Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo poesias

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Trabalhar com o gênero poesia;
• Ampliar a consciência fonológica;
• Aprimorar a escrita alfabética;

Duração das atividades
2horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


• Crianças que já estejam com a base alfabética consolidada, que tenham consciência de sílabas, rimas, inícios e terminações de palavras;
• Que utilizem a escrita alfabética;

Estratégias e recursos da aula

Professor (a), o trabalho com poesias pode ser iniciado com as crianças por meio da leitura de alguns poemas simples. Sugiro o livro “Soltando os bichos” do Paulinho Pedra Azul.
Nos recursos educacionais adicionados a aula, apresento outros livros e sites com poesias que você pode declamar para seus alunos como as apresentadas abaixo.

Nuvem de Algodão “doce”
Nesses versos vou agora
Fazendo o passado voltar
Recordando a tua infância
Brincando de adivinhar
Olha só veja no céu
A nuvenzinha a correr
Que parece um carneirinho
Ou um pássaro a descer
Bem branquinha
Bem fofinha
Corre brinca de esconder
Voa Voa corre corre
Nem da tempo de eu ver!
Parece algodão doce
Da vontade de comer
Um pirulito um cachorrinho
Em todas nuvens posso ver.
Vem aqui brincar comigo
De nuvenzinha admirar
Brincadeira gostosinha
Nuvenzinha adivinhar
Cláudia Liz (link nos recursos adicionais)*
No Reino das pipocas**

Era uma vez,
Uma casa redondinha
Onde estavam bem juntinhos
Os travessos milhozinhos.

Brincavam de rolar
Todos juntos amarelos
Depois começavam pular
E não usavam seus chinelos.

E naquela bagunça toda
O telhado se mexeu
Todas já ficaram brancas
E a garotada apareceu

Um cheirinho bem gostoso
Um gostinho especial
Que não gosta de pipoca,
Vai brincar lá no quintal.
Cláudia Liz (link nos recursos adicionais)**

Depois de declamar a poesia para as crianças, analise junto com elas no quadro a estrutura de uma poesia. O sistema métrico, as rimas, o alinhamento das frases.
Faça junto com as crianças no quadro uma pequena poesia, escolham um tema simples.

Depois você pode fazer com que as crianças escrevam uma palavra num papel como o nome de um objeto. Separe as crianças em grupos peça que cada grupo sorteie uma palavra, então as oriente a escreverem juntos uma poesia.

Corrija a atividade coletivamente pedindo a eles que cada grupo apresente sua poesia.

Por fim peça a elas que tentem escrever sozinhos uma poesia. O tema pode ser algo com maior significado para a turma. Por exemplo, trabalhei com meus alunos uma mascote, você pode verificar no Portal do Professor a aula “Mascote: construção e diário reflexivo”.
Com o tem a comum definido, as crianças observarão como podem fazer produções diferentes sobre um mesmo tema. Corrija individualmente o texto de cada um, peça-os para fazer a reescrita orientando-os individualmente. Depois peça que colem a poesia em um papel colorido e construa um painel com as poesias da turma.

Recursos Complementares

 Poesia e Brincar com Palavras - Leitura de Poema Infantil na Sala de Aula - Lima, Roberto Sarmento; Maia, Ângela Maria dos Santos.
 SOLTANDO OS BICHOS / Azul, Paulinho Pedra - ISBN.
 Poemas para Brincar – José Paulo Paes Ed. Ática 1990.
*http://sitedepoesias.com.br/poesias/15060
** http://sitedepoesias.com.br/poesias/28088

Avaliação

Observe o processo de escrita das crianças. Como elas reagiram as criticas e solicitações de reescritas? As crianças compreenderam o gênero poesia, seu sistema métrico e estrutura de rimas?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.