Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


RECEITAS: CRIANDO A RECEITA DE UM BONEQUINHO SALGADO

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
ELAINE CRISTINE GONZAGA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Compreender o sentido global de uma história ouvida e comentada em sala.
• Compreensão da estrutura composicional do gênero receita.
• Escrita de receita culinária.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Organização e compreensão da estrutura do gênero lista.
Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética.

Estratégias e recursos da aula

Recursos: Vasilha, máscara e luvas descartáveis, colher e uma xícara.
Livro: O Bonequinho Doce. Autora: Alaíde Lisboa de Oliveira

Atividade 1

Professor inicie a aula explorando a capa do livro “Bonequinho Doce”: o nome da autora, da editora, o título.
Pergunte aos alunos: sobre o que eles acham que conta o livro? Quem é o bonequinho doce? Do que ele é feito? Quais são os animais que aparecem na capa do livro?


http://i.s8.com.br/images/books/cover/img5/254745_4.jpg

Leia a história para os alunos em roda e explore algumas capacidades de leitura, faça principalmente perguntas que auxiliem na compreensão global do texto. Por que Lucinha e Lalá fizeram um bonequinho doce? Quais foram os materiais utilizados para fazer o bonequinho doce? O bonequinho era obediente? Quem correu atrás do bonequinho doce? O que aconteceu com ele?
Finalizada a discussão peça aos alunos que tragam receitas culinárias para próxima aula.

Dica: Professor, caso você não tenha o livro “O Bonequinho Doce” de Alaíde Lisboa, acesse o site: http://www.4shared.com/get/72807267/769ec6da/Trabalho_com_o_livro_O_BONEQUI.html;jsessionid=EBA407B2607A9902EEA4A64CCFCBF5AF.dc156 e tenha acesso ao texto sem as imagens. É importante que você conheça o livro, as ilustrações para desenvolver este trabalho.

É IMPORTANTE PRINCIPALMENTE QUE AS CRIANÇAS TENHAM ACESSO AO SUPORTE ORIGINAL, QUE POSSAM MANUSEÁ-LO, EXPLORAR A RELAÇÃO TEXTO E IMAGEM.


Atividade 2

Faça uma grande roda e deixe disponível para consulta, as receitas trazidas. Peça aos alunos que observem quais passos devem ser seguidos para o preparo de uma receita, a diferença entre os ingredientes e o modo de preparo.
Escreva uma receita no quadro e peça que observem quantas partes a receita tem. Discuta com o grupo a função de cada uma das partes e também a do título.
Professor explique aos alunos que o texto da receita deve ser claro para o leitor e que por isso é dividido em partes, por exemplo. Discuta também quais são as funções de uma receita: quem usa, quando, pra quê etc.
Distribua uma cópia da receita “Docinhos de leite em pó” para os alunos e peça para que eles listem os ingredientes necessários para o preparo da receita.
Separe a turma em grupos de no máximo 5 alunos e faça um sorteio para que cada aluno traga um ingrediente da receita de “Docinhos de leite em pó” para próxima aula.

Docinhos de leite em pó

Ingredientes
• 2 xícaras de açúcar refinado
• 2 xícaras de leite integral em pó
• 50ml de leite de coco

Modo de preparo:
• Misture bem o açúcar com o leite em pó
• Aos poucos, acrescente o leite de coco e vá amassando até a massa atingir o ponto de ser enrolada

Atividade 3 - Preparando um bonequinho doce com a receita do docinho de leite em pó

Professor prepare um local limpo para a realização da receita.
Entregue aos alunos máscaras e luvas descartáveis, uma bacia e uma xícara para o preparo do docinho.
Separe a turma em grupos de no máximo 5 alunos e distribua uma cópia da receita de docinho de leite em pó.
Os grupos deverão preparar a receita seguindo as orientações.

Quando a receita estiver pronta, peça aos grupos que separem a massa em 4 partes. Distribua para os grupos anelina comestível das seguintes cores: azul, amarelo e vermelho, para que os alunos pinguem algumas gotas nas partes da massa.
Cada parte da mas sa ficará de uma cor.
• Cor branca: Será a cabeça e as mãos.
• Cor vermelha: Paletozinho e a boca do bonequinho doce.
• Cor azul: Chapeuzinho do bonequinho doce.
• Cor amarelo: Calça do bonequinho doce.

Cada aluno fará o seu bonequinho. Eles poderão utilizar os cravos da índia para fazer os olhos e o nariz.
Com os bonequinhos prontos os alunos poderão fazer a encenação da história, brincar com o bonequinho doce e depois degustá-lo.

Atividade 4


Professor separe a turma em duplas e faça um bate papo com os alunos. Se o bonequinho fosse salgado como seria a receita? O que vocês usariam no lugar do açúcar? Peça às duplas que criem a receita de um bonequinho salgado.
Monte um mural com as receitas criadas pelos alunos

Avaliação

Verificar se o aluno compreendeu a estrutura composicional da receita. Essa verificação ocorrerá quando as crianças escreverem, de forma mais ou menos autônoma, a receita do bonequinho salgado.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.