18/12/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Conhecer e identificar os pontos cardeais e colaterais.
- Identificar no mapa da escola onde estão localizados os pontos cardiais e colaterais.
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
Nesta aula o professor perguntará aos alunos se alguém conhece os pontos cardeais e colaterais. Na medida em que os alunos vão identificando os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) e os colaterais (nordeste, sudeste, noroeste e sudoeste), o professor com um giz irá colocando no quadro na posição correta, até completar todos os pontos. Em seguida, o professor explicará que estes pontos servem para dar a direção correta para chegar num determinado lugar, este tipo de navegação é muito utilizado por aviões e navios, pois não existem ruas e estradas para se guiarem.
Na próxima atividade, os alunos receberão uma folha A4 com vários círculos marcados, um triângulo que será a posição de origem também contendo os pontos cardeais e colaterais.
Nesta atividade os alunos terão que unir as bolinhas com um traço, partindo do triangulo e chegando aos dois círculos concêntricos, seguindo as orientações cardeais do professor. O professor colocará a seguinte seqüência para os alunos seguirem: norte, leste, sul, sudoeste, sul e noroeste. Depois de concluído todos os alunos trocarão de folha com outro colega, para verificar se alguém fez diferente. Em seguida o professor mostrará o gabarito que ficará da seguinte forma:
Para finalizar o professor entregará o mapa da escola, trabalhado na aula anterior, para que os alunos marcarem todos os pontos cardeais. Para isso, o professor indicará, com o auxílio de uma bússola, onde fica o Norte, e os pontos restantes será de responsabilidade dos alunos.
Por fim, o professor reunirá a turma para uma avaliação da aula e explicará que na próxima aula haverá uma avaliação sobre tudo que foi trabalhado nas aulas de corrida de orientação.
Sites: Clube de orientação da UFRJ: http://www.eefd.ufrj.br/coufrj
Federação de Orientação do Rio de Janeiro: http://www.forj.com.br/
Orientação.Net: http://www.orientacao.net
Como forma de avaliação o professor reunirá a turma e fará alguns questionamentos:
- Quais foram os pontos cardeais e colaterais trabalhados na aula?
- Qual a finalidade dos pontos cardeais e colaterais?
- Quais foram as dificuldades encontradas nas atividades da aula?
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/12/2010
Cinco estrelasmuuuuuuuuuuuuuuto legal
24/03/2010
Quatro estrelasAchei a aula ótima, muito criativa, com uma liguagem simples ao alcance do conhecimento dos nossos alunos eao mesmo tempo prazerosa. Parabéns professor!