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Estudo do Texto: Confissões de um vira-lata

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Refletir sobre aspectos importantes do comportamento animal/humano e da vida em sociedade.
 Dialogar livremente sobre um texto literário.
 Desafiar sensibilidade e inteligência enriquecendo-se com a leitura.
 Ser provocado e estimulado a tomar posição diante de questões.
 Desenvolver a capacidade de raciocínio e sensibilidade para produzir seu texto.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Habilidades básicas de leitura e produção de texto.

Estratégias e recursos da aula

     
- Leituras, exercícios em grupo.
- Utilização do laboratório de informática.


Aula 1 e 2


Atividade 1

Como sensibilização inicial, a professora colocará os alunos em círculo e conversará com eles sobre os animais.
  • Perguntará quem gosta de animais
  • Quem tem ou teve animais em casa.
  • Perguntará sobre os cuidados que eles exigem...
  • Na sequência, anunciará que irão à sala de informática ler um texto em que o autor assume a vida de um cachorro. Pedirá que leiam o texto com muita atenção, pois ao voltarem para a sala, eles deverão produzir um texto.


Atividade 2

No laboratório, o professor pedirá que acessem o site:
http://contosdepreta.blogspot.com/2005/12/confisses-de-um-vira-lata.html e prestem atenção na ilustração do cachorrinho.


1- Interpretem a ilustração.

O que é um cachorro vira-lata. Esse cachorro parece um vira- lata?


2- Levantem hipóteses:
O autor do texto que será lido e explorado por nós diz que é um vira-lata.

  • Por que o autor preferiu ser um vira-lata?
  • Ser um vira-lata é bom?
  • O que vocês imaginam que faz esse cachorro ficar feliz?

Ao fazerem a leitura do texto, o professor deverá ir interrompendo a leitura e fazendo perguntas à turma para perceber se estão entendendo.
Deverá observar que primeiro o vira-lata se apresenta, depois diz que fará algumas considerações sobre si, mas começa é a dar conselhos que partem de sua experiência.

Texto

CONFISSÕES DE UM VIRA-LATA

Sou vira-lata com orgulho.
Coisas simples me fazem feliz: um bom prato de comida, água fresca, carinho na barriga e cafuné... Posso conseguir isso e muito mais, só preciso olhar pra você e abaixar as orelhas.
Quer apostar que conquisto você?

PEQUENAS CONSIDERAÇÕES SOBRE MIM QUE FIZ AO LONGO DA VIDA:

* Se ficar encarando uma pessoa por bastante tempo, você acaba conseguindo o que quer.
* Quando se trata de sexo, se você não conseguir o que quer de primeira, implore. Abaixe as orelhas e olhe bem nos olhos... Nada mais eficaz.
* Não saia sem identificação.
* Seja direto com as pessoas; demonstre seus sentimentos. Só tenha cuidado com os locais que escolhe pra isso.
* Saiba quando segurar a língua e quando usá-la.
* Sempre deixe espaço para uma boa soneca em sua programação.
* Cumprimente as pessoas de forma amigável: uma bela cheirada no meio das pernas é muito eficaz. (comigo funciona!)
* Quando fizer algo de errado, sempre assuma a culpa (assim que for arrastado do seu esconderijo embaixo da cama).
* Se não for molhado e babado, não é um beijo de verdade.
* Quando sair para ver o mundo, lembre-se: sempre pare para cheirar as rosas… e as árvores, a grama, as pedras, os hidrantes… O mundo pode ter pressa, eu não!
* Nunca deixe passar uma oportunidade de dar uma fugidinha.
* Sinta o ar puro e o vento em seu rosto como se fosse a oitava maravilha do mundo. Aliás, é.
* Quando as pessoas queridas chegarem em casa, sempre corra para cumprimentá-las. Mesmo que estejam usando a melhor roupa do armario e que você tenha acabado de brincar no quintal.
* Quando for do seu interesse, seja obediente. Preste bem atenção: SÓ QUANDO FOR DO SEU INTERESSE.
* Deixe que os outros saibam quando invadirem seu território.
* Tire umas sonecas e se espreguice antes de levantar.
* Corra, saltite e brinque diariamente.
* Coma com gosto e entusiasmo. Pare quando estiver satisfeito .
* Seja fiel A QUEM É FIEL COM VOCÊ.
* Nunca finja ser algo que você não é.
* Se o que você quiser estiver enterrado, cave até encontrar.
* Se uma pessoa estiver tendo um dia ruim, fique em silêncio, sente perto dela e encoste-se gentilmente.
* Alegre-se ao conseguir atenção e deixe que as pessoas o toquem.
* Evite morder se uma simples rosnada funcionar.
* Em dias de calor agradável, pare para deitar de barriga para cima na grama.
* Em dias muito quentes, beba muita águ a e deite sob a sombra de uma árvore.
* Quando estiver contente, pule e balance todo o corpo.
* Não importa o quanto você for censurado, não se sinta culpado e não faça bico... corra de volta e faça as pazes.
* Delicie-se com o simples prazer de uma longa caminhada.

