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Evolução - Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
Marina Silva Rocha
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos, Priscila Barbosa Peixoto, Maria Antonieta Gonzaga Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

. noções sobre a evolução das aves;

. estabelecer relações entre grupos dos vertebrados durante o processo de evolução das espécies.

Duração das atividades
2 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer o grupo dos répteis e das aves e suas características.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

É importante o ensino do conceito de evolução no contexto do ensino de ciências, não somente nos anos finais e no ensino médio, mas desde os anos iniciais. Assim, os alunos começam a pensar na vida e nos seres vivos como um processo que sofreu inúmeras mudanças, tudo isso ao longo do desenvolvimento do planeta.

Essa aula foi desenvolvida como uma introdução ao conceito de evolução, tendo como partida a evolução das aves (com a célebre pergunta, quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?) e pode ser adaptada para outras séries.

Desenvolvimento

Antes de iniciar a aula sugerimos a atividade prática do telefone sem fio. A atividade consiste em transmitir uma mensagem de um para o outro, falando apenas no ouvido do colega, de forma que o colega da frente não ouça e comparar a mensagem que chega após passar por todos os participantes com a que foi dita.

Atividade Prática:

Organize a turma em uma roda, explique como é a brincadeira do telefone sem fio e comece uma mensagem. Envie uma mensagem que não seja nem muito fácil, nem muito difícil.

Sugestão – “tenho minhas dúvidas de quem veio primeiro, o ovo ou a galinha, já que a galinha nasce do ovo, mas ao mesmo tempo ela se reproduz através do ovo”.

Ouça a mensagem ao final e peça para que o primeiro aluno repita a mensagem do início.

Variação – dependendo do número de alunos na sala, você pode ramificar o telefone sem fio em dois ou três ramos, e receber ao final mais de uma mensagem diferente da outra. Nesse caso, avalie qual a mensagem mais inteligível.

Após a atividade prática, inicie a aula explicitando que o objetivo da aula é pensar como os cientistas resolvem algumas dúvidas e também aprender a pensar “a longo prazo”. Diga então a célebre pergunta que norteará a discussão da aula: “Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?”

Deixe que os alunos discutam, de forma organizada, suas ideias. Propicie momentos para que a argumentação de cada um seja ouvida – se quiser, divida a turma em dois grupos, os que acreditam que o ovo vem primeiro e os que acreditam que a galinha veio primeiro. Ouça e anote os argumentos dos dois grupos no quadro.

Depois dos primeiros argumentos, pergunte para o grupo que acredita que a galinha veio primeiro, como elas se reproduziriam antes de começarem a botar ovos. Questione co m os alunos que os ani mais não surgem de um dia para o outro (visão criacionista) e que, portanto, deveria haver um outro modo das galinhas se reproduzirem antes de começarem a botar ovos, pois senão elas não se manteriam como espécie.

Questione também que o ovo não passou a existir porque a galinha precisava dele para sua reprodução (visão Lamarckista) e sim foi uma “novidade” que acabou se mantendo durante as gerações seguintes.

Para o grupo que acredita que o ovo veio primeiro, questione o que existiria antes da galinha existir. Leve-os a pensar em ancestrais que foram se modificando até se tornarem a espécie conhecida hoje.

Além disso, faça-os lembrar de outros animais que botam ovos, quais grupos seriam esses e se haveria alguma ligação entre esses grupos (aves e répteis)

Após a discussão, apresente o texto sobre ancestrais comuns

Evolução

A evolução consiste basicamente na repetição incessante da reprodução, por meio da qual a geração anterior passa à seguinte as características herdadas de seus ancestrais, mas com pequenos erros – as mutações. Isso acontece de forma aleatória, segundo Darwin, e é praticamente imperceptível. Com o tempo, o conjunto de mutações acaba por estabelecer diferenças tão grandes que não se reconhece mais a espécie original (ou a frase original). Dá-se, então, o surgimento de outro tipo de animal.

Entretanto não é possível perceber as mutações entre uma e outra geração, que são mínimas. Elas só ganham consistência ao longo de milênios, milhões de anos.

Um equívoco também é imaginar que a evolução é sinônimo de progresso. A maioria das mutações (provocadas por fatores externos – como as radiações cósmicas, por exemplo) ocorre para piorar e não para melhorar o organismo. Elas seriam aleatórias (no caso do telefone sem fio, não é possível prever onde ou com quem ela vai acontecer).

Sobre o leque de opções surgidas age, também ao acaso, a seleção natural, mantendo as mudanças que facilitam a adaptação do organismo ao ambiente e, conseqüentemente, a sobrevivência da sua espécie (no caso da brincadeira, qual o grupo chegou com a frase que tem mais sentido). Nos casos em que aconteceu o contrário (frases sem sentido), não sobram descendentes para reproduzir a mudança.

