Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brinquedos de sucata

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer as diversas formas de aproveitar materiais descartáveis através da construção de brinquedos.

- Trabalhar alguns movimentos de coordenação fina na confecção dos brinquedos e movimento mais globais na interação com os objetos.

- Coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas.

- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Pára-quedas

Duração: 25 minutos

Material: sacola plástica e jornal

Local: sala, pátio ou quadra

            O pára-quedas de sacola é feito apenas com duas sacolas plásticas e uma folha inteira de jornal. Sua confecção é simples, mas as crianças menores poderão precisar da ajuda do(a) professor(a) em alguns momentos.

Primeiramente amassa-se a folha de jornal até virar uma bolinha. Em seguida, coloca-se a bolinha de jornal dentro de uma das sacolas e torça e vire a sacola do avesso duas vezes e de um nó no final; como se estivesse confeccionando uma bolinha de meia. As alças de ambas as sacolas deverão ser cortadas  transformando-se em 4 pontas que deverão ser amarradas umas nas outras conectando ambas as sacolas (vide figura).  

Por fim, basta a criança lançar o pára-quedas para o alto e vê-lo aterrissar.

 undefined

Atividade 2 – Vai e Vem

Duração: 25 minutos

Material: garrafa pet, corda de varal, duréx colorido e fita adesiva

Local: sala, pátio ou quadra

Primeiramente corta-se o bocal de duas garrafas pets (1º passo) conectando-as pela base usando uma fita adesiva larga (2º passo). Corta-se uma corda de varal ao meio, de aproximadamente 10 mts (3º passo), fazendo um laço nas extremidades das 4 pontas para servir de empunhadura(4º passo). Por fim, passa-se as cordas por dentro dos bocais de pet (5º passo) e está pronto o vai e vem de garrafa pet. Os bocais podem ser decorados com duréx colorido.   

 undefined

Atividade 3 – Arminha

Duração: 25 minutos

Material: cano de pvc, duréx colorido e balão de festa

Local: sala, pátio ou quadra

            Para fazer a arminha é preciso colocar um pedaço de cano de pvc dentro do bocal de balão de festa (1º passo). Em seguida, passe-se um duréx colorido na junção entre o balão e o cano para prender um ao outro (2º passo). Por fim, basta colocar um feijão ou pedrinha dentro do balão puxar, apontar e soltar (3º passo).  

undefined

Atividade 4 – Cavalinho de pet

Duração: 25 minutos

Material: cabo de vassoura, duréx colorido, barbante, garrafa pet e canetinha

< em>Local: sala, pátio ou quadra

O primeiramente é preciso pegar uma garrafa de pet e dobrá-la pela metade como se fosse encontrar o bico da garrafa com o seu fundo. Em seguida, passa-se um duréx colorido no entorno da garrafa para mantê-la neste formato. Encaixe o bocal da garrafa na ponta de um cabo de vassoura e está pronto o cavalinho. Caso queira, pode-se decorar o cavalinho desenhando olhinhos com canetinha e amarrando um barbante no cabo de vassoura para servir de arreio.

undefined

Avaliação

Ao final da aula o(a) professor(a) poderá pedir às crianças para levar os brinquedos construídos para casa e pedir aos pais (mediante recado nas agendas) para tecer uma breve avaliação sobre a repercussão dos brinquedos construídos em suas rotinas no ambiente familiar.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Caroline Trentin, Celer Faculdade , Santa Catarina - disse:
    carolinemariart@gmail.com

    25/07/2013

    Cinco estrelas

    As atividades com sucata são maravilhosas. A reutilização dos materiais e demonstrar para os nossos alunos que com materiais que iriam para o lixo pode ser feito brinquedos, instrumentos músicas, jogos educativos, pedagógicos, entre outros recursos. Enfatizar e conscientizar na separação do lixo: plastico, vidro, papel, metal e orgânico. E explicar a importância de manter a cidade, escola, casa... limpa sempre.


  • ju-chagas2009@hotmail.com, EMEF Padre inácio , Paraíba - disse:
    ju-chagas2009@hotmail.com

    09/07/2011

    Cinco estrelas

    Achei interesante essa aula, pois o material de sucata é utilizado para confecção de brinquedos. Algumas vezes jogamos no lixo aquilo que é reaproveitavél. juberlândia chagas


  • ThaynaraR., Consuelo Coelho e Souza , Pará - disse:
    tataaholiveira33@hotmail.com

    02/10/2010

    Cinco estrelas

    Esse site é maraa :D Ameei <3


  • Soraia Cristina Cardoso Lelis, ESC DE EDUCACAO BASICA , Minas Gerais - disse:
    soraia@aromata.com.br

    13/06/2010

    Cinco estrelas

    Excelentes sugestões para brincadeiras com baixo custo e de alto valor educativo no sentido da construção do próprio brinquedo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.