Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PROJETO CORRESPONDÊNCIA: alfabetizando com a escrita de cartas

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Carla Fernandes Lott Primola
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • ­ Identificar o gênero textual carta.
  • ­ Escrever cartas.
Duração das atividades
- Atividade a ser realizada, no decorrer do ano, com aproximadamente 40 minutos de duração.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • É possível, desde os primeiros dias de aula, pensar em situações comunicativas em que as cartas sejam produzidas coletivamente, oralmente, com você, professor, como escriba. É interessante que os alunos, antes de ditarem a carta para você, professor, tenham tido a oportunidade de ouvir e discutir textos desse gênero. Assim terá um modelo, uma referência que os ajudará na construção do texto.
    No caso da escrita de cartas, para que ocorra aprendizagem, é necessário garantir que os alunos:
    • ­ Tenham um destinatário real e uma finalidade definida para a escrita da carta.
    • ­ Conheçam o conteúdo que deverá ser escrito.
Estratégias e recursos da aula

1) Professor leia para os alunos a carta abaixo:

Após assistir em 04 de outubro de 2008 uma apresentação dos cães das Rondas Ostensivas com Cães Adestrados (Roccas) do 26º Batalhão de Policia Militar, decidiu juntamente com seus familiares, conhecer o Grupo de Policiais com Cães da 89ª Cia/PM que é composto por seis policiais militares comandados pelo 3º sargento Moisés Magno Marques.

Sarah Figueiredo presenteou os integrantes da Rocca, escrevendo uma carinhosa carta que continham 17 desenhos em cartolina das acrobacias dos animais durante as demonstrações. Onde continha alguns dizeres.

 

                                                                                                                                        04 de Outubro de 2008

 

“Olá gente !!! Meu nome é Sarah Figueiredo de Magalhães, tenho 12 anos e sou fanática por animais.

Eu tive a oportunidade de assistir a apresentação dos cães no ano passado no aniversario da Coopervale e sinceramente, foi fenomenal!, Fiquei maravilhada com o que eu vi, e quando cheguei em casa comecei a desenhar os cães e seus truques. Tem vários desenhos, mas eu não sei o nome dos cães e por isso eu só desenhei o que vi.

Mais uma coisa... se eu soubesse desenhar pessoas, vocês também estariam no desenho. Não se ofendam. Parabéns!!! Continuem assim. A grande fã de vocês”.

                                                                                     Sarah

 

Os integrantes da Rocca realizam o treinamento diário com os cães na unidade durante a parte da manhã e no período da tarde executam o patrulhamento no setor bancário de Itabira.

Participam também de ações e operações para a captura de criminosos homiziados em matagais, além de ocorrências para a detecção de substâncias entorpecentes utilizando-se da cadela Alba, treinada para farejar entorpecentes. Os componentes da ROCCA agradecem a manifestação de carinho prestada pela criança Sarah de Figueiredo.

http://www.ofolhapopular.com.br/index.php/policia/707-crianca-escreve-carta-aos-integrantes-da-rocca-do-26obpm

3) Explore a carta perguntando aos alunos:


- Quando a carta foi escrita?
- Quem é a autora da carta?
- Para quem a carta foi escrita?
- Qual era o assunto da carta?
- Hoje em dia as pessoas escrevem mais cartas que antigamente? Por que?


4) Professor, explique que a carta acima citada é considerada “carta pessoal”, pois, mesmo que a autora da carta não tenha intimidade com o destinatário ela se sente “próxima”, como uma amiga, portanto, usa a linguagem menos formal.

5) Professor, acesse o site http://www.brasilescola.com/redacao/carta.htm e leia sobre as características dos diversos tipos de cartas. Selecione três exemplos de tipos de cartas e monte um pequeno resumo. Quando for explicar aos alunos sobre os diferentes tipos de cartas não precisa dar detalhes, somente comente as características mais relevantes dos exemplos selecionados.

CARACTERÍSTICA DE CARTA PESSOAL:

Escrevemos uma carta pessoal quando queremos nos comunicar com alguém próximo de nós, como amigos ou familiares.
As características desse tipo de gênero textual são simples, ou seja, não possuem muitas regras e estrutura para serem seguidas. Vejamos:

• O assunto é livre, geralmente de ordem íntima, sentimental.
• O tamanho varia entre médio e grande. Quando é pequeno, é considerado bilhete e não carta.
• O tipo de linguagem acompanhará o grau de intimidade entre remetente e destinatário. Portanto, cabe ao escritor saber se pode usar termos coloquiais ou mesmo gírias.
• Quanto à estrutura, a carta pessoal deve seguir a sequência: 1. local e data escritos à esquerda, 2. vocativo, 3. corpo do texto e 4. despedida e assinatura.

Como o grau de intimidade é variável, o vocativo, por consequência, também: Minha querida, Amado meu, Querido Amigo Fulano, Fulaninho, Caro Senhor, Estimado cliente, etc. A pontuação após o vocativo pode ser vírgula ou dois-pontos.
Assim também é em relação à despedida, a qual pode variar entre Atenciosamente, Cordialmente, etc. até Adeus, Saudades, Até em breve, etc.
Quanto à assinatura, pode ser desde só o primeiro nome até o apelido, dependendo da situação.
Caso se esqueça de dizer algo importante e já tenha finalizado a carta é só acrescentar a abreviação latina P.S (post scriptum) ou Obs. (observação).
A carta pessoal geralmente é entregue em mãos ou enviada pelo correio, pois é manuscrita!

6) Professor, neste momento você será o escriba da carta que os alunos irão escrever para a Direção da Escola. Atente para que a carta esteja dentro de um contexto real de alguma necessidade/reivindicação (como por exemplo, horário de recreio separado, uma biblioteca dentro da sala de aula, excursão a um determinado lugar etc.) que os alunos têm em relação à escola.
Nesta atividade usaremos como exemplo a escrita de uma carta pedindo para criar um mini-zoológico. Anotar no quadro as sugestões dos alunos.


Discutir com os alunos como se deve iniciar a carta:


- Localização e data em que está sendo escrita a carta.
- Cumprimento inicial.
- Texto.
- Despedida.
- Assinatura
- Linguagem adequada (a carta será enviada para a Diretora da escola).


7) Pedir aos alunos que antes de iniciar a escrita da carta reflitam:


- Como você gostaria de f azer este pedido?
- Falar um pouco da turma, da escola, assim o diretor(a) poderá conhecê-los melhor.
- Pedir aos alunos que façam um bonito desenho para anexar à carta.

                                                    Montagem elaborada pela autora

6) Fazer a revisão de texto escrito no quadro. Reescrever a carta. Mostrar para os alunos como ficou a carta ditada por eles. Anexar os desenhos.
7) Para se enviar uma carta é necessário colocá-la em um envelope. O que devemos preencher no envelope? Mostrar, aos alunos, a frente e o verso de um envelope. Explicar o que significa DESTINATÁRIO e preencher o envelope com o nome da Diretora da escola, endereço, cidade, estado e CEP. Explicar o que significa REMENTENTE e preencher como remetente: TURMA DA PROFª ____________, nome da escola, endereço, cidade, estado e CEP. Mostrar e explicar o significado do SELO que é obrigatório para se postar uma carta no correio.
8) Pronto! Agora é hora de postar a carta no correio.
9) Quando chegar a carta de resposta a Diretora, reúna os alunos em círculo e leia em voz alta. Depois circule a carta e o envelope para a turma.


Avaliação
  • Avaliar se os alunos compreendem a estrutura composicional da carta e se escrevem de acordo com o assunto proposto.
  • Verificar se compreendem os diversos usos sociais das cartas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.