Texto retirado e modificado de http://super.abril.com.br/ciencia/vida-desenho-inteligente-443066.shtml (disponível na íntegra, acesso 05/12/2009)

Converse sobre o texto com os alunos, explicando o que é mutação e o que é a seleção natural e como a brincadeira do telefone sem fio ajuda entender esses dois conceitos. Apresente os cladogramas abaixo para que eles compreendam o que é a espécie ancestral.


   

Cladograma mostrando que aves e repteis (dinossauros) tiveram um ancestral comum e são grupos irmãos

Disponível em http://2.bp.blogspot.com/_UTcriXFkBEk/SkzXD8xQK9I/AAAAAAAAAgc/miJOIR5aZfo/s1600-h/cladograma3+com+fig.JPG (acesso 05/12/2009)

Cladograma mostrando que o grupo reptilia (incuindo repteis e aves) é grupo irmão dos mamíferos, ou seja ambos teriam um ancestral comum derivado dos anfíbios

Imagem retirada de http://biofecunda.files.wordpress.com/2008/10/reptilia.jpg (acesso 05/12/2009)

Cladograma mostrando uma possível relação filogenética entre tubarão e golfinho modernos. Nesse caso, o desenho mostra o ancestral comum de ambos e a evolução seguindo s eparadamente para cada um deles.

Imagem retira da de http://bi.gave.min-edu.pt/files/3365/I_1.png (acesso 05/12 /2009)

Se quiser, apresente o texto abaixo para os alunos ou faça uma sistematização no quadro.

Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?

Imagem retirada de http://www.papofurado.com/saiba-o-que-veio-primeiro-o-ovo-ou-a-galinha.html (acesso 05/12/2009)


Os ovos mais primitivos surgiram de animais que dependiam da água para sua reprodução (peixes e, posteriormente, anfíbios). O surgimento do ovo amniótico (que possui casca dura e que contém âmniom - substância que protege o ovo da dessecação e do atrito) possibilitou aos animais a reprodução fora dos ambientes aquáticos.

O ovo amniótico está presente em répteis, mamíferos e aves. Os primeiros animais a saírem da água, descendentes de peixes, foram os anfíbios primitivos, que evoluíram e deram origem aos demais vertebrados terrestres. Um desses ancestrais deu origem aos mamíferos e aos répteis primitivos, que, por sua vez, deu origem às aves e demais répteis (crocodilos, iguanas, lagartos e cobras).


Desta forma o ovo (com casca) surgiu bem antes das aves e, é claro, do que a galinha, pois existe desde os primeiros animais terrestres.

Professor, o cladograma abaixo permite a conclusão das informações do texto e deve ser usado para seu estudo

Disponível em http://www.talkorigins.org/faqs/comdesc/images/phylo.gif (acesso 05/12/2009)

Cladograma traduzido

Recursos Complementares

Para compreender o pensamento evolucionista, segue o texto abaixo:

Quem surgiu primeiro, o ovo ou a galinha?

Bem, não é tão difícil assim a resposta. Se perguntar a um biólogo, a resposta vai ser o ovo, pois muito provavelmente ele está considerando que desde que os primeiros vermes metazoários surgiram no processo evolutivo, já deviam colocar ovos. Talvez há mais de 500 milhões de anos. E as galinhas, bem, elas devem ter surgido depois (e a partir) dos répteis, lá pelo período Jurássico (era Mesozóica), que começou há 210 milhões de anos. E assim, é claro que ovos chegaram uns 300 milhões de anos antes. A fórmula do biólogo para a resposta é:

OVOS DE RÉPTEIS -> ARQUEOPTERIX -> PRIMEIRAS AVES -> GALINHAS E SEUS OVOS.

Texto retirado e modificado de http://www.ib.unicamp.br/profs/eco_aplicada/origem.htm (acesso 03/12/2009)

A reportagem http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/por-dentro-das-celulas/uma-questao-de-escala/?searchterm=ancestral%20comum apresenta uma alternativa para conseguirmos compreender a dimensão temporal do nosso planeta. Isso ajuda a compreender a evolução como um processo que leva muito tempo para acontecer e que não pode ser percebido por seres que vivem em uma escala de tempo muito menor.

O link http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/caracteristicas/aves-2.php (acesso 05/12/2009) reúne diversas reportagens sobre a origem e evolução das aves.

Arqueopterix - desenho animado mostrando como seria o arqueopterix, suas características (em inglês) - http://www.youtube.com/watch?v=TWNyYjZch2Y&feature=related

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

         Como forma de avaliar se os alunos compreenderam a evolução, peça para que eles criem uma história em quadrinhos, onde deverão mostrar a evolução de um animal (real ou imaginário), mostrando as mutações que ocorreram durante a evolução. Caso a turma dê conta, você pode pedir para que eles mostrem na história a seleção natural acontecendo. Exponha as histórias da turma no mural. Se possível, peça para eles criarem a história em uma folha A3.

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