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QUEBRA-LÍNGUA: COM AS PALAVRAS NÃO SE BRINCA

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Carla Fernandes Lott Primola
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ler antes de saber ler convencionalmente, tentando estabelecer relações entre o oral e o escrito e desenvolver a consciência fonológica.

Duração das atividades
­- Atividade a ser realizada, uma vez por semana, com aproximadamente 30 minutos de duração.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

­ - Ler e incentivar os alunos a lerem trava-línguas, discutindo qual é a dificuldade que cada um apresenta.

Estratégias e recursos da aula

1) Dividir a turma em duplas.
2) Selecionar, distribuir e realizar a leitura integral de um trava-língua que os alunos conheçam e gostem. Caso não o conheçam, fazer a leitura até que o saibam de cor.
3) Fazer a análise das rimas.

    • Esta trava-língua é difícil de ser falado depressa e corretamente?
    • Quais são as palavras que se parecem ou rimam?

CINCO BICAS, CINCO PIPAS,
CINCO BOMBAS.
TIRA DA BOCA DA BICA, BOTA NA
BOCA DA BOMBA.

(Texto de tradição oral brasileira)

4) Repetir a atividade do item 2 escolhendo outro texto trava-língua.
5) Fazer a análise das rimas. Pedir que os alunos localizem, no texto de trava-línguas distribuído, as palavras que terminam com o mesmo som.
6) Ensinar os alunos a criar um texto de trava-língua. O objetivo será criar um livro de trava-línguas que será presenteado a biblioteca da escola.

  • Escrever no quadro um exemplo de como se pode criar um trava-língua:


BOLA  BOLO  BOTO  BATO
BATO A BOLA NO BOTO QUE VIRA BOLO

 

7) Agora é a vez dos alunos! Escrever no quadro a palavra BATATA. Solicitar que os alunos troquem uma letra da palavra BATATA para formar outra palavra, e assim por diante:

BATATA  ____________  _____________  ____________  _____________

 

8) Pedir sugestão aos alunos e escrever no quadro as palavras para que eles possam repetir a atividade anterior. Exemplo: palavra SAPO.
9) Professor, propor aos alunos que, junto com você, criem trava-línguas com as palavras que estão no quadro.
10) Distribuir folha sulfite colorida para as duplas e solicitar que façam a cópia dos trava-línguas que criaram.
11) Fazer a revisão verificando se os trava-línguas foram copiados sem erros.
12) Pedir aos alunos que leiam, em voz alta, alguns trava-línguas que criaram, depressa e sem tropeçar, para a turma. Será um momento de descontração e diversão.
13) Solicitar que façam bonitos desenhos para os trava-línguas que criaram. Anexar os desenhos ao livro que a turma criará.
14) Professor solicitar que os alunos indiquem um nome para o livro de trava-línguas.
15) Com a ajuda dos alunos montar a capa do livro. Encadernar o livro de trava-línguas.
16) Sugerir que levem o livro para casa para mostrar á família.
17) Presentear a biblioteca com o livro de trava-línguas criado pela turma.

­

EXEMPLOS DE TRAVA LÍNGUAS (devem ser falados rapidamente sem pausas).
Disponível em http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/trava_linguas.htm

  • Pedro tem o peito preto, O peito de Pedro é preto; Quem disser que o peito de Pedro é preto, Tem o peito mais preto que o peito de Pedro.
  • A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.
  • Um ninho de mafagafos, com cinco mafagafinhos, quem desmafagafizar os mafagafos, bom desmafagafizador será.
  • Há quatro quadros três e três quadros quatro. Sendo que quatro destes quadros são quadrados, um dos quadros quatro e três dos quadros três. Os três quadros que não são quadrados, são dois dos quadros quatro e um dos quadros três.
  • Chupa cana chupador de cana na cama chupa cana chuta cama cai no chão.
  • Pinga a pipa Dentro do prato Pia o pinto e mia o gato.
  • O rato roeu a roupa do rei de Roma.
  • Pinga a pia apara o prato, pia o pinto e mia o gato.
  • O princípio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa.
  • Quico quer quaqui. Que quaqui que o Quico quer? O Quico quer qualquer quaqui.
  • Três pratos de trigo para três tigres tristes.
  • Luzia lustrava o lustre listrado, o lustre listrado luzia.
  • Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores.
  • Fala, ar ara loura. A arara loura falará.
  • Se o Arcebispo-Bispo de Constantinopla a quisesse desconstantinoplizar, não haveria desconstantinoplizador que a desconstantinopllizasse desconstantinoplizadoramente.
  • Atrás da pia tem um prato, um pinto e um gato. Pinga a pia, para o prato, pia o pinto e mia o gato.
  • A vida é uma sucessiva sucessão de sucessões que se sucedem sucessivamente, sem suceder o sucesso...
  • O Tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem, o Tempo respondeu pro tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem.
Avaliação

­- O professor deverá observar se a criança/ grupo identifica as palavras parecidas e se compõem o texto “trava-língua” de acordo com as características desse gênero textual.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Aìda, E.M.Professor João Batista Rodarte , Minas Gerais - disse:
    aidaagapi@yahoo.com.br

    11/02/2013

    Cinco estrelas

    dentro do PNAIC, ótimo reforço


Sem classificação.
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