Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CANTIGAS DE RODA - ESCREVER, BRINCAR E CANTAR

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
ELAINE CRISTINE GONZAGA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Reconhecer: rimas, terminações e inícios de palavras

Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecimento do alfabeto.

Estratégias e recursos da aula

Recursos
• Um cartaz com a escrita de 1 cantiga de roda.
Dica: Faça o cartaz com 4 cartolinas coladas ou pregadas com fita crepe. Antes de escrever as cantigas, trace com um lápis as linhas e depois escreva a cantiga em letra de forma com um pincel atômico.
• Tiras com os versos da cantiga (1 para cada aluno).
Dica: Cole a folha no papel cartolina, para que fique mais durável, e depois recorte as tiras.
• Cópias da cantiga de roda “Ciranda cirandinha”: 1 para cada aluno.
• Alfabeto móvel.

Atividade 1

Caro professor, organize a sala em roda e inicie a aula perguntando aos alunos se eles conhecem alguma cantiga de roda. Peça aos alunos que pesquisem sobre as diferentes cantigas de roda que existem, resgatando com os pais, avós, amigos, vizinhos e em livros as cantigas de roda. Envie um bilhete solicitando às famílias que puderem, que enviem cantigas de roda (letras e/ou cd), que seja conhecida do aluno para que ele apresente aos colegas na próxima aula. É importante que o professor tenha algumas músicas em CD e a cópia com a letra impressa para cada criança.

Atividade 2


Nesta atividade os alunos apresentarão as cantigas pesquisadas. É importante que o professor tenha um som que toque cd, para ouvir algumas músicas trazidas por eles.
Professor, liste os nomes das cantigas trazidas e realize uma votação para escolha de 1 cantiga de roda com a qual você irá trabalhar.

Dica: Você poderá explorar esta aula, trabalhando com gráficos: “A cantiga de roda preferida da turma”.

Atividade 3


Nesta aula trabalharemos com a seguinte cantiga popular: Ciranda cirandinha (veja a letra abaixo)

Dica: Caro professor, trabalhe com mais cantigas e estenda este trabalho. Você poderá finalizar o trabalho com a confecção de um livro de cantigas. Você poderá trabalhar com o sumário e a dedicatória do livro. Utilize o papel colorsete colorido e peça para que eles façam a capa do livro ilustrando uma cantiga de roda. Professor, você também poderá finalizar o trabalho com um CD de cantigas de roda, feito pelos alunos. Use a criatividade e bom trabalho.

Professor afixe o cartaz com a letra da cantiga na frente da sala, para que fique visível a todos. Faça a leitura da cantiga pausadamente, depois peça aos alunos que leiam a cantiga.
Distribua uma cópia da cantiga de roda “Ciranda cirandinha” para os alunos.
Ligue o som e coloque o cd com a cantiga “Ciranda cirandinha”. Ouça a cantiga pausadamente, verso por verso, para que as crianças repitam, respeitando o ritmo da cantiga.
Professor, chame um aluno à frente e peça para ele descubra no cartaz a palavra ROSA. Ajude o aluno perguntando com qual letra começa a palavra ROSA, qual letra vem depois. À medida que o aluno for ditando a palavra ele estará estabelecendo uma relação grafema-fonema. Realize esta atividade com outras palavras da cantiga.

Atividade 4

Professor retire o cartaz com a cantiga da sala, organize a turma em duplas. Distribua as tiras com os versos da cantiga, uma para cada aluno. Cada tira corresponde a um verso, mostre o primeiro verso e pergunte aos alunos o que está escrito. Depois peça para que eles montem as tiras para organizar a cantiga.
Professor é importante que você tenha tiras grandes com os versos da cantiga, para que você faça as intervenções necessárias diante do grupo, com a participação de todos.

Atividade 5

Professor, organize a sala em roda com os alunos sentados no chão. Nesta atividade trabalharemos com o alfabeto móvel para montar a cantiga “Ciranda cirandinha” junto com seus alunos.
Inicie perguntando aos alunos com que letra co meça o nome da cantiga. Depois escolha um a letra e pergunte: onde colocamos esta letra agora? Qual palavra vem agora?Com que letra ela começa?


Atividade 6


Professor, nesta atividade os alunos utilizarão a cópia da letra da cantiga “Ciranda cirandinha”. Realize as seguintes atividades com os alunos.
Peça aos alunos que:
1. Circulem todas as palavras que comecem com a letra V.
2. Escreva no caderno as palavras que rimam com:
a) CIRANDINHA
b) QUEBROU
c) CIRANDAR

3. Procure no CAÇA PALAVRAS as seguintes palavras.

CIRANDA – CIRANDINHA – BONITO- VERSO- ROSA- ANEL – AMOR- VIDRO - RODA

Atividade 7


Professor, organize a turma em duplas e distribua uma folha de cartolina para cada dupla.
Peça aos alunos que escrevam a letra da cantiga “Ciranda cirandinha” e façam a ilustração.
Finalize a aula com uma brincadeira de roda:
• No final da cantiga, os alunos acrescentam
Por isso, dona Ana,
Entre dentro dessa roda,
Diga um verso bem bonito,
Diga adeus e vá-se embora

• As crianças dão as mãos, girando e cantando a cantiga. No verso “Por isso dona Ana”, elas colocam o nome de um colega, que entra na roda e, assim que terminar a canção, recita um verso.
Brincadeira retirada da Revista Nova Escola- Edição Especial “Jogos e Brincadeiras”

Avaliação

Verificar se o aluno identificou: letras, palavras, frases, início e final de palavras.
Verificar se os alunos avançaram no estabelecimento de relações entre o escrito e oral.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Edméia , EMEI Beija Flor , São Paulo - disse:
    edmeiabs@bol.com.br

    29/03/2015

    Cinco estrelas

    Muito boa a sua explanação. Vou tirar um pouquinho para mim. Posso? Um abraço.


  • ana, emef , Espírito Santo - disse:
    anacandote@hotmail.com

    10/08/2013

    Cinco estrelas

    muito boa era td q. precisava


  • MILCA COSTA, E. MUN. Maura de M. Bezerra , Rio Grande do Norte - disse:
    milcacosta@jeancosta.com

    16/09/2012

    Cinco estrelas

    Adorei as estratégias e vou adota-las acredito que será de grande ajuda na aprendizagem das crianças que estão no início de sua aprendizagem.


  • ianna brígida macedo, EMEF joão ernesto do rego , Paraíba - disse:
    iannabrigida@hotmail.com

    09/07/2011

    Cinco estrelas

    gostei muito da aula,pois da sugestão de como trabalhar com cantigas e atividades super interessante para avaliar os alunos na leitura e na escrita. Ianna Brígida


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.