17/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Proporcionar uma interação com o meio aquoso afim de promover uma familiarização com esse ambiente.
- Trabalhar alguns movimentos básicos de deslocamento dentro d’água através de atividades simples e lúdicas.
- Coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas.
- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos.
Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
As atividades a seguir devem ser realizadas em uma piscina que possua uma profundidade de água que permita que todas as crianças consigam se manter em pé sem ficar com o rosto submerso. É conveniente que haja pelo menos a presença de dois(duas) professores(as) nesta aula, estando um(a) do lado de fora da piscina e o(a) outro(a) do lado de dentro.
Atividade 1 – Cavalo marinho
Duração: 25 minutos
Material: flutuador cilíndrico (espaguete)
Local: piscina
A brincadeira do cavalo marinho consiste em uma corrida dentro d’água. As crianças colocarão o flutuador por entre as pernas (como se estive montando no cavalo) e ficarão flutuando em um lado da borda da piscina. Ao sinal do(a) professor(a) as crianças deverão tentar atravessar a piscina, montadas no flutuador, até chegar na borda oposta da piscina. Quem chegar primeiro vence a corrida. É que as crianças estejam flutuando sem apoiar o pé no chão.
Atividade 2 – Bobinho molhado
Duração: 25 minutos
Material: bola de borracha
Local: piscina
O bobinho molhado é a adaptação da brincadeira do “bobinho” ou “peruzinho” para a piscina. Forma-se uma roda entre as crianças e uma delas ficará no meio para ser o bobinho. As crianças que estão em roda tentarão jogar a bola umas para as outras enquanto o bobinho tentará tomar a bola para si. Caso, alguém perca a bola para o bobinho, este deverá trocar de lugar com o bobinho.
Atividade 3 – Salva vidas
Duração: 25 minutos
Material: flutuador cilíndrico (espaguete)
Local: piscina
O(a) professor(a) colocará vários “espaguetes” dobrados no meio da piscina. As crianças ficarão posicionadas na borda de piscina e ao sinal do(a) professor(a) tentarão nadar (ou correr) em direção aos espaguetes e “resgatar” para a borda da piscina o máximo de espaguetes que conseguir. Entretanto, as crianças só poderão levar um espaguete por vez. A criança que resgatar mais espaguetes, vence a brincadeira.
Atividade 4 – Basquete molhado
Duração: 25 minutos
Material: bola de borracha, bóia circular (câmara de ar de pneu)
Local: piscina
O basquete molhado pode ser iniciado apenas como uma tentativa de acerta a bola dentro da bóia. Coloca-se a bóia no centro da piscina e as crianças poderão acertar a bola dentro da bóia de diferentes lugares e distâncias.
Em seguida, pode-se fazer o basquete propriamente dito, acrescentando mais uma bóia (uma distante da outra) e dividindo as crianças em duas equipes. O objetivo da brincadeira é tentar acertar a bola o maior número de vezes na bóia da equipe adversária e evitar que acertem na bóia de sua equipe.
Nessa brincadeira não é permitido afundar na água e nem ficar com a posse da bola durante muito tempo (máximo 5 segundos).O(a) professor(a) poderá pedir às crianças para fazer um desenho que expresse as sensações que as crianças tiveram na aula. Ao final da atividade o(a) professor(a) poderá conversar com as crianças sobre o que elas desenharam e o qual a impressão delas sobre a aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!