17/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Experimentar uma vivência lúdica diferenciada através de brincadeiras com a água.
- Coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas.
- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos.
Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Aquecendo os motores
Duração: 25 minutos
Local: pátio ou quadra
Antes de fazer as brincadeiras com a água é interessante que o(a) professor(a) proponha algumas brincadeiras que envolvam muita movimentação para evitar que as crianças sintam frio. Por isso, como sugestão para começar as atividades a brincadeira do pegador, bem como suas variações, são excelentes alternativas. O pegador pode ser feito com as crianças vestidas com os seus trajes de banho.
Sugestões:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pega-pega
http://www.terrabrasileira.net/folclore/manifesto/jogos/j-pegar.html
Atividade 2 – Balão d’água
Duração: 25 minutos
Material: bexiga de borracha
Local: espaço gramado
A brincadeira do balão d’água consiste em realizar a tradicional brincadeira da batata quente utilizando uma bexiga de borracha cheia d’água. Entretanto, nessa brincadeira os participantes devem tomar cuidado para não deixar a bexiga estourar quando estiverem passando-a de uma mão para outra. Aquele que sobrar com a bexiga nas mãos quando a música parar deverá estourar a bexiga com as mãos.
Regras do jogo batata quente:
http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/578
Atividade 3 – Banho de mangueira
Duração: 25 minutos
Material: mangueira
Local: espaço gramado
O banho de mangueira consiste em uma simples atividade de brincar com a água que sai da mangueira. Em geral, o(a) professor(a) utiliza o jato da mangueira para molhar as crianças de diversas formas:
chuva – o(a) professor(a) esguicha o jato d’água para o alto simulando a chuva;
passando por baixo - o(a) professor(a) faz um jato de água paralelo ao chão e as crianças devem tentar passar por debaixo do jato sem se molhar
arco-íris: o(a) professor(a) esguicha um jato d’água bem fininho contra o raio de sol para que as crianças possam var as cores do arco-íris na água e tenham a impressão que estão tomando banho dentro do arco-íris.
Atividade 4 - Escorregando
Duração: 25 minutos
Material: lona plástica, mangueira e sabão
Local: espaço gramado
Utilizando uma grande lona plástica (aproximadamente 4x10m) o(a) professor(a) jogará água e sabão líquido em cima da lona para criar uma superfície escorregadia. Com isso, as crianças poderão correr na grama e deslizar sobre a lona de diversas maneiras (assentados, de barriga, de costas). Essa brincadeira pode ser feita também em um terreno em declive. De qualquer forma, é importante que a lona esteja sobre a grama, pois em caso de queda evita-se que as crianças não machuquem.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!