Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


RESGATANDO OS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
ELAINE CRISTINE GONZAGA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Reconhecimento de rimas.
• Escrita de palavras.

Duração das atividades
5 aulas de 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Organização do gênero textual lista
Reconhecimento do alfabeto.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professor, inicie a aula com um bate papo com os alunos sobre a diferença entre brinquedos e brincadeiras: Quais as brincadeiras eles conhecem? E os brinquedos? O que eles mais gostam?
Solicite aos alunos que façam uma entrevista com um adulto e realize as seguintes perguntas:
• Quando você era criança de qual brincadeira você mais gostava?
• E o brinquedo que você mais gostava?
• Existe alguma brincadeira ou brinquedo, que você brincava antigamente e que não se encontram hoje?
• Quais brinquedos você prefere, os antigos ou os atuais?

Professor com o resultado das entrevistas, você estará resgatando os brinquedos e brincadeiras antigos e conscientizando os alunos que antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los.


Atividade 2

Caro professor, escreva um cartaz com a letra do poema “Infância” de Sônia Miranda. Utilize letras grandes em caixa alta, para que seja visível a todos e afixe no quadro/lousa.

INFÂNCIA
        SÔNIA MIRANDA


ANINHA
PULA AMARELINHA
HENRIQUE
BRINCA DE PIQUE
MARÍLIA
DE MÃE E FILHA
MARCELO
É O REI DO CASTELO
MARIAZINHA
SUA RAINHA
CAROLA
BRINCA DE BOLA
RENATO
DE GATO E RATO
JOÃO
DE POLÍCIA E LADRÃO
JOAQUIM
ANDA DE PATINS
TIETA
DE BICICLETA
E JANETE
DE PATINETE
LUCINHA!
EU ESTOU SOZINHA.
VOCÊ QUER BRINCAR
COMIGO?

Professor, leia o texto em voz alta e depois explore o texto com os alunos.
Escolha uma palavra no texto e chame um aluno para identificá-la.
Por exemplo: Onde está a palavra GATO? Vá orientando o aluno na descoberta da palavra.
Os colegas também poderão ajudar, soletrando as letras da palavra GATO.
Pergunte ao grupo: quais são as palavras que rimam com GATO?
Brinque com as palavras, peça aos alunos que encontrem rimas, nomes das crianças, nomes de brincadeiras e brinquedos dentro do texto.

Atividade 3


Caro professor, retire o cartaz do quadro/lousa e organize a sala em duplas. Peça para que eles listem no papel o nome dos brinquedos e brincadeiras encontrados no poema.
Depois recolha as listas, vá ao quadro/lousa e registre algumas palavras do jeito que eles escreveram.
Converse com os alunos sobre a escrita, levando-os a pensar e refletir sobre os sons das letras. Realize as correções junto aos alunos.

Atividade 4

Distribua uma cópia do poema “Infância” para cada dupla e oriente-os da seguinte maneira:
• Circule os nomes das crianças com o lápis de cor azul.
• Circule os nomes das brincadeiras com lápis de cor vermelho.
• Circule os nomes dos brinquedos com lápis de cor amarelo.
Professor, finalizada esta atividade, peça aos alunos que escrevam as palavras encontradas no quadro abaixo:

Realize esta atividade com os alunos.

1 – Encontrem no poema palavras que rimem com:

ANINHA - __________________________________________

HENRIQUE - _______________________________________

MARÍLIA - __________________________________________

MARCELO- _________________________________________

MARIAZINHA- _______________________________________

CAROLA- ___________________________________________

RENATO - __________________________________________

JOÃO - _____________________________________________

JOAQUIM- __________________________________________

TIETA - _____________________________________________

JANETE- ____________________________________________

LUCINHA- __________ ____________________ _____________

2- Qual o seu nome? __________________________________

Com qual palavra ele rima?_____________________________


Atividade 5


Professor, pergunte aos alunos uma brincadeira que gostariam de brincar.
Liste-as no quadro e depois realize uma votação para escolha da melhor brincadeira.
A brincadeira escolhida será realizada pelos alunos.

Avaliação

Verificar se o aluno encontrou as rimas das palavras.

Verificar a grafia das palavras para planejamentos posteriores.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Elionete da Costa Valente, Escola de Educação Infantil Narizinho , Pará - disse:
    netvalente@gmail.com

    20/04/2015

    Cinco estrelas

    Gostei muito dessa atividade, irei socializar na minha escola e também realiza-la com os meu alunos. Porém a nível da turma.


  • NADI PEREIRA , E.E.E.F.Francisco Cicero Sobrinho , Paraíba - disse:
    nadir_kamili@hotmail.com

    14/06/2012

    Quatro estrelas

    Excelente aula. Apliquei com minha turma, gostei bastante.


  • andrea moreira, Secretaria Executiva Regional II , Ceará - disse:
    andreamoreira@aridesa.com.br

    03/02/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns pela atividade.Achei fantástica!


  • Sebastiana, Sebastiana , São Paulo - disse:
    anaitsabes2003@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei da atividade, vou utilizá-la com meus alunos. é uma atividade que desperta o aluno para a reflexão sobre a escrita.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.