Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bota um, bota dois: vamos contar?

 

15/02/2010

Autor e Coautor(es)
Melina Brasil Silva Resende
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Rita Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar seu repertório musical;
  • Aprofundar o conhecimento dos números;
  • Ampliar suas noções de sequênciação numérica.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deve ter trabalhado os números e sequência numérica.

Estratégias e recursos da aula

Inicialmente prepare “ovos” de cartolina amarela (recorte no formato de ovo) e escreva em cada ovo um numeral de 1 a 10. Espalhe pela sala de maneira que fiquem escondidos, mas ao alcance das crianças.
Apresente a música “ A Galinha do vizinho”:
A GALINHA DO VIZINHO
BOTA OVO AMARELINHO
BOTA UM, BOTA DOIS,
BOTA TRÊS, BOTA QUATRO,
BOTA CINCO, BOTA SEIS,
BOTA SETE, BOTA OITO,
BOTA NOVE, BOTA DEZ.

Após cantarem, diga para os alunos procurarem pela sala os ovos da galinha que têm escrito os numerais. Após encontrarem, peça para se organizarem em sequência de 1 a 10, como está na música. Agora comecem a cantar; cada criança irá falar seu número na sequência que aparecer na música.
Após este momento, entregue folhas às crianças e diga-lhes para escreverem os numerais em sequência. Faça desenhos de galinha ou galinheiro, e os ovinhos serão onde eles escreverão os números.

Também podem ser realizadas outras atividades de contagem, como fazer bolinhas de papel crepom e encher uma cesta com determinadas quantidades de bolinhas. Explore bem as possibilidades que esta música oferece!

Recursos Complementares

• Folhas de jornal ou outro tipo de papel para dobradura;
• Cartaz com a letra da música para realização de atividade;
• Fichas de papel.

Avaliação

Analisar se os alunos aprenderam a música; se reconheceram os numerais e se ampliaram seus conhecimentos sobre seqüência numérica.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 2/3 - 66.67%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • edna gomes, JARDIM PARARANGABA DO EMEI , São Paulo - disse:
    reosantos@ig.com.br

    27/04/2011

    Três estrelas

    as músicas que envolvem contagem podem ser um recurso à mais para a aquisição de série numérica. Algumas músicas precisam ser adaptadas, pois se houver plavras intercaladas não ocorrerá apropriação da sequência. Na verdade o ideal seria: A galinha do vizinho bota ovo amarelinho. bota 1,2,3,4,5,6... abraços!


  • Bruna Cruz, Instituto Analice , Rio de Janeiro - disse:
    broops.reggae@hotmail.com

    10/11/2010

    Cinco estrelas

    Adorei! Muito boa! Eles irão ter mais interesse, tendo em objetivo o conhecimento. Muito legal!


  • simone ramos, ESC MUN NOVA STETTIN , Santa Catarina - disse:
    ramos.simone70@hotmail.com

    04/05/2010

    Três estrelas

    bom


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.