Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reaproveitando e brincando

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer as diversas formas de aproveitar materiais descartáveis através da construção de brinquedos.

- Trabalhar alguns movimentos de coordenação fina na confecção dos brinquedos e movimento mais globais na interação com os objetos.

- Coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas.

- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Corta pé

Duração: 25 minutos

Material: jornal, corda de varal, areia, fita adesiva larga, duréx colorido

Local: sala, pátio ou quadra

            Inicialmente confecciona-se uma bolinha com papel amassado (1º passo). Em seguida, amarra-se com uma corda de varal a bolinha de papel (2º passo) arrematando a ponta da corda com um laço (3º passo). Por fim, Envolve-se a bolinha de papel com fita adesiva larga (4º passo) para evitar que a bolinha desmanche durante a brincadeira. As crianças brincam com o corta pé prendendo-o em um de seus tornozelos, girando a bolinha e saltando a corda com o outro pé.

undefined

Atividade 2 – Pé de lata

Duração: 25 minutos

Material: latas de achocolatado e corda de varal

Local: sala, pátio ou quadra

            Para fazer o pé de lata inicialmente fura-se a lata de achocolatado em dois lugares perpendiculares (1º passo). Em seguida, corta-se um pedaço de corda de varal passando dentro dos dois orifícios (2º passo) amarrando-os pelo lado de dentro da lata (3º passo). Por fim, realiza-se o procedimento novamente para a segunda lata (4º passo) e é se equilibrar em cima do pé de lata. A lata pode ser decorada com tinta guache. 

undefined

Atividade 3 – Galinha choca

Duração: 25 minutos

Material: copinho de iogurte, linha de papagaio, palito de picolé

Local: sala, pátio ou quadra

            A galinha choca é um brinquedo simples, de fácil confecção, mas provoca grande entusiasmo nas crianças. Primeiramente, fura-se o fundo de um copinho de iogurte (1º passo). Em seguida, passa-se uma linha de papagaio pelo orifício (2º passo) afixando sua ponta em um pedaço de palito de picolé (3º passo). Ao final, é necessário molhar as mãos antes de puxar o barbante e escutar o barulho da “galinha choca”.

 undefined

Atividade 4 - Bilboquê

Duração: 25 minutos

Material: garrafa pet, barbante, jornal, fita adesiva

Local: sala, pátio ou quadra

            O bilboquê é feito inic ialmente cortando-se o bico de uma garrafa pet (1º passo). Em seguida, fura-se a tampinha (2º passo) e passa-se um barbante pelo orifício afixando sua ponta a um pedaço de palito (3º passo). Amarra-se a outra ponta do barbante a uma bolinha de jornal (4º passo). Ao final, envolvi-se a bolinha com fita adesiva larga para evitar que a mesma solte e decora-se a garrafa com duréx colorido.

undefined

Avaliação

Ao final das atividades, o(a) professor(a) poderá realizar uma exposição dos brinquedos construídos, em um espaço comum da escola, acompanhada de um cartaz intitulado: “Reaproveitando e brincando”.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.