Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando com Cardápio e Menu

 

27/01/2010

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula


A criança poderá compreender a função, estrutura e organização de um cardápio/menu.

Duração das atividades
aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética.

Estratégias e recursos da aula

Com este plano didático, vamos possibilitar aos alunos trabalhar, conhecer e compreender a função e organização de um cardápio, bem como sua diversidade.

Para introduzir a temática, convide o grupo a dizer o que é comum observar em um cardápio e em quais lugares normalmente encontramos este texto. Trabalhe ainda nesta conversa, qual é a importância deste texto. Oriente a conversa de modo que o grupo perceba que é muito comum, para cada situação um cardápio. Por exemplo, nas festas infantis não faltam doces, nos restaures e lanchonetes sempre há o campo de bebidas, comidas salgadas e doces, etc. Explore estas possíveis diversidades, bem com a especificidade de cada uma. Chame a atenção das crianças para observar que mesmo em nossa casa, nas refeições cotidianas, apesar de não haver uma grande variedade como as que encontramos nos restaurantes, há também um cardápio. Convide-os oralmente a dizer um cardápio de casa, para o almoço, durante uma semana.

O momento de exploração indicado acima, é oral. Espera-se que nesta última proposta, que o grupo responda por exemplo: na segunda-feira teremos no cardápio do almoço _ arroz, feijão, farofa, salada de alface com tomate e carne cozida. Para beber, teremos limonada e como sobremesa gelatina.

Uma vez que o grupo compreendeu esta organização, é interessante convidá-los a trabalhar a criatividade, fazendo como nos restaurantes e assim atribuindo um nome ao prato. Desse modo, a turma pode definir, por exemplo, que o prato do cardápio de segunda, acima descrito, chama-se Brasileirinho.

Caso, já tenha trabalhado dinheiro/valores com sua turma, é oportuno também que eles definam um valor para o prato. Se assim for, você pode pedir que façam previamente uma pesquisa sobre os valores das refeições em sua região, bem como os pratos mais vendidos, etc.

A idéia é que a turma faça uma diversidade de cardápios, assim todos podem conhecer as especificidades de cada um. Para que isso aconteça, recomendo que organize a sala em grupos com quatro ou cinco crianças cada. Uma vez organizados os grupos, a turma com sua mediação, deve citar os possíveis tipos de cardápio, por exemplo_ festa de aniversário, almoço e jantar (neste modelo, você poderá solicitar ou indicar duas propostas, uma para restaurante e outra para casa), pizzaria, lanchonete, festa junina, entre outros. Com as opções registradas no quadro/lousa, copie-as em um papelzinho e circule nos grupos, para que cada um sorteie o cardápio que deverá desenvolver.

Evidencie ao grupo que é necessário, que os cardápios sejam organizados por itens (exemplo_ bebidas, sobremesas, salgados, etc), além disso se desejar solicite ainda, o nome do prato (a ser criado pelo grupo) e o valor. Não poderia faltar também, a capa do cardápio e, portanto o nome (e se desejar a logomarca) do restaurante, pizzaria, lanchonete, Buffet.

Com todos estes elementos claros, sugiro que o grupo faça o registro em folhas de papel almaço ou se for possível que trabalhem no computador utilizando o Word e ainda, a internet para pesquisa de imagens que podem ilustrar as refeições.

Para concluir, você poderá montar com os grupos restaurantes, lanchonetes e outros “imaginários” com brinquedos (que podem ser sucatas ou mesmo trazidos pelas crianças), para que todos possam brincar e se deliciar com os pratos criados.

É interessante ainda, que monte uma tabela (como um cardápio) para que as crianças durante uma semana possam registrar em casa e também na escola suas principais refeições (café da manhã, almoço, lanche e jantar). Veja a seguir o modelo indicado: 

Com esta atividade, além de consolidar os trabalhos sobre cardápio, trará a você professor(a), elementos importantes sobre os seus alunos. De acordo com os resultados poderá surgir um novo trabalho, sobre qualidade da alimentação, por exemplo.

Pode ainda, para consolidar este trabalho, apresentar de modo desordenado elementos de um cardápio, para que a criança organize. Esta é uma atividade que avaliará a compreensão da criança sobre a organização, função e estrutura deste texto.

Pode ainda, para consolidar este trabalho, apresentar de modo desordenado elementos de um cardápio, para que a criança organize. Esta é uma atividade que avaliará a compreensão da criança sobre a organização, função e estrutura deste texto.

Avaliação

Para avaliar, observe o desenvolvimento do grupo, ao longo do processo de execução das atividades no que diz respeito a compreenção e elaboração da organização, função e estrutura de um cardapio/menu. Observe também o envolvimento das crianças, bem como suas contribuições nos momentos destinados a exposição oral

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.