Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Por dentro d’água

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Proporcionar uma interação com o meio aquoso afim de promover uma familiarização com esse ambiente.

- Trabalhar alguns movimentos básicos de deslocamento dentro d’água através de atividades simples e lúdicas.

- Coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas.

- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

As atividades a seguir devem ser realizadas em uma piscina que possua uma  profundidade de água que permita que todas as crianças consigam se manter em pé sem ficar com o rosto submerso. É conveniente que haja pelo menos a presença de dois(duas) professores(as) nesta aula, estando um(a) do lado de fora da piscina e o(a) outro(a) do lado de dentro.

 

Atividade 1 – Cavalo marinho  

Duração: 25 minutos

Material: flutuador cilíndrico (espaguete)

Local: piscina

            A brincadeira do cavalo marinho consiste em uma corrida dentro d’água. As crianças colocarão o flutuador por entre as pernas (como se estive montando no cavalo) e ficarão flutuando em um lado da borda da piscina. Ao sinal do(a) professor(a) as crianças deverão tentar atravessar a piscina, montadas no flutuador, até chegar na borda oposta da piscina. Quem chegar primeiro vence a corrida. É  que as crianças estejam flutuando sem apoiar o pé no chão.

undefined

Atividade 2 – Bobinho molhado

Duração: 25 minutos

Material: bola de borracha

Local: piscina

O bobinho molhado é a adaptação da brincadeira do “bobinho” ou “peruzinho” para a piscina. Forma-se uma roda entre as crianças e uma delas ficará no meio para ser o bobinho. As crianças que estão em roda tentarão jogar a bola umas para as outras enquanto o bobinho tentará tomar a bola para si. Caso, alguém perca a bola para o bobinho, este deverá trocar de lugar com o bobinho.

Atividade 3 – Salva vidas  

Duração: 25 minutos

Material: flutuador cilíndrico (espaguete)

Local: piscina

            O(a) professor(a) colocará vários “espaguetes”  dobrados no meio da piscina. As crianças ficarão posicionadas na borda de piscina e ao sinal do(a) professor(a) tentarão nadar (ou correr) em direção aos espaguetes e “resgatar” para a borda da piscina o máximo de espaguetes que conseguir. Entretanto, as crianças só poderão levar um espaguete por vez. A criança que resgatar mais espaguetes, vence a brincadeira.

undefined

Atividade 4 – Basquete molhado

Duração: 25 minutos

Material: bola de borracha, bóia circular (câmara de ar de pneu)

Local: piscina

O basquete molhado pode ser iniciado apenas como uma tentativa de acerta a bola dentro da bóia. Coloca-se a bóia no centro da piscina e as crianças poderão acertar a bola dentro da bóia de diferentes lugares e distâncias.

Em seguida, pode-se fazer o basquete propriamente dito, acrescentando mais uma bóia (uma distante da outra) e dividindo as crianças em duas equipes. O objetivo da brincadeira é tentar acertar a bola o maior número de vezes na bóia da equipe adversária e evitar que acertem na bóia de sua equipe.

Nessa brincadeira não é permitido afundar na água e nem ficar com a posse da bola durante muito tempo (máximo 5 segundos).

undefined

Avaliação

O(a) professor(a) poderá pedir às crianças para fazer um desenho que expresse as sensações que as crianças tiveram na aula. Ao final da atividade o(a) professor(a) poderá conversar com as crianças sobre o que elas desenharam e o qual a impressão delas sobre a aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.