pertinente, pode ainda, solicitar que conversem com seus pais, tios, avós sobre os versinhos e poesias que certamente devem conhecer. Indique que busquem conhecer como e quando aprenderam, entres outras questões.

Após esta introdução apresente ao grupo o caderno ou fichário que preparou e diga que neste material vamos registrar as poesias que a turma mais gostar. Para que isso aconteça, vamos organizar uma Ciranda de Poesias, onde cada dia ou semana o caderno visitará a casa de uma criança da turma. Sempre que o caderno visitar a casa de uma criança ela juntamente com seus familiares deverão registrar uma poesia que gostem bastante. Mas, além da poesia é importante que pesquisem também sobre alguma curiosidade ou informação biográfica do autor(a) desta. Por fim, além de ilustrar a poesia a criança deverá escrever um pequeno texto que comente em que e de que modo a poesia escolhida tocou ou marcou, justificando assim, por que foi escolhida.

Considero interessante que, além do registro, a criança ao retornar com o caderno seja convidada a recitar autonomamente ou mesmo ler, a poesia para os colegas da turma. Após recitar é importante que conte a curiosidade ou dado biográfico do autor (a). Assim, deve passar o caderno para o próximo colega, a fim de que todos da turma (até mesmo você professor (a)) possam participar deste projeto.


Professor, se julgar difícil e/ou complicado deixar a cargo da família a pesquisa da poesia, você pode ampliar o tempo de aproximação das crianças com os livros de poesia que a escola possui e assim, quando for a vez da criança levar o caderno para casa, ela escolhe um ou mais livro para levar e assim definir o desenvolvimento do trabalho a partir desta leitura.

É importante ainda, que concomitante a este trabalho que, você professor(a), organize atividades complementares, no que diz respeito aos autores do livros que pretende concentrar seu trabalho. Assim, pesquise sobre as obras e a trajetória destes para trabalhar com a turma, alimentando desse modo, o interesse e curiosidade do grupo. Organize além de atividades de interpretação de texto, atividades que possibilitem uma compreensão prévia da estrutura de versos e estrofes e ainda a compreensão de que poesias em sua grande maioria trazem expressões de um sentimento.

Avaliação


Com as atividades aqui propostas, você poderá avaliar o interesse pela leitura, a compreensão do registro de um poesia, que possui uma disposição e estrutura diferente dos outros textos, além da capacidade de interpretar (por meio da ilustração e também da expressão oral que pode ser avaliada por você.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.