FICHA TÉCNICA:

relacionamento: Prefiro relacionamentos abertos. Algum problema?!
filhos: Não
etnia: Multiétnico (*SRD*)
religião: Espiritualista
visão política: Anarquia.
estilo: Minimalista (roupa é acessório opcional)
fumo: Não... mais ou menos...
bebo: Regularmente e bem!
moro: Sozinho, mas os amigos me visitam com frequência e sou baladeiro de plantão
cidade natal: Em algum lugar não publicável
paixões: Meus ossos, os sapatos do meu "dono" e TODO E QUALQUER carinho que você possa me dar. E digo TODO MESMO!
esportes: Bola e com duas regras gerais: o normal é quando alguém joga uma bola para você e você a traz de volta. O mais legal é quando alguém joga uma bola para você e você a come.
atividades: Qualquer hora que não seja hora de comer é, em potencial, hora de dormir. A melhor hora para tirar uma soneca é quando você ouve alguém chamar o seu nome sem parar. O melhor lugar para tirar uma soneca é no meio de qualquer rua ou passagem de carros e posição mais relaxante é de lado, com as quatro patas esticadas paralelamente. De preferência, com alguém lhe fazendo cafuné ou carinho na barriga...
livros: "Confissões de Um Vira-Lata", de Orígenes Lessa.
música: "Vira-Lata", do Lazzaro
programas de tv: Scobby Doo, Snoopy, Rin Tin Tin, Lassie, Tv Colosso
cinema: "Como cães e gatos", "Bethoven, o Magnifico", "Benji", "A Incrível Jornada" e qualquer coisa que passe na tv enquanto estou acordado...
cozinhas: Só porque a primeira vista não há nada para se comer, não significa que não tenha nada para se comer. Coisas que cabem na boca e não podem ser identificadas pela visão ou tamanho são consideradas boas para mascar. Uma dica: quando lhe derem uma refeição, enfie sua cabeça nela como faria em um chuveiro. Nunca olhe para cima até pelo menos quinze minutos depois de toda a comida ter acabado. Isso é importante. Só porque o seu prato está vazio, não significa que está na hora de parar de comer. Lembre-se de que toda a comida é sua em potencial até o momento em que for engolida por outro.
Gosto de sair sem destino, conhecer gente diferente, interessante e com quem eu possa conversar por mais de dez minutos sem reclamar de nada. Gosto de beijar na boca. Sou tarado. Odeio coleiras e qualquer coisa ou pessoa que ache que pode me prender. Sumo de vez em quando, mas não é por sacanagem: é porque preciso. Gosto do mar.

Após a exploração do texto, o professor deverá pedir que os assentem em grupo de três para responderem às seguintes questões:

I-O que podemos entender pelo que o cachorro diz:

1- Não saia sem identificação.
2- Quando fizer algo de errado, sempre assuma a culpa (assim que for arrastado do seu esconderijo embaixo da cama).
3- Quando for do seu interesse, seja obediente. Preste bem atenção: SÓ QUANDO FOR DO SEU INTERESSE.
4- Cidade natal: Em algum lugar não publicável.

Aula 3

Atividade


Produção de texto:

O professor deverá levar os alunos à Sala de Informática e pedir que entrem em www.google.com.br

ou em www.cade.com.br

e encontrem a foto de um animal que achem interessante e produzam um texto inspirando-se na figura e no texto lido e xplorado em sala de aula.

 Pedir que sigam os seguintes passos:

  • Apresentação do animal
  • Lições que aprendeu ao longo da vida
  • Ficha técnica
Recursos Complementares

O professor deverá incentivar a leitura da obra completa:

LESSA, Origenes. Confissões de um Vira-lata. São Paulo: Col. Edijovem

ISBN: 8500382023


Informações obtidas em:

http://www.jacotei.com.br/produtos/index/272377

Avaliação

Os textos produzidos serão recolhidos, avaliados e expostos no mural da sala, se os alunos autorizarem.
Na avaliação qualitativa serão observados os empenhos individual e coletivo. Na avaliação quantitativa serão avaliadas as respostas às questões e a produção de texto.

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