Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os jogos, as brincadeiras e a cultura popular

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir coletivamente um conceito para cultura;

Compreender os jogos e as brincadeiras enquanto expressão cultural de diferentes regiões;

Ampliar o acervo pessoal e coletivo acerca dos jogos populares;

Construir coletivamente um mapa do Brasil, destacando as brincadeiras mais comuns das diferentes regiões.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos: Site mapa do brincar, cópias do mapa do Brasil.

Atividade 1: trabalhando com o conceito de cultura


Iniciar a aula questionando à turma o que eles entendem por cultura. Após as respostas dadas pelos alunos, destacar que a cultura é composta por um conjunto de comportamentos, manifestações e costumes construídos e transmitidos coletivamente pela (e na) sociedade. Tais costumes, tem relação direta com as características sociais,econômicas e geográficas das diferentes comunidades e, que, a escola tem também o papel de difundir, preservar e refletir sobre a cultura popular brasileira. Dando continuidade, apontar que trabalharemos com um dos elementos da cultura popular brasileira, os jogos e as brincadeiras. Para tal, convidar a turma para realizar no laboratório de informática da escola, uma pesquisa sobre os jogos e as brincadeiras mais característicos das regiões brasileiras (registrar as brincadeiras encontradas: nome, como se brinca e local de origem). Este projeto de trabalho poderá ser desenvolvido em conjunto com as disciplinas de história e geografia na tentativa de identificar os aspectos que influenciam as formas de brincar nas diferentes regiões do Brasil.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/

Site mapa do brincar

Atividade 2: Montando um mapa de brincadeiras

Neste momento, a turma será convidada a montar um mapa com as brincadeiras pesquisadas na internet. Cada aluno de posse de uma cópia do mapa do Brasil deverá montar uma legenda colorida apontando o nome dos jogos e das brincadeiras respectivas das regiões brasileiras. Os mapas deverão ser expostos em um painel na escola.


Atividade 3: Experimentando as brincadeiras pesquisadas

Nesta atividade o professor precisará combinar com a turma uma forma de organizar a escolha e a distribuição das brincadeiras para serem realizadas em cada aula. O objetivo é que todas as brincadeiras pesquisadas sejam vivenciadas pela turma.

Avaliação

Construindo o livro “Jogos das regiões do Brasil”

Após as pesquisas e experimentação das brincadeiras, o próximo passo será sintetizar o trabalho através da compilação de todas as brincadeiras pesquisadas pelas crianças. Para isso, a proposta é construir coletivamente um livro organizado com as cinco regiões brasileiras e suas respectivas brincadeiras. As ilustrações poderão ser feita pelas próprias crianças. Não se esquecer de inserir na apresentação do livro o conceito de cultura elaborado pela turma.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.