16/06/2008
José Eduardo Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
1ª Aula: Motivação / Introdução (15 min.)
A capacidade de flutuar das embarcações é uma questão que normalmente causa muitas dúvidas nos alunos. É comum se perguntarem como um barco de ferro consegue flutuar ao passo que um prego de mesmo material afunda na água. No caso do submarino essas questões são ainda mais complexas, pois o mesmo consegue controlar a sua profundidade. Essa aula usará questões relacionadas à operação de um submarino como recurso para discussão de aspectos físicos envolvidos na capacidade de flutuar dos corpos.
Figura 01 – Aspecto de um Ludião feito com uma garrafa PET e uma ampola de vidro.
Cuidado! A garrafa deve ser manuseada na vertical. N& atilde;o a vire, pois isso pode encher a ampola de água “naufragando” assim o Ludião.
2ª Aula: Na sala de informática (50 min.)
Agora a atividade será feita em um laboratório de informática onde abordaremos a mesma situação empregando dois Objetos de Aprendizagem.
1. O Objeto de Aprendizagem escolhido será o de nome: “Hidrostática” (Fig. 02). Esse Objeto de Aprendizagem aborda a conceitos relacionados a capacidade de flutuar de um submarino. Além de simular os movimentos de submersão e imersão, essa simulação apresenta ainda informações sobre:
* Pressão;
* Profundidade (também na forma de gráfico de Pxt);
* Aceleração;
* Velocidade vertical (também na forma de gráfico de Vxt);
* Vetores de Força Peso (seta vermelha) e Empuxo (seta verde).
Figura 02 – Forças atuantes em um submarino. Disponível em: http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/concurso2006/hidrostatica/index.html
Esses dados permitem que o aluno verifique de forma simultânea o movimento e as reações das outras grandezas físicas envolvidas. A ação que alterará esses parâmetros é a variação da densidade do submarino o que pode ser conseguido tal como no caso do Ludião com o bombeamento de água para dentro ou para fora do submarino (fato esse, ilustrado pelo aumento ou diminuição de água nos tanques de lastro (apresentado no campo inferior direito da página). A interatividade do aluno com o movimento será grande, pois ele poderá através de uma barra móvel controlar a densidade da embarcação.
Partiremos agora para um maior aprofundamento do fenômeno através de um outro Objeto de Aprendizagem.
2. O Objeto de Aprendizagem escolhido será o de nome “Experimentando a Hidrostática” (Fig. 03). Esse Objeto de Aprendizagem traz alguns princípios importantes da hidrostática como:
* Conceito de densidade ou massa específica;
* Conceitos de pressão e pressão em líquidos;
* Princípio de Pascal;
* Princípio de Arquimedes.
Esse último será particularmente importa nte, pois o conceito de empuxo deriva do Princípio de Arquimedes. A figura 03 ilustra algumas imagens desse objeto com as quais os alunos se depararão.
Fi g . 03_A) Ao selecionar o campo “empuxo” uma série de situações será aprese n tada ao aluno ele poderá alterar o tipo de forma do recipiente (cilíndrico; cônico; trapézio), bem como o tipo de líquido contido no recipiente (água; óleo; mercúrio) e material do objeto a ser colocado no líquido (bola de isopor; de chumbo; de t ênis). Feito isso é possível simular a capacidade de flutuar do corpo. É interessante lembrar que os parâmetros de densidade do líquido e da bola são relevantes no processo, mas que a forma do recipiente não é.
Fig.03_B) Nessa guia o aluno pode ter maiores informações sobre o Princípio de Arquimedes bem como da força de empuxo que surge em qualquer corpo submerso e que depende apenas do peso do líquido deslocado. Essa explicação poderá desencadear uma discussão mediada pelo professor onde o conceito do empuxo será formalizado e trabalhado com os alunos.
