14/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Trabalhar os aspectos que compõe um livro como: introdução, dedicatória, índice ou sumário, etc. Além da organização de idéias, seqüência lógica (princípio, meio e fim de uma narrativa).
Crianças que:
• Estejam com a base alfabética consolidada, que tenham consciência de sílabas, rimas, inícios e terminações de palavras;
• Que utilizem a escrita alfabética;
1º Passo – a escolha de um personagem principal:
Será muito interessante se vocês tiverem em sala de aula uma mascote, ou bichinho de estimação para que ele se torne um personagem principal. Sugiro que o trabalho com a mascote seja feito a partir da aula no Portal do Professor “Mascote: Construção e diário reflexivo”. Caso você não queira usar a estratégia da mascote, sugiro que peça para que cada criança individualmente eleja um personagem para ser o principal da história que será criada.
Caro professor, observo que nas atividades que serão sugeridas abaixo você poderá substituir a palavra MASCOTE POR PERSONAGEM PRINCIPAL, OK!
2º Passo – ouvindo histórias e analisando livros:
Leia com seus alunos alguns livros, juntos, pensem quais os elementos que compõe uma história como o início, meio, fim, personagens, lugar em que a história ocorre, momentos de suspense e/ou emoção da história.
Depois, analisem juntos os elementos que compõe o livro como o título, autor, ilustrador, editora, índice, apresentação, etc.
*Sugestões de livros de histórias nos recursos educacionais adicionados a aula.
Trabalhando coletivamente o personagem:
Você pode dividir a sua turma em grupos, alterne sua participação nos grupos e ajude-os a fazer um registro de questões necessárias para a construção de uma história, como, por exemplo, os itens na atividade abaixo que foram feitas para trabalhar a mascote da turma:
Você pode mudar as perguntas do cabeçalho como as exemplificadas abaixo( sugiro no máximo duas perguntas por grupo):
O QUE A MASCOTE GOSTA DE FAZER NO TEMPO LIVRE?
A MASCOTE JÁ SABE LER E ESCREVER?
O QUE A MASCOTE GOSTA DE COMER?
O QUE A MASCOTE NÃO GOSTA DE COMER?
QUAL O LIVRO FAVORITO DA MASCOTE?
QUAL O DESENHO FAVORITO DA MASCOTE?
ONDE A MASCOTE MORA?
COM QUEM A MASCOTE MORA?
COMO É A CASA ONDE A MASCOTE VIVE?
QUAL O MAIOR SONHO DA MASCOTE?
QUEM SÃO OS PAIS DA MASCOTE?
QUEM SÃO OS AMIGOS DA MASCOTE?
*Professor(a) você pode ainda fazer uma analise e criar outras perguntas com sua turma.
Depois que você fizer a correção das atividades, retome as mesmas com os grupos em sala, e discuta com eles sobre a ordenação dos fatos para compor o livro.
Você pode fazer isto em um papel Kraft grande e juntos ordenarem a história e reescreverem o texto coletivamente de forma a produzirem uma única história.
.
A história pode ficar cada vez mais interessante à medida que
vocês forem acrescentando fatos à narrativa do texto.
Depois de construída a história, analise junto com a turma como seria a composição do cenário desta história. Ele será desenhado pela turma? Pode ser fotografado?
No caso trabalhei com meus alunos a montagem do cenário e a fotografia das passagens principais do texto. Por tanto organizamos caixas de papelão, massinha de modelar, brinquedos e construímos o livro “A casa da Nina”, que é a mascote da turma.
**Para a construção de brinquedos recicláveis, fica a dica da aula do Portal do Professor “Brinquedo feito de material reutilizável”.
Será mais interessante para as crianças se elas tiverem um rascunho da história para coordenarem as fotos.
Depois você precisará organizar a história, as fotos ou desenhos e mostrar a elas como ficou a produção final da história.
Por fim vocês precisam juntos finalizar os componentes do livro como a capa, se haverá dedicatória, etc.
Com meus alunos coloquei uma listagem para que eles pudessem assina r o livro.
Depois de finalizada a diagramação do livro e a história, se possível, imprima uma versão em papel mais resistente como o couché e plastifique a capa assim ele poderá pertencer à turma e durar muito tempo.
Dicas de livros para serem lidos com a turma:
Um homem no sótão. Ricardo Azevedo. Ed. Ática.
A Verdadeira História dos Três Porquinhos. Autor: A. Lobo Ed. Companhia das Letrinhas.
Chapeuzinho Amarelo. Chico Buarque. Ed. José Olympio
• Impressão do livro.
• Máquina de fotografia ou digital.
• Impressão ou revelação das fotos.
• Brinquedos para o cenário.
• Materiais recicláveis para a construção do cenário.
Professor (a) analise como foi o desenvolvimento de cada aluno no trabalho em grupo. A criança participou, deu opiniões, compreendeu a proposta?
Sobre a análise dos itens que compõe o livro, a criança compreendeu os itens que compõe uma história coerente? Ela entende a lógica da narrativa (princípio, meio, fim). Como foi a participação no processo de escrita do livro?
Observe se a criança compreendeu a proposta de construir um livro e como ela colaborou neste processo.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/12/2011
Três estrelasAdorei... Achei super interessante e criativo. Parabéns