14/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
- Ler antes de saber ler convencionalmente, tentando estabelecer relações entre o oral e o escrito e desenvolver a consciência fonológica.
- Ler e incentivar os alunos a lerem trava-línguas, discutindo qual é a dificuldade que cada um apresenta.
1) Dividir a turma em duplas.
2) Selecionar, distribuir e realizar a leitura integral de um trava-língua que os alunos conheçam e gostem. Caso não o conheçam, fazer a leitura até que o saibam de cor.
3) Fazer a análise das rimas.
CINCO BICAS, CINCO PIPAS,
CINCO BOMBAS.
TIRA DA BOCA DA BICA, BOTA NA
BOCA DA BOMBA.
(Texto de tradição oral brasileira)
4) Repetir a atividade do item 2 escolhendo outro texto trava-língua.
5) Fazer a análise das rimas. Pedir que os alunos localizem, no texto de trava-línguas distribuído, as palavras que terminam com o mesmo som.
6) Ensinar os alunos a criar um texto de trava-língua. O objetivo será criar um livro de trava-línguas que será presenteado a biblioteca da escola.
BOLA BOLO BOTO BATO
BATO A BOLA NO BOTO QUE VIRA BOLO
7) Agora é a vez dos alunos! Escrever no quadro a palavra BATATA. Solicitar que os alunos troquem uma letra da palavra BATATA para formar outra palavra, e assim por diante:
BATATA ____________ _____________ ____________ _____________
8) Pedir sugestão aos alunos e escrever no quadro as palavras para que eles possam repetir a atividade anterior. Exemplo: palavra SAPO.
9) Professor, propor aos alunos que, junto com você, criem trava-línguas com as palavras que estão no quadro.
10) Distribuir folha sulfite colorida para as duplas e solicitar que façam a cópia dos trava-línguas que criaram.
11) Fazer a revisão verificando se os trava-línguas foram copiados sem erros.
12) Pedir aos alunos que leiam, em voz alta, alguns trava-línguas que criaram, depressa e sem tropeçar, para a turma. Será um momento de descontração e diversão.
13) Solicitar que façam bonitos desenhos para os trava-línguas que criaram. Anexar os desenhos ao livro que a turma criará.
14) Professor solicitar que os alunos indiquem um nome para o livro de trava-línguas.
15) Com a ajuda dos alunos montar a capa do livro. Encadernar o livro de trava-línguas.
16) Sugerir que levem o livro para casa para mostrar á família.
17) Presentear a biblioteca com o livro de trava-línguas criado pela turma.
EXEMPLOS DE TRAVA LÍNGUAS (devem ser falados rapidamente sem pausas).
Disponível em http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/trava_linguas.htm
- O professor deverá observar se a criança/ grupo identifica as palavras parecidas e se compõem o texto “trava-língua” de acordo com as características desse gênero textual.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/02/2013
Cinco estrelasdentro do PNAIC, ótimo reforço