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Jogos dos Povos Indígenas

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer as diversas práticas corporais que compõem os “Jogos dos Povos Indígenas” e as singularidades culturais das etnias que participam desse evento.

- Trabalhar algumas modalidades praticadas nos Jogos dos Povos Indígenas fazendo algumas adaptações para o contexto escolar.

- Coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas.

- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

As atividades descritas a seguir são inspiradas nas modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas que se realiza anualmente e conta com diversas etnias indígenas de todo o país.

Sugestão de pesquisa:

http://www.funai.gov.br/indios/jogos/6o_jogos/6_jogos.htm

http://www.funai.gov.br/indios/jogos/jogos_indigenas.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_dos_Povos_Ind%C3%ADgenas

Sugestão de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=8J2yXzPevJU

http://www.youtube.com/watch?v=gv_nR0cm2AM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=YYoXutF6NUI&feature=related

Atividade 1 – Cabo de guerra

Duração: 25 minutos

Material: corda

Local: quadra ou pátio

            A tradicional brincadeira do cabo de guerra é uma das modalidades com maior participação nos Jogos dos Povos Indígenas. Praticada por homens e mulheres a atividade pode contar com até dez integrantes em cada equipe.

            Na aula, o(a) professor(a) poderá dividir as equipes com o mesmo número de integrantes considerando o tamanho da corda, pois deve haver uma distância razoável entre os participantes que seguram a corda para evitar acidentes (exemplo: uma criança cair em cima da outra). É importante ressaltar que, considerando o esforço físico exigido nessa atividade, não é conveniente realizá-la sem intervalos de descanso.  

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Atividade 2 – Zarabatana

Duração: 25 minutos

Material: cano de plástico(ou pvc), cotonetes

Local: quadra ou pátio

É uma arma artesanal, semelhante a um cano longo, com aproximadamente 2,5 mts de comprimento, feito de madeira, com um orifício onde se introduz uma pequena flecha, de aproximadamente 15 cm. É uma arma muito utilizada pelos índios amazônicos para caçar animais e aves, por ser silenciosa e precisa. A prova consiste em atingir o alvo, que é uma melancia pendurada em um tripé, o maior número de vezes possível.

            Para realizar a atividade o(a) professor(a) pode providenciar algumas zarabatanas de brinquedo ou criar algumas utilizando tubos finos de plástico ou pvc e cotonetes como flecha. A brincadeira consiste em mirar um alvo a uma determinada distância e tentar acertá-lo o máximo de vezes.

Atividade 3 – Corrida com tora

Duração: 25 minutos

Material: colchão e barbante

Local: quadra ou pátio

            A corrida de tora é praticada por várias etnias indígenas e é realizada em rituais, festas e brincadeiras. Nas aldeias essa prática envolve vários momentos desde a ornamentação corporal e preparação da tora até a atividade propriamente dita.

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            Na adaptação dessa prática indígena o(a) professor(a) poderá usar colchões de espuma enrolados com barbante para substituir as toras de madeira. Em seguida, pode-se organizar uma corrida (duas crianças por vez) onde os participantes deverão correr uma determinada distância ou percurso carregando a “tora de colchão” sobre os ombros.

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Atividade 4 – Luta corporal

Duração: 25 minutos

Material: colchões

Local: quadra ou pátio

As lutas corporais são realizadas basicamente de duas formas diferentes, que varia de acordo com a etnia que a pratica. Uma é praticada em pé com os oponentes agarrados com os braços na altura da cintura, onde o objetivo é derrubar o adversário no chão. A outra maneira segue a mesma dinâmica da anterior, porém os indivíduos lutam ajoelhados.    

            Na adaptação dessas lutas o(a) professor(a) poderá realizá-las sobre colchões de espuma bem espessos. Dependo do espaço disponível forrado de colchões pode-se realizar várias lutas simultaneamente utilizando as técnicas de joelho e em pé. É fundamental que o(a) professor(a) ressalte a importância do carinho, do respeito e do zelo entre as crianças durante a atividade para evitar acidentes.

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Avaliação

O(a) professor(a) pedirá às crianças para um desenho em uma folha de ofício, onde cada uma poderá retratar a modalidade que mais gostou de praticar. Ao final, o(a) professor(a) poderá propor uma discussão com a turma sobre os registros feitos por elas (Qual foi a modalidade mais retratada? Qual o motivo da escolha de cada um?). Por fim, os desenhos poderão ser agrupados em um cartaz intitulado “Os Jogos dos Povos Indígenas”.

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