15/02/2010
Rita Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Reconhecer os numerais e relacionar com a quantidade correspondente; Ampliar seu vocabulário; Desenvolver a linguagem oral e escrita.
Conhecer os numerais até o 6 e o alfabeto.
I Momento:
Para estimular o trabalho em duplas faça a seguinte dinâmica: prepare fichas contendo números de 1 a 6 (Utilize cores variadas , mas que combinem, por exemplo: dois números 1 vermelhos, dois números 2 azuis, e, assim sucessivamente para que seja possível formar duplas.) Entregue uma ficha para cada aluno e peça para que eles circulem pela sala. Ao som de uma música somente instrumental, oriente os alunos a trocarem as fichas entre si, falando a seguinte frase, por exemplo: “Troco um número 1 azul por um número 6 vermelho!” Explore a atividade de 3 a 5 minutos. Ao final, peça para os pares se aproximarem e escolherem seus lugares.
Mostre para os alunos dois dados, o primeiro com números de 1 a 6 e o segundo com as seguintes letras P, C, L e F (escolha duas delas para repetir, professor tenha liberdade para escolher letras que sejam de interesse do grupo).
A regra é a seguinte: para cada número sorteado deve ser sorteada uma letra, assim a dupla deverá dizer “x” palavras que iniciem com aquela letra. Por exemplo: foram sorteados o número 2 e a letra L, os alunos deverão dizer duas palavras que iniciem com a respectiva letra, Lua e Livro.
Explique para os alunos que cada dupla se dirigirá à frente do grupo e que de posse dos dois dados irão jogá-los, um de cada vez e o registro será feito pelo professor no quadro da seguinte forma:
JOGO DAS PALAVRAS
NÚMEROS OU QUANTIDADE
PALAVRAS
3 P
PATO, PANELA PORTA
1 C
CASA
Com as duplas organizadas, comece o jogo incentive os alunos a descobrirem as possíveis palavras. Esse jogo pode ter muitas variantes, use a criatividade.
Ao final, depois que todos participarem peça para que eles escolham 5 palavras para registrarem no caderno.
Fichas (se possível faça fichas coloridas) contendo números de 1 a 6 (organize uma quantidade suficiente para que seja possível formar duplas);
Dado de E.V. A ou cartolina contendo os números de 1 a 6;
Dado de E.V. A ou cartolina contendo letras P, C, L e F;
Som;
Cd com música instrumental (qualquer gênero);
Analisar se os alunos ampliaram e aprofundaram seus conhecimentos sobre a linguagem oral e escrita; Observar, se compreenderam a relação entre os números e a quantidade correspondente de elementos.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/04/2011
Quatro estrelasexcelente ideia pode pedir tambem nome de colegas que comece a letra sorteada do dado, Parabens pela ideia.
17/09/2010
Quatro estrelasPois bem pode se confecção das fichas bem colorida para chamar atenção do aluno para a leitura bem como codificação das palavras que fica mais facil a eles.
21/04/2010
Quatro estrelasMUITO INTERESSANTE A AULA BEM CRIATIVA E DIVERTIDA PODENDO SER EXPLORADA PARA OUTOS CONTEÚDOS PARABÉNS
24/03/2010
Cinco estrelasNossa! Achei a aula muito interessante. O legal é que o aluno aprende de forma interdisciplinar: lingua portuguesa, matemática e as cores, ainda. Parabéns!