27/01/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
A criança poderá ampliar seu repertório de conhecimentos sobre poesias, no que diz respeito a sua estrutura e organização, linguagem e função. Além de vir conhecer um pouco sobre a biografia de diversos poetas brasileiros.
Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética e contato com texto poético.
Através das atividades ora sugeridas, a criança terá possibilidades de ampliar seus conhecimentos sobre o texto poético, no que diz respeito a sua função, organização e estrutura. Poderá ainda, exercitar a habilidade de expressão oral, bem como da leitura com entonação, pois será convidada a compreender e apresentar (recitar) a poesia. Por fim, poderá conhecer um pouco sobre a biografia e produção de diversos autores. E, assim ampliar seu interesse por este gênero textual.
Para desenvolvimento e participação de toda turma nesta atividade, é necessário que você professor, organize um caderno ou um fichário, para este fim. Sugiro que decore este, com tecido, colagem, etc.
É desejável que em alguma ocasião já tenha trabalhado poesias com as crianças, de modo que possam reconhecer sua organização, estrutura e linguagem. Caso, não tenha desenvolvido trabalhos desta natureza, sugiro que verifique trabalhos de autores queridos do público infantil como Cecília Meireles, Vinícius de Morais, Antônio Bandeira, entre outros.
Oportunize neste contato a aproximação por si, isto é, que tenham um momento de leitura e conhecimento das características deste texto. Para isso, utilize a biblioteca da sala ou da escola e convide as crianças que possuem livros de poesia que levem para o conhecimento dos colegas.
Se considerar pertinente, pode ainda, solicitar que conversem com seus pais, tios, avós sobre os versinhos e poesias que certamente devem conhecer. Indique que busquem conhecer como e quando aprenderam, entres outras questões.
Após esta introdução apresente ao grupo o caderno ou fichário que preparou e diga que neste material vamos registrar as poesias que a turma mais gostar. Para que isso aconteça, vamos organizar uma Ciranda de Poesias, onde cada dia ou semana o caderno visitará a casa de uma criança da turma. Sempre que o caderno visitar a casa de uma criança ela juntamente com seus familiares deverão registrar uma poesia que gostem bastante. Mas, além da poesia é importante que pesquisem também sobre alguma curiosidade ou informação biográfica do autor(a) desta. Por fim, além de ilustrar a poesia a criança deverá escrever um pequeno texto que comente em que e de que modo a poesia escolhida tocou ou marcou, justificando assim, por que foi escolhida.
Considero interessante que, além do registro, a criança ao retornar com o caderno seja convidada a recitar autonomamente ou mesmo ler, a poesia para os colegas da turma. Após recitar é importante que conte a curiosidade ou dado biográfico do autor (a). Assim, deve passar o caderno para o próximo colega, a fim de que todos da turma (até mesmo você professor (a)) possam participar deste projeto.
Professor, se julgar difícil e/ou complicado deixar a cargo da família a pesquisa da poesia, você pode ampliar o tempo de aproximação das crianças com os livros de poesia que a escola possui e assim, quando for a vez da criança levar o caderno para casa, ela escolhe um ou mais livro para levar e assim definir o desenvolvimento do trabalho a partir desta leitura.
É importante ainda, que concomitante a este trabalho que, você professor(a), organize atividades complementares, no que diz respeito aos autores do livros que pretende concentrar seu trabalho. Assim, pesquise sobre as obras e a trajetória destes para trabalhar com a turma, alimentando desse modo, o interesse e curiosidade do grupo. Organize além de atividades de interpretação de texto, atividades que possibilitem uma compreensão prévia da estrutura de versos e estrofes e ainda a compreensão de que poesias em sua grande maioria trazem expressões de um sentimento.
Com as atividades aqui propostas, você poderá avaliar o interesse pela leitura, a compreensão do registro de um poesia, que possui uma disposição e estrutura diferente dos outros textos, além da capacidade de interpretar (por meio da ilustração e também da expressão oral que pode ser avaliada por você.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!