15/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
• Reconhecimento de rimas.
• Escrita de palavras.
Organização do gênero textual lista
Reconhecimento do alfabeto.
Atividade 1
Professor, inicie a aula com um bate papo com os alunos sobre a diferença entre brinquedos e brincadeiras: Quais as brincadeiras eles conhecem? E os brinquedos? O que eles mais gostam?
Solicite aos alunos que façam uma entrevista com um adulto e realize as seguintes perguntas:
• Quando você era criança de qual brincadeira você mais gostava?
• E o brinquedo que você mais gostava?
• Existe alguma brincadeira ou brinquedo, que você brincava antigamente e que não se encontram hoje?
• Quais brinquedos você prefere, os antigos ou os atuais?
Professor com o resultado das entrevistas, você estará resgatando os brinquedos e brincadeiras antigos e conscientizando os alunos que antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los.
Atividade 2
Caro professor, escreva um cartaz com a letra do poema “Infância” de Sônia Miranda. Utilize letras grandes em caixa alta, para que seja visível a todos e afixe no quadro/lousa.
INFÂNCIA
SÔNIA MIRANDA
ANINHA
PULA AMARELINHA
HENRIQUE
BRINCA DE PIQUE
MARÍLIA
DE MÃE E FILHA
MARCELO
É O REI DO CASTELO
MARIAZINHA
SUA RAINHA
CAROLA
BRINCA DE BOLA
RENATO
DE GATO E RATO
JOÃO
DE POLÍCIA E LADRÃO
JOAQUIM
ANDA DE PATINS
TIETA
DE BICICLETA
E JANETE
DE PATINETE
LUCINHA!
EU ESTOU SOZINHA.
VOCÊ QUER BRINCAR
COMIGO?
Professor, leia o texto em voz alta e depois explore o texto com os alunos.
Escolha uma palavra no texto e chame um aluno para identificá-la.
Por exemplo: Onde está a palavra GATO? Vá orientando o aluno na descoberta da palavra.
Os colegas também poderão ajudar, soletrando as letras da palavra GATO.
Pergunte ao grupo: quais são as palavras que rimam com GATO?
Brinque com as palavras, peça aos alunos que encontrem rimas, nomes das crianças, nomes de brincadeiras e brinquedos dentro do texto.
Atividade 3
Caro professor, retire o cartaz do quadro/lousa e organize a sala em duplas. Peça para que eles listem no papel o nome dos brinquedos e brincadeiras encontrados no poema.
Depois recolha as listas, vá ao quadro/lousa e registre algumas palavras do jeito que eles escreveram.
Converse com os alunos sobre a escrita, levando-os a pensar e refletir sobre os sons das letras. Realize as correções junto aos alunos.
Atividade 4
Distribua uma cópia do poema “Infância” para cada dupla e oriente-os da seguinte maneira:
• Circule os nomes das crianças com o lápis de cor azul.
• Circule os nomes das brincadeiras com lápis de cor vermelho.
• Circule os nomes dos brinquedos com lápis de cor amarelo.
Professor, finalizada esta atividade, peça aos alunos que escrevam as palavras encontradas no quadro abaixo:
Realize esta atividade com os alunos.
1 – Encontrem no poema palavras que rimem com:
ANINHA - __________________________________________
HENRIQUE - _______________________________________
MARÍLIA - __________________________________________
MARCELO- _________________________________________
MARIAZINHA- _______________________________________
CAROLA- ___________________________________________
RENATO - __________________________________________
JOÃO - _____________________________________________
JOAQUIM- __________________________________________
TIETA - _____________________________________________
JANETE- ____________________________________________
LUCINHA- __________ ____________________ _____________
2- Qual o seu nome? __________________________________
Com qual palavra ele rima?_____________________________
Atividade 5
Professor, pergunte aos alunos uma brincadeira que gostariam de brincar.
Liste-as no quadro e depois realize uma votação para escolha da melhor brincadeira.
A brincadeira escolhida será realizada pelos alunos.
Verificar se o aluno encontrou as rimas das palavras.
Verificar a grafia das palavras para planejamentos posteriores.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/04/2015
Cinco estrelasGostei muito dessa atividade, irei socializar na minha escola e também realiza-la com os meu alunos. Porém a nível da turma.
14/06/2012
Quatro estrelasExcelente aula. Apliquei com minha turma, gostei bastante.
03/02/2012
Cinco estrelasParabéns pela atividade.Achei fantástica!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei da atividade, vou utilizá-la com meus alunos. é uma atividade que desperta o aluno para a reflexão sobre a escrita.