15/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Lízia Maria Porto Ramos, Priscila Barbosa Peixoto, Maria Antonieta Gonzaga Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
- diferenciar ovo de óvulo;
- compreender que o ovo é formado após a fecundação do óvulo.
Ter noções básicas de reprodução sexuada.
Professor, o objetivo dessa aula é diferenciar os conceitos de ovo e de óvulo, e também levantar o uso da palavra “ovo” no contesto popular.
Para iniciar, apresente o vídeo a seguir para os alunosDisponível em http://www.youtube.com/watch?v=ni1UnAbFssM&feature=player_embedded (acesso 03/12/2009)
Duração: 2:08 min.
Descrição: o vídeo conta a aventura do Chico Bento dentro do ovo da galinha, e de como ela cuidou dele, pensando que ele era um pintinho.
Após o vídeo, pergunte aos alunos o que é um ovo – eles irão se remeter ao ovo de galinha e ovos de outros seres. Peça mais informações sobre o ovo: o que tem dentro, para que ele serve. Espera-se que os alunos falem sobre a vida que existe dentro do ovo.
Depois pergunte o que é um óvulo, para que os alunos se remetam à célula reprodutora feminina (ou a célula da fêmea que, quando encontrar um espermatozóide do macho, irá formar um filhote).
Proponha o seguinte desafio: os ovos de galinha de granja, que são criadas sem a presença dos galos, são ovos ou são óvulos?
Para ajudar a resolver o desafio, desenhe uma galinha no quadro e seu ovário com óvulos. Estimule os alunos a discutir a diferença entre os dois termos, já que popularmente tanto ovos quanto óvulos são chamados de ovos.Imagem retirada de Ciências para Crianças - 2ª série – Rosicler Martins Rodrigues – Ed.IBEP – página 46
Os alunos podem levantar hipóteses como:
“óvulo é o que está dentro da galinha e quando sai vira ovo”
“quando tem pintinho dentro é ovo”
Acrescente informações durante a discussão, perguntando, por exemplo, o que é preciso para nascer um pintinho? Questione sobre a presença ou ausência do galo no galinheiro e que isso não impede as galinhas de botarem. Deixe os alunos chegarem à conclusão de que o pintinho vem do ovo e, logo, se um ovo não tem pintinho é porque é não é um ovo e sim um óvulo.
Diga então que as galinhas produzem óvulos todos os dias e que o significado científico da palavra “ovo” é o zigoto dos animais (a célula que se forma após a junção de um óvulo com um espermatozóide).
Então, se a galinha não se acasala com o galo, ela botará óvulos. Caso haja o acasalamento, ela botará ovos.
Entretanto, na linguagem popular, utilizamos apenas o termo “ovo”, pois não podemos distinguir um ovo (óvulo fecundado) de um óvulo apenas pela visão (é possível distinguir ovo de óvulo com a ajuda de um ovoscópio).Ovo de urubu rei com nove dias visto no ovoscópio – é possível observar o pequeno embrião no centro do ovo com diversos vasos sangüíneos ao seu redor.
Imagem disponível em http://www.bicudario.com.br/noticia044.htm (acesso em 03/12/2009)
No caso do ovo, o embrião é formado depois da fecundação, começa a se desenvolver e pára, retomando seu desenvolvimento caso haja um estímulo de calor.
Professor, galinhas e codornas, principalmente, produzem óvulos todos os dias e os botam, com ou sem a presença do macho. Entretanto a maioria das aves produz óvulos em épocas específicas e somente botam ovos se houver o acasalamento.
Atividade prática – conhecendo o ovo
Se possível, leve os alunos ao laboratório e divida-os em grupos.
Dê um ovo cozido para cada grupo.
Cada grupo deverá abrir o ovo, perceber as suas partes e desenhá-las – casca, gema, clara, película fina. É interessante também perceber que há ar dentro do ovo – com ele cozido se forma uma bolha de ar, geralmente na extremidade mais arredondada.
Imagem retirada de Ciências para Crianças - 2ª série – Rosicler Martins Rodrigues – Ed.IBEP – página 50
Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.
Para avaliar se os alunos compreenderam as diferenças entre ovo e óvulo, proponha algumas questões para que eles respondam:
1- Galinhas de granja põem ovos todos os dias e são criadas presas, longe dos galos. Os óvulos dessas galinhas são fecundados?
2- Então, o que chamamos de ovos de galinhas de granja são realmente ovos ou são óvulos?
3- Qual a diferença entre óvulo e ovo?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!