Figura 03 – Forças atuantes em um submarino. Disponível em: http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/concurso2006/exphidrostatica/index.html
Quatro estrelas 36 classificações
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09/11/2014
Cinco estrelasO assunto apresentado é bem difícil. Por isso, eu acho que o professor usou muitas estratégias para chegar ao seu objetivo, que os alunos aprendam. A aula foi bem preparada, estruturada e em condições de oferecer ao aluno um momento de aprendizagem.
01/07/2011
Cinco estrelasMuito boa a sua aula. Completa, pois de uma experiência prática, onde os alunos confeccionaram o objeto de estudo, como puderam utilizar outros recursos para aprofundar o tema estudado. Parabéns!
07/06/2011
Cinco estrelasÓtimo professor o senhor está de parabéns EXCELENTE!!
15/10/2010
Cinco estrelasFantástico! Na verdade eu nunca conseguia planejar bem uma aula. Fiquei impressionado com a sua capacidade de agregar de modo minucioso as informações sobre o assunto e ainda disponibilizar recursos de mídias para fixação do conteúdo. Eu também gostaria de ter tido aulas assim quando estudei no passado. Parabéns!!!
25/09/2010
Cinco estrelasUma aula que eu gostaria de ter tido.... quando aluna do Ensino Médio nos anos 90.... Adorei....
20/09/2010
Quatro estrelasachei esse trabaho muito interessante,e bom ter acesso a novos conhecimentos
05/09/2010
Cinco estrelasAchei muito interssante essa aula e criativa também.
05/09/2010
Cinco estrelasparabéns, professor. Todos os objetivos são possíveis de ser alcançados com estes recursos. Além de ser uma aula que faz com que todos os alunos consigam entender e apreender os conceitos que teoricamente é de dicifil assimilação dos mesmo.
05/09/2010
Cinco estrelasÓtima aula, assim dinamiza a aprendizagem e fixa o conhecimento dos alunos.
04/09/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante a confecção de ludiões, feita pelos alunos. Pois dessa maneira eles puderam assimilar o porquê da flutuação dos navios e barcos. Parabéns professor!!!
02/09/2010
Cinco estrelasGostei muito de sua aula, você conseguiu interligar todos os seus objetivos, começando pela motivação, depois partiu para a prática através da experiência do ludião e chegando à teoria, com o uso do computador. Se eu fosse uma aluna do ensino médio, mesmo não gostando de física, gostaria de ter participado dessa aula, pois foi bem motivadora e diferente. Parabéns, Ronaldo César de Oliveira Paula.
28/08/2010
Cinco estrelasExelente, abrangente e motivadora, mas ainda poderia ter mais recursos de mídia além da sala de informática.
28/08/2010
Quatro estrelasGostei muito da sua aula. Me fez lembrar uma aula sobre pressão para EF, em que usei garrafa PET para demonstrar a pressão exercida pela água. Os recurso de mídia utilizados, envolvem os alunos, pois fazem parte do dia a dia deles.
25/08/2010
Cinco estrelasGOSTEI MUITO, SEMPRE QUE ACESSO FICO OBSERVANDO ESSA EXCELENTE AULA.
07/04/2010
Quatro estrelasMuito boa aula, simples, objetiva e muito links legais, parabéns professor.
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei a atividade, pois com certeza , os alunos entenderão muito mais alguns conceitos da Física. E muito além disso, participarão efetivamente da aula.
24/03/2010
Cinco estrelasACHEI A SUA SUGESTÃO DE AULA EXCELENTE.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa a sua sugestão de aula. Trabalho a muito tempo com física a nível de 8ª série e ainda não tinha conseguido um material tão interessante. Gostaria de obter mais recursos na área de física ou química. Obrigada. Analice
24/03/2010
Cinco estrelasMUITO BOA! EU JA HAVIA USADO O MERGULHADOR DE DESCARTES.
