15/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
• Compreender o sentido global de uma história ouvida e comentada em sala.
• Compreensão da estrutura composicional do gênero receita.
• Escrita de receita culinária.
Organização e compreensão da estrutura do gênero lista.
Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética.
Recursos: Vasilha, máscara e luvas descartáveis, colher e uma xícara.
Livro: O Bonequinho Doce. Autora: Alaíde Lisboa de Oliveira
Atividade 1
Professor inicie a aula explorando a capa do livro “Bonequinho Doce”: o nome da autora, da editora, o título.
Pergunte aos alunos: sobre o que eles acham que conta o livro? Quem é o bonequinho doce? Do que ele é feito? Quais são os animais que aparecem na capa do livro?
http://i.s8.com.br/images/books/cover/img5/254745_4.jpg
Leia a história para os alunos em roda e explore algumas capacidades de leitura, faça principalmente perguntas que auxiliem na compreensão global do texto. Por que Lucinha e Lalá fizeram um bonequinho doce? Quais foram os materiais utilizados para fazer o bonequinho doce? O bonequinho era obediente? Quem correu atrás do bonequinho doce? O que aconteceu com ele?
Finalizada a discussão peça aos alunos que tragam receitas culinárias para próxima aula.
Dica: Professor, caso você não tenha o livro “O Bonequinho Doce” de Alaíde Lisboa, acesse o site: http://www.4shared.com/get/72807267/769ec6da/Trabalho_com_o_livro_O_BONEQUI.html;jsessionid=EBA407B2607A9902EEA4A64CCFCBF5AF.dc156 e tenha acesso ao texto sem as imagens. É importante que você conheça o livro, as ilustrações para desenvolver este trabalho.
É IMPORTANTE PRINCIPALMENTE QUE AS CRIANÇAS TENHAM ACESSO AO SUPORTE ORIGINAL, QUE POSSAM MANUSEÁ-LO, EXPLORAR A RELAÇÃO TEXTO E IMAGEM.
Atividade 2
Faça uma grande roda e deixe disponível para consulta, as receitas trazidas. Peça aos alunos que observem quais passos devem ser seguidos para o preparo de uma receita, a diferença entre os ingredientes e o modo de preparo.
Escreva uma receita no quadro e peça que observem quantas partes a receita tem. Discuta com o grupo a função de cada uma das partes e também a do título.
Professor explique aos alunos que o texto da receita deve ser claro para o leitor e que por isso é dividido em partes, por exemplo. Discuta também quais são as funções de uma receita: quem usa, quando, pra quê etc.
Distribua uma cópia da receita “Docinhos de leite em pó” para os alunos e peça para que eles listem os ingredientes necessários para o preparo da receita.
Separe a turma em grupos de no máximo 5 alunos e faça um sorteio para que cada aluno traga um ingrediente da receita de “Docinhos de leite em pó” para próxima aula.
Docinhos de leite em pó
Ingredientes
• 2 xícaras de açúcar refinado
• 2 xícaras de leite integral em pó
• 50ml de leite de coco
Modo de preparo:
• Misture bem o açúcar com o leite em pó
• Aos poucos, acrescente o leite de coco e vá amassando até a massa atingir o ponto de ser enrolada
Atividade 3 - Preparando um bonequinho doce com a receita do docinho de leite em pó
Professor prepare um local limpo para a realização da receita.
Entregue aos alunos máscaras e luvas descartáveis, uma bacia e uma xícara para o preparo do docinho.
Separe a turma em grupos de no máximo 5 alunos e distribua uma cópia da receita de docinho de leite em pó.
Os grupos deverão preparar a receita seguindo as orientações.
Quando a receita estiver pronta, peça aos grupos que separem a massa em 4 partes. Distribua para os grupos anelina comestível das seguintes cores: azul, amarelo e vermelho, para que os alunos pinguem algumas gotas nas partes da massa.
Cada parte da mas sa ficará de uma cor.
• Cor branca: Será a cabeça e as mãos.
• Cor vermelha: Paletozinho e a boca do bonequinho doce.
• Cor azul: Chapeuzinho do bonequinho doce.
• Cor amarelo: Calça do bonequinho doce.
Cada aluno fará o seu bonequinho. Eles poderão utilizar os cravos da índia para fazer os olhos e o nariz.
Com os bonequinhos prontos os alunos poderão fazer a encenação da história, brincar com o bonequinho doce e depois degustá-lo.
Atividade 4
Professor separe a turma em duplas e faça um bate papo com os alunos. Se o bonequinho fosse salgado como seria a receita? O que vocês usariam no lugar do açúcar? Peça às duplas que criem a receita de um bonequinho salgado.
Monte um mural com as receitas criadas pelos alunos
Verificar se o aluno compreendeu a estrutura composicional da receita. Essa verificação ocorrerá quando as crianças escreverem, de forma mais ou menos autônoma, a receita do bonequinho salgado.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/02/2012
Cinco estrelasAdorei.... PEna que aqui no interior nao consigo o livro. Amo a Alaide Lisboa.