Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONHECENDO DIVERSAS FRUTAS- POMAR

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
ELAINE CRISTINE GONZAGA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Reconhecimento de rimas.
• Identificação/ leitura de palavras.
• Escrita de palavras.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecimento do alfabeto.

Estratégias e recursos da aula

Recursos: Computador e a Música “Pomar” (acesse o site: http://www.krafta.info/br/search/palavra-cantada-pomar/1/mp3 )

Atividade 1

Caro professor inicie a aula com uma discussão sobre as frutas: Quais as frutas que vocês conhecem? De onde nascem as frutas?Quais frutas vocês já experimentaram? Vocês sabem o que significa a palavra pomar?
Pergunte por exemplo, qual o nome da árvore que dá a uva? Vá sugerindo as respostas para as questões que os alunos não souberem. O aluno deverá associar a fruta à árvore que a origina.
Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre:
• Significado da palavra Pomar.
• Nomes de frutas eles conhecem.
• Nome das árvores que nascem as frutas.

Atividade 2

Professor organize a sala em roda e peça aos alunos que falem um pouco sobre os nomes das frutas pesquisadas: De onde elas vêm? Qual o nome da árvore que ela nasce? O que significa a palavra pomar?
Oriente os alunos a ilustrarem as árvores com as frutas que mais lhe chamaram atenção, a que eles mais gostaram. Depois monte o mural “POMAR” com as pesquisas trazidas pelos alunos e as ilustrações.

Agora você precisará de um computador, caso você não tenha o CD com a música “Pomar” – Palavra Cantada, para que os alunos possam ouvir a música que será trabalhada.
Para acessar a música pela internet você deverá acessar o site http://www.krafta.info/br/search/palavra-cantada-pomar/1/mp3.
Apresente a música aos alunos. Depois distribua uma cópia da letra para cada aluno e ouçam novamente.

Pomar
Palavra Cantada
Banana, bananeira
Goiaba, goiabeira
Laranja, laranjeira
Maçã, macieira
Mamão, mamoeiro
Abacate, abacateiro
Limão, limoeiro
Tomate, tomateiro
Caju, cajueiro
Umbu, umbuzeiro
Manga, mangueira
Pêra, pereira
Amora, amoreira
Pitanga, pitangueira
Figo, figueira
Mexerica, mexeriqueira
Açaí, açaizeiro
Sapoti, sapotizeiro
Mangaba, mangabeira
Uva, parreira
Coco, coqueiro
Ingá, ingazeiro
Jambo, jambuzeiro
Jabuticaba, jabuticabeira
Letra da música retirada do site: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283411/

Converse com os alunos sobre a música: Quais são as frutas que estão presentes na música? O limão é uma fruta? O tomate é uma fruta? Vocês conhecem todas as frutas da letra da música? Quais são os nomes das árvores que dão as frutas? Como terminam os nomes das árvores?

ATIVIDADE- RIMAS

1. Escreva 5 árvores que rimam com PITANGUEIRA.

________________________________________________

________________________________________________

________________________________________________

________________________________________________

________________________________________________

2. Escreva 5 árvores que rimam com COQUEIRO.

________________________________________________

________________________________________________

________________________________________________

________________________________________________

________________________________________________

3. Qual fruta rima com JABUTICABA.

_______________________________________________

4. Qual fruta rima com CAJU.

_______________________________________________


Professor, separe a turma em dois grupos.
Grupo 1: Peça aos alunos que circulem o nome das frutas presentes na letra da música e façam uma lista.
Grupo 2: Peça aos alunos que circulem o nome das árvores presentes na letra da música e façam uma lista.
Finalizada esta atividade explique aos alunos que eles ouvirão novamente a música e cada grupo cantará a sua parte. O grupo 1: cantará os nomes das frutas e o grupo 2: cantará os nomes da árvore.

Atividade 3

Atividades de escrita e identificação (lei tura) de palavras:

Cruzadinha: O aluno deverá escrever o nome das frutas nos quadrinhos.

                                                                         CRUZADINHA DAS FRUTAS

• Caça palavras.

                                                  CAÇA FRUTAS

Jogo da memória: 
Imprima as ilustrações e os nomes das frutas.
Cole papel cartão na parte de trás.
Plastifique, para maior durabilidade.
Recorte as figuras e palavras.

O aluno deverá associar a fruta à palavra.

Sugestão: Peça aos alunos que tragam uma fruta como lanche na merenda.

As imagens foram retiradas dos seguintes sites:

ABACATE
http://www.escolapadrenunes.com.br/Atividades_Port/vogais_iniciais/images/vogais_iniciais/abacate.jpg

AÇAÍ
http://www.iac.sp.gov.br/UniPesquisa/Fruta/Frutiferas/acai.jpg

AMORA
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/vogal_a/amora-preta.jpg

BANANA
http://horaderelaxar.com.br/wp-content/uploads/2008/11/banana_peeled.png

CAJU
http://visaoglobal.org/wp-content/uploads/2008/02/caju-thumb.jpg

COCO
http://bruxinhadolar.blogs.sapo.pt/arquivo/coco.jpg

FIGO
http://bellsblog.files.wordpress.com/2009/05/figo.jpg

GOIABA

http://www.verderural.com.br/site/images/stories/imagens/goiaba%5B1%5D.jpg

INGÁ
http://www.mudasnativas.com/images/inga.jpg

JABUTICABA
http://farm1.static.flickr.com/99/251693574_31a1366ed0.jpg

JAMBO
http://www.indianetzone.com/photos_gallery/18/roseappletree_15942.jpg

LARANJA
http://ritasousa.net/wp-content/uploads/2008/10/laranja1.jpg

LIMÃO
http://www.agrapapaya.com/admin/midias/data/produto_limao.jpg

MAÇÃ
http://colunas.epocanegocios.globo.com/files/993/2009/11/maca.gif

MAMÃO
http://2.bp.blogspot.com/_1i7w9uqav5g/SRRaoddWHII/AAAAAAAAAC8/whNZgP3EKpI/s320/mamao%5B1%5D.JPG

MANGA
http://1.bp.blogspot.com/_cy9ZXh-k9H8/SS4udwxBcoI/AAAAAAAAFzA/ATEgUUG9wX4/s320/manga1.jpg

MANGABA

http://media.photobucket.com/image/MANGABA/videogospel/jesusvoltara/saude2/arquivos/mangaba.jpg

MEXERICA

http://www.taeq.com.br/data/documents/storedDocuments/%7BCF34F580-1D7D-44B4-B781-B2DB017A0EC7%7D/%7B72E38E0A-B886-4696-A3AF-7A6761997EC5%7D/tangerina.jpg

PÊRA
http://www.observatorioagricola.pt/AdvHTML_Upload/pera13.jpg

PITANGA

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/pitanga/imagens/pitanga-5.jpg

SAPOTI

http://3.bp.blogspot.com/_Xpwm2Fz6GIQ/ScENn73g3dI/AAAAAAAAAsI/5q9iqZIAFXg/s400/sapoti01.jpg

TOMATE
http://imagenes.acambiode.com/img-bbdd/Tomate.jpg

UMBU
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/umbu/imagens/umbu-12.jpg

UVA

http://www.es.gov.br/site/files/arquivos/imagem/uvarocha308.jpg

Avaliação

Verificar se o aluno identificou as rimas das palavras, realizando as atividades propostas.
Verificar se o aluno identificou as palavras nos jogos de cruzadinha, caça frutas e jogo da memória.
A produção escrita dos alunos auxiliará na elaboração de outras atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.