17/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
- Conhecer as diversas práticas corporais que compõem os “Jogos dos Povos Indígenas” e as singularidades culturais das etnias que participam desse evento.
- Trabalhar algumas modalidades praticadas nos Jogos dos Povos Indígenas fazendo algumas adaptações para o contexto escolar.
- Coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas.
- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
As atividades descritas a seguir são inspiradas nas modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas que se realiza anualmente e conta com diversas etnias indígenas de todo o país.
Sugestão de pesquisa:
http://www.funai.gov.br/indios/jogos/6o_jogos/6_jogos.htm
http://www.funai.gov.br/indios/jogos/jogos_indigenas.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_dos_Povos_Ind%C3%ADgenas
Sugestão de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=8J2yXzPevJU
http://www.youtube.com/watch?v=gv_nR0cm2AM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=YYoXutF6NUI&feature=related
Atividade 1 – Cabo de guerra
Duração: 25 minutos
Material: corda
Local: quadra ou pátio
A tradicional brincadeira do cabo de guerra é uma das modalidades com maior participação nos Jogos dos Povos Indígenas. Praticada por homens e mulheres a atividade pode contar com até dez integrantes em cada equipe.
Na aula, o(a) professor(a) poderá dividir as equipes com o mesmo número de integrantes considerando o tamanho da corda, pois deve haver uma distância razoável entre os participantes que seguram a corda para evitar acidentes (exemplo: uma criança cair em cima da outra). É importante ressaltar que, considerando o esforço físico exigido nessa atividade, não é conveniente realizá-la sem intervalos de descanso.
Atividade 2 – Zarabatana
Duração: 25 minutos
Material: cano de plástico(ou pvc), cotonetes
Local: quadra ou pátio
É uma arma artesanal, semelhante a um cano longo, com aproximadamente 2,5 mts de comprimento, feito de madeira, com um orifício onde se introduz uma pequena flecha, de aproximadamente 15 cm. É uma arma muito utilizada pelos índios amazônicos para caçar animais e aves, por ser silenciosa e precisa. A prova consiste em atingir o alvo, que é uma melancia pendurada em um tripé, o maior número de vezes possível.
Para realizar a atividade o(a) professor(a) pode providenciar algumas zarabatanas de brinquedo ou criar algumas utilizando tubos finos de plástico ou pvc e cotonetes como flecha. A brincadeira consiste em mirar um alvo a uma determinada distância e tentar acertá-lo o máximo de vezes.
Atividade 3 – Corrida com tora
Duração: 25 minutos
Material: colchão e barbante
Local: quadra ou pátio
A corrida de tora é praticada por várias etnias indígenas e é realizada em rituais, festas e brincadeiras. Nas aldeias essa prática envolve vários momentos desde a ornamentação corporal e preparação da tora até a atividade propriamente dita.
Na adaptação dessa prática indígena o(a) professor(a) poderá usar colchões de espuma enrolados com barbante para substituir as toras de madeira. Em seguida, pode-se organizar uma corrida (duas crianças por vez) onde os participantes deverão correr uma determinada distância ou percurso carregando a “tora de colchão” sobre os ombros.
Atividade 4 – Luta corporal
Duração: 25 minutos
Material: colchões
Local: quadra ou pátio
As lutas corporais são realizadas basicamente de duas formas diferentes, que varia de acordo com a etnia que a pratica. Uma é praticada em pé com os oponentes agarrados com os braços na altura da cintura, onde o objetivo é derrubar o adversário no chão. A outra maneira segue a mesma dinâmica da anterior, porém os indivíduos lutam ajoelhados.
Na adaptação dessas lutas o(a) professor(a) poderá realizá-las sobre colchões de espuma bem espessos. Dependo do espaço disponível forrado de colchões pode-se realizar várias lutas simultaneamente utilizando as técnicas de joelho e em pé. É fundamental que o(a) professor(a) ressalte a importância do carinho, do respeito e do zelo entre as crianças durante a atividade para evitar acidentes.O(a) professor(a) pedirá às crianças para um desenho em uma folha de ofício, onde cada uma poderá retratar a modalidade que mais gostou de praticar. Ao final, o(a) professor(a) poderá propor uma discussão com a turma sobre os registros feitos por elas (Qual foi a modalidade mais retratada? Qual o motivo da escolha de cada um?). Por fim, os desenhos poderão ser agrupados em um cartaz intitulado “Os Jogos dos Povos Indígenas”.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!