Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MODA, MÍDIA E JUVENTUDE

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

TELEMACO BORBA - PR

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

imagem do usuário

Maura Gislaine Barros

TELEMACO BORBA - PR

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

imagem do usuário

Eziquiel Menta

TELEMACO BORBA - PR

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Construção da identidade e da auto-estima
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender como a mídia tenta e muitas vezes consegue influenciar nossos desejos.

Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Influência da midia sobre os desejos pessoaia.

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Quantas vezes você se pegou em frente ao espelho reclamando do seu estilo, das suas roupas, enfim desejando ser quem você não é.

PROBLEMATIZAÇÃO

undefined

ESTOUFARTO.COM Disponível em: http://www.estoufarto.com/wp-content/uploads/2007/09/desejo4.jpg acesso em: 15/12/2009.

Como a mídia pode interferir em nossos desejos?

Será que tudo que a mídia nos oferecve é realmente bom?

INSTRUMENTALIZAÇÃO

undefined

ADRIANORANGEL.COM Disponível em: http://www.adrianorangel.com/mapas/wp-content/uploads/2008/05/moda.jpg acesso em: 15/12/2009.

O termo moda pode ser entendido como “uma forma de imitação que leva à disputa geral por símbolos superficiais e instáveis de status”, (SIMMEL, apud TRINCA, 2004, P.50), vem ao encontro “moda do corpo”.

Atividade

- Oriente os alunos para que realizem pesquisa e procurem estabelecer a relação do ser humano com o trato do corpo, ao longo da história e em diferentes culturas; está atividade poderá ser realizada em equipes de até cinco alunos.

- Após a coleta de dados realize uma discussão no grande grupo sobre quais foram os principais pontos detectados em cada pesquisa.

- Cada grupo deverá elaborar um painel explicativo sobre as conclusões evidenciadas após a pesquisa e as discussões, demonstrando as características de vários povos no trato com o corpo.

O cuidado com o corpo está passando por uma crescente atenção por parte de toda a mídia e da sociedade em geral, é fácil de perceber. Basta observarmos o número de clínicas de emagrecimento, novas academias, diferentes modalidades de exercícios físicos, pesquisas sobre calçados e roupas esportivas, suplementos alimentares. essa concepção de cuidado com o corpo procura transformar o movimento corporal em mercadoria de consumo.

o ser humano é manipulado de tal forma que o movimento por ele produzido deixa de ter expressão, sentido e espontaneidade, produzido, assim, o "ser humano ideal" (para o capitalismo).

Para que nossos alunos possam compreender um pouco mais sobre o assunto peça para que leiam a "Parábola das Estátuas Pensantes".

ROTEIROROMANCEADO.COM Disponível em: http://www.roteiroromanceado.com/flagrantes/img/opensador.jpg acesso em: 15/12/2009.

"À margem de um largo rio, ou talvez na encosta íngreme de uma montanha elevada, encontra-se uma fileira de estátuas . Elas não conseguem movimentar seus membros. Mas têm olhos e podem enxergar. Talvez ouvidos, também, capazes de ouvir. E sabem pensar. São dotadas de "entendimento". Podemos presumir que não vejam umas às outras, emboram saibam perfeitamente que existem outras. Cada uma está isolada. Cada estátua e m isolamento percebe q ue há algo acontecendo do outro lado do rio ou do vale. Cada uma tem ideia do que está acontecendo e medida sobre até que ponto essas ideias corresponde m ao que está acontecendo. Algumas acham que essas ideias simplesmente espelham as ocorrncias do lado oposto. Outras pensam que uma grande contribuição vem de seu próprio entendimento; no final, é impossível saber o que está acontecendo por lá. Cada estátua forma sua própria opini ão. Tudo o que ela sab e provem de sua própri a experiência. Ela foi sempre tal como é agora. Não se modifica. Enxerga. Observa. Há algo acontecendo do outro lado. Ela pensa nisso. Mas continua em aberto a questão de se o que ela pensa corresponde ao que lá está sucedendo. Ela não tem meios de se convencer. É imóvel. E está só. O abismo é profundo demais. O golfo é intransponível". (ELIAS, 1994, P.96).

A mídia, de forma geral, explícita ou implicitamente, não conduz a atitude de reflexão acerca dos problemas políticos ou sociais, sendo que a classe dominante procura, através dos meios de comunicação, impor ideias e conceitos de maneira subjetiva e inconsciente, produzindo, assim, modelos perfeitos de "seres humanos". Será a condição de "estátuias pensantes", na realidade, não é a forma na qual nós somos moldados para atender aos anseios da sociedade de consumo?

Não podemos deixar nos levar pela mídia, sempre observando que uma das melhores para se obter saúde é a prática de atividade física associada a uma boa alimentação.

Apresente aos alunos o recurso a seguir:

Vida legal [Esporte na escola]

Roteiro de Discussão

1. Será que todas as coisas que a mídia nos oferece, em relação à nossa beleza e juventude pode ser melhor do que a prática regular de atividade física?

2. Como podemos aliar saúde e beleza?

3. O que podemos fazer para termos uma vida legal?

4. Através de que o esporte melhora nossa saúde?

5. A mídia também tem sua parcela de culpa em nosso estresse diário?

CATARSE

Devemos assumir nossas realidades, aproveitando as experiências adquiridas ao longo do tempo, deixando de ser o que querem que sejamos, mas assumindo o que somos.

A moda e a mídia também fazem parte da cultura e são instrumentos poderosos de afirmação cultural. Por meio delas, a cultura pode influenciar o modo de agir e ser das pessoas. Pode impor ideias e conceitos a serem seguidos, mas que, geralmente, servem aos interesses das classes dominantes.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Assista com seus alunos o filme: Um homem chamado cavalo - (A Man Called Horse) Richard Harris - 1970 - EUA - 114 minutos.

Caso não encontre o filme, procure um filme que mostre uma cultura que você não conheça e procure o trato com o co rpo que essa cultura estabelece.

- Peça para que os alunos opinem, qual a ideia a respeito com o trato corporal? 

- Após a discussão reflita: você se acha explorado em relação às maneiras de "usar" o corpo?

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Vida legal [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

Moda, Mídia e Anorexia. Disponível em: http://www.artigonal.com/psicologia-e-auto-ajuda-artigos/moda-midia-e-anorexia-999169.html acesso em: 15/12/2009.

Avaliação

Através da participação na realização das atividades, através das intervenções e questionamentos realizados nos momentos de debate, levando-se em conta os novos conceitos formados por cada um.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.