24/03/2010
Quatro estrelasOlá!Achei a aula dinâmica e interativa,levando os alunos a saírem da sala de aula com objetivo,sem deixá-los dispersar,ao mesmo tempo utilizando objetos fáceis de conseguir para experimentos.Um abraço,Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasLevei meus alunos do primeiro ano do ensino médio para o laboratório para fazer a mesma experiência, a surpresa deles foi muito grande e ficou fácil para dar continuidade no tema.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito legal, uma aula com recurso é outra coisa! Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasProfessor Gostei da sua aula. É prática e clara de fácil entendimento.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei esta sugestão de aula muito interessante, acredito que todo tipo de aula que envolve a experimentação concreta como esta torna o processo de construção de conhecimento mais significativo e permanente.
24/03/2010
Quatro estrelasPenso como seria rica a nossa capacitação que tivessemos mais professor es assim enquanto estávamos no colégio. Prezado professor Parabéns. Sorte do grupo que tem desfrutado de suas aulas. Continui. Amei seu projeto, é bastante complexo pra minha vivência mais gostaria de participar mais de perto de atividades assim .
24/03/2010
Cinco estrelasACHEI A SUA SUGESTÃO DE AULA EXELENTE.
24/03/2010
Três estrelasA aula aborda temas interessantes e poderia ser usda também em aulas de óptica
24/03/2010
Quatro estrelasRonaldo, que bom esta sua aula. O Ludião produzido só nos mostra uma coisa: é necessário e urgente uma metodologia didatica ao tratar de assuntos que por vezes nos deixa apenas preso a recursos como livro e quadro. Produzir um material concreto e que simule o objeto a ser aprendido, em função de nao podermos estar perto dele (o submarino, por exemplo) é algo muito louvavel. Isso aproxima o aluno do seu cotidiano, da sua realidade social, de sua vivencia e eperiencias de vida. Parabens!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa a sua sugestão de aula. Trabalho a nove anos com física a nível de 8ª série e ainda não tinha conseguido uim material tão interessante. Gostaria de obter mais recursos na área de física ou química............ Grata! Divanilde
24/03/2010
Quatro estrelasmuito bem elaborada esta aula, nada como a pratica para cativar os alunos, este assunto só na teoria os alunos não imaginam a grandeza que é felicidade de ver seus projetos dando certo. bom seria se tivéssemos recursos para criação de pequenas embarcações para deixar como exposição na escola.
24/03/2010
Quatro estrelasAula dinâmica e sugestiva. Meus alunos vão gostar muito.
24/03/2010
Quatro estrelasOlá Professor! Achei interessante sua aula, apesar de achar que não se aproxima dos meus alunos....quem acabou aprendendo fui eu, pois também não sabia o que era um rubião....acredito que todas as aulas de ciências, devem ser com concretas, com o aluno realizando experiências e participando ativamente das mesmas....um abraço....Mara Branco
24/03/2010
Quatro estrelasOlá Ronaldo Gostei muito da sua sugestão. Você utilizou dois elementos fundamentais no meu ponto de vista. A construção de um elemento que se aproxima da realidade – Ludião, feita pelos próprios alunos e ainda finalizou com o Objeto de Aprendizagem, recurso que simula alguns princípios necessário para que o objeto flutue na água. Um grande abraço Nájla Cristina
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns pelo seu empenho em desenvolver uma atividade prática. Realmente, o Ludião é algo muito mais próxima da realidade deles do que um submarino. E você em suas aulas conseguiu aproximar os conceitos. Gostaria de saber qual o resultado das suas aulas. Os alunos realmente conseguiram se aproximar dos conceitos sugeridos no experimento. O que foi mais significativo para eles o ludião ou o uso das ferramentas no laboratório de informática.
24/03/2010
Quatro estrelasOlá Professor! Gostei bastante da sua aula. Foi uma fonte de conhecimentos para mim pois eu não conhecia o ludião. Aulas assim conseguem ir muito mais além da teoria, fixam conteúdos e aproximam os alunos do concreto. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasSeus alunos jamais esquecerão sua aula professor. Elaborar atividades práticas e utilizar recursos visuais permitem um aprendizado concreto.