Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Corrida de Orientação: Conhecendo os pontos cardeais (Aula 7)

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer e identificar os pontos cardeais e colaterais.

- Identificar no mapa da escola onde estão localizados os pontos cardiais e colaterais.

Duração das atividades
50 min/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Nesta aula o professor perguntará aos alunos se alguém conhece os pontos cardeais e colaterais. Na medida em que os alunos vão identificando os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) e os colaterais (nordeste, sudeste, noroeste e sudoeste), o professor com um giz irá colocando no quadro na posição correta, até completar todos os pontos. Em seguida, o professor explicará que estes pontos servem para dar a direção correta para chegar num determinado lugar, este tipo de navegação é muito utilizado por aviões e navios, pois não existem ruas e estradas para se guiarem.

Na próxima atividade, os alunos receberão uma folha A4 com vários círculos marcados, um triângulo que será a posição de origem também contendo os pontos cardeais e colaterais.

Nesta atividade os alunos terão que unir as bolinhas com um traço, partindo do triangulo e chegando aos dois círculos concêntricos, seguindo as orientações cardeais do professor. O professor colocará a seguinte seqüência para os alunos seguirem: norte, leste, sul, sudoeste, sul e noroeste. Depois de concluído todos os alunos trocarão de folha com outro colega, para verificar se alguém fez diferente. Em seguida o professor mostrará o gabarito que ficará da seguinte forma:

Para finalizar o professor entregará o mapa da escola, trabalhado na aula anterior, para que os alunos marcarem todos os pontos cardeais. Para isso, o professor indicará, com o auxílio de uma bússola, onde fica o Norte, e os pontos restantes será de responsabilidade dos alunos.

Por fim, o professor reunirá a turma para uma avaliação da aula e explicará que na próxima aula haverá uma avaliação sobre tudo que foi trabalhado nas aulas de corrida de orientação.

Recursos Complementares

Sites: Clube de orientação da UFRJ: http://www.eefd.ufrj.br/coufrj


Federação de Orientação do Rio de Janeiro: http://www.forj.com.br/


Orientação.Net: http://www.orientacao.net

Avaliação

Como forma de avaliação o professor reunirá a turma e fará alguns questionamentos:

- Quais foram os pontos cardeais e colaterais trabalhados na aula?

- Qual a finalidade dos pontos cardeais e colaterais?

- Quais foram as dificuldades encontradas nas atividades da aula?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.