Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONTOS DE FADAS - CONHECENDO MELHOR ESTE GÊNERO LITERÁRIO.

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião, Glória Maria Oliveira e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer as características deste gênero literário.           

Escrever novos contos  a partir dos contos já existentes.         

Construir o repertório de leitura e escrita.

Identificar palavras características do gênero literário.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participar da aula os alunos já deverão conhecer alguns contos de fadas.

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS DA AULA:

Livros de contos de fadas.

Papel e lápis.

Cópias da história escolhida pelo grupo.

ESTRÁTEGIAS DA AULA:

PRIMEIRA ATIVIDADE: motivadora

Professor inicie sua aula convidando os alunos para uma roda. Coloque no centro da roda alguns livros de contos de fadas.

Pergunte o que essas histórias têm em comum.  

É esperado que os alunos consigam dizer que  todas são contos de fadas. Para essa aula é importante que os contos já sejam conhecidos dos alunos.

 Leia para seus alunos esta explicação sobre o que são contos de fadas extraída do site de busca Wikipédia.

"Os contos de fadas são uma variação do conto popular ou fábula. Partilham com estes o fato de serem narrativas curtas transmitidas oralmente e onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal. Caracteristicamente envolvem algum tipo de magia, metamorfose ou encantamento, e apesar do nome, animais falantes são muito mais comuns neles do que as fadas propriamente ditas. Alguns exemplos: "Rapunzel", "Branca de Neve e os Sete Anões" e "A Bela e a Fera".

Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Contos_de_fadas 

 Na roda utilize os livros de contos de fada que tem em sala ou na biblioteca da escola.

Veja abaixo algumas sugestões de contos de fadas.

SEGUNDA ATIVIDADE: manuseio dos livros

Após a conversa sobre os contos de fadas, deixe que os alunos manuseiem os livros, para isso é importante disponibilizar mais livros que a quantidade de alunos da sua turma. Coloque em exposição  a mesma história em versões e  publicações diferentes para proporcionar maior riqueza de conhecimento dos alunos e possibilidade de comparação entre as edições.

TERCEIRA ATIVIDADE: registro do nome da história escolhida por cada grupo

Anuncie que a turma deve se dividir em cinco grupos.

Depois da turma organizada peça para que cada grupo escolha um conto para desenvolver o trabalho.

Converse com seus alunos para explicá-los que o trabalho será reescrever um conto de fadas e inserir na história personagens de outros contos.

Após a escolha de cada conto pelos grupos, anote na lousa ou em uma folha de papel  pardo, o nome das histórias, o grupo responsável em recriar a história e as personagens de cada história.

Esse registro é importante para ajudar os alunos ainda em fase inicial da escrita e também para relembrar as personagens que podem entrar nas outras histórias.

QUARTA ATIVIDADE: descobrindo as características dos contos de fadas.

Cada grupo deverá receber uma cópia da história para cada aluno.

Peça para que cada grupo leia a história coletivamente e depois individualmente.

Depois solicite aos grupos que marquem no texto as características comuns entre os contos de fadas.

Diga ao grupo para anotar as conclusões.

Propicie um momento de troca entre a turma ouvindo o que cada grupo anotou como características de contos de fadas.

Vá intermediando as apresentações ajudando a turma na organização de uma lista com as características dos contos de fadas.

Veja algumas das características dos contos de fadas:

 • Problemática existencial: morte, vida, amor, envelhecimento, separação, sexualidade, dilemas edipianos, rivalidades fraternas, etc.

• Início feito para partir do aqui e do agora, mostrando que a história se passa longe do mundo real: “Era uma vez...” “Há muitos e muitos anos...” 

• Final feliz:  “E viveram felizes para sempre...”

• Obstáculos a vencer.

• Elementos de encantamento e dicotomia: bem versus mal.

• Narrativa: complexa, com a presença de muitos diálogos.

• Presença de um narrador: figura que detém todo o conhecimento e que é “dono da vida” dos personagens.

• Vocabulário rico.

• Presença de castelos (resquícios medievais) e bosques (onde o encantamento acontece).

• Presença marcante da natureza.

• Abordagens de relações: pai, mãe, madrasta, madrinha (conceito social de apadrinhamento).

QUINTA ATIVIDADE: reescrita do conto

Entregue para cada grupo uma folha pautada e apresente para a turma a próxima proposta de trabalho, que consiste em cada grupo reescrever o conto escolhido incluindo na história uma ou mais personagens de um dos contos listados.

Explique os procedimentos para organização do trabalho, valorizando a importância de todos na elaboração do texto.

Depois das ideias já pensadas, peça para  que cada grupo escolha um aluno para ser o escriba do grupo. O grupo também pode decidir que todos terão um momento  para escrever.

Lembre a turma que os contos que estão escrevendo deverão apresentar as mesmas características que a turma concluiu pertencerem aos contos de fadas.

Durante a atividade passe pelos grupos para tirar dúvidas, ajudar na organização das ideias ou na organização do grupo, não deixando que alguns alunos fiquem dispersos.

Após todos os grupos terminarem a  tarefa deixe que cada grupo leia a sua história para a turma.

SEXTA ATIVIDADE: avaliação

Terminada a leitura avalie a atividade com a turma.

Pergunte se eles gostaram de criar as histórias.  

Verifique se todos os grupos colocaram, em suas histórias, as  características desse gênero textual.

SÉTIMA ATIVIDADE:

Para finalizar faça uma cópia ampliada da história original de cada grupo e uma da história que o grupo escreveu, junte a ilustração e componha um mural com o título:  "CONTOS DE FADAS - CONHECENDO MELHOR ESTE GÊNERO LITERÁRIO."

Recursos Complementares

Professor para saber mais sobre os contos de fadas sugiro o site abaixo. A leitura será enriquecedora para o professor e também, caso julgue adequado à sua turma, selecione algumas informações para ler com seus alunos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Contos_de_fadas 

No site abaixo, da Revista Nova Escola, o professor vai encontrar informações e dicas para desdobramentos desta aula.

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/maravilhoso-mundo-contos-fadas-423384.shtml?page=0 

Avaliação

A avaliação acontecerá durante toda a aula, onde o professor deverá observar através da participação dos alunos e da produção dos textos, se os alunos reconheceram as características do gênero literário trabalhado e conseguiram escrever novos contos  a partir dos contos já existentes.         

O professor também deverá observar a partir das produções escritas se a turma ampliou o repertório de leitura e escrita e identificou nos textos dos contos palavras características do gênero literário.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • divino ferreira da silva, Subsecretaria de Educação , Goiás - disse:
    divinoferreira2009@gmail.com

    30/11/2010

    Cinco estrelas

    gostei muito de estar trabalhando com aulas preparadas apartir da sua, valeu e muito poder estar compartilhando com meus alunos, esse trabalho tão brilhante realizado por voce amiga de profissão,o lado positivo de estar em sala de aula é poder estar compartilhando saberes. parabens.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.