15/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
- Ler antes de saber ler convencionalmente.
- Desenvolver estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito.
- Ler um texto procurando relacionar aquilo que está sendo lido em voz alta com as palavras escritas.
- Criar uma nova versão para um texto memorizado.
- Ouvir um texto, lido em voz alta, com atenção.
A proposta desta atividade é criar outra versão para um texto conhecido, portanto é fundamental que os alunos conheçam a cantiga de cor.
1) Dividir a turma em duplas.
2) Providenciar as cópias da cantiga para a turma e distribuir no final da leitura coletiva.
3) Escrever o texto no quadro com o nome de um aluno (sugerimos para esta atividade a cantiga “A canoa virou”).
A CANOA VIROU
A CANOA VIROU
POR DEIXÁ-LA VIRAR
FOI POR CAUSA DA(O)
______________________________________
QUE NÃO SOUBE REMAR
SE EU FOSSE UM PEIXINHO
E SOUBESSE NADA
TIRAVA A(O)
________________________________________
DO FUNDO DO MAR.
4) Fazer, junto com a turma, a leitura cantada do texto. Professor, acompanhar com o dedo ou régua a leitura para que os alunos possam localizar os trechos do texto.
5) Apagar o nome e escrever o nome do outro aluno. Perguntar aos alunos:
o O que muda na cantiga?
o Há partes que continuam iguais?
o Será que na hora de escrever muda muita coisa ou não?
Essa reflexão permite que os alunos observem que, sempre que se repete um mesmo trecho da canção, as palavras são escritas do mesmo modo.
6) Finalizando a atividade da leitura coletiva, distribuir a cópia da cantiga para os alunos e pedir que criem outra versão, escrevendo os nomes de outras pessoas.
7) Convidar os alunos para ler em voz alta a sua versão.
8) Como atividade de “Para Casa” distribuir o texto “A barata diz que tem”. Comentar o texto com os alunos observando que nesta cantiga tudo que a barata diz que tem, ela não tem “ ... cama de marfim / ... capim”. O desafio será criar novas situações divertidas, deixando de lado a rima.
9) Acesse o endereço http://www.youtube.com/watch?v=Nr6sduBk0WA. Os alunos terão a oportunidade de ouvir e ver a sugestão da atividade do item 8 desta atividade.
10) Fixar as produções no “mural” da sala de aula e convidar alunos das outras salas para se divertirem com essas produções.
A BARATA DIZ QUE TEM
SETE SAIAS DE FILÓ
É MENTIRA DA BARATA
ELA TEM É UMA SÓ
AH AHA AHA
OH OH OH
ELA TEM É UMA SÓ
A BARATA DIZ QUE TEM
UM ANEL DE FORMATURA
É MENTIRA DA BARATA
ELA TEM É CASCA DURA
AH AHA AHA
OH OH OH
ELA TEM É CASCA DURA
A BARATA DIZ QUE TEM
UMA CAMA DE MARFIM
É MENTIRA DA BARATA
ELA TEM É DE CAPIM
AH AHA AHA
OH OH OH
ELA TEM É DE CAPIM
SUGESTÃO NOVA VERSÃO:
A BARATA DIZ QUE TEM
SETE SAIAS DE FILÓ
É MENTIRA DA BARATA
ELA TEM É UMA SÓ
AH AHA AHA
OH OH OH
ELA TEM É UMA SÓ
A BARATA DIZ QUE BEBE
ÁGUA E SUCO DE JILÓ
É MENTIRA DA BARATA
ELA BEBE É LEITE EM PÓ
AH AHA AHA
OH OH OH
ELA BEBE LEITE EM PÓ
A BARATA DIZ QUE ANDA
DE BICILETA E PATINETE
É MENTIRA DA BARATA
ELA ANDA É A PÉ
AH AHA AHA
OH OH OH
ELA ANDA É A PÉ
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!