Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


1, 2, 3! Comece o jogo outra vez!

 

15/02/2010

Autor e Coautor(es)
Melina Brasil Silva Resende
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Rita Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer os numerais e relacionar com a quantidade correspondente; Ampliar seu vocabulário; Desenvolver a linguagem oral e escrita.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer os numerais até o 6 e o alfabeto.

Estratégias e recursos da aula

I Momento:
Para estimular o trabalho em duplas faça a seguinte dinâmica: prepare fichas contendo números de 1 a 6 (Utilize cores variadas , mas que combinem, por exemplo: dois números 1 vermelhos, dois números 2 azuis, e, assim sucessivamente para que seja possível formar duplas.) Entregue uma ficha para cada aluno e peça para que eles circulem pela sala. Ao som de uma música somente instrumental, oriente os alunos a trocarem as fichas entre si, falando a seguinte frase, por exemplo: “Troco um número 1 azul por um número 6 vermelho!” Explore a atividade de 3 a 5 minutos. Ao final, peça para os pares se aproximarem e escolherem seus lugares.
Mostre para os alunos dois dados, o primeiro com números de 1 a 6 e o segundo com as seguintes letras P, C, L e F (escolha duas delas para repetir, professor tenha liberdade para escolher letras que sejam de interesse do grupo).
A regra é a seguinte: para cada número sorteado deve ser sorteada uma letra, assim a dupla deverá dizer “x” palavras que iniciem com aquela letra. Por exemplo: foram sorteados o número 2 e a letra L, os alunos deverão dizer duas palavras que iniciem com a respectiva letra, Lua e Livro.
Explique para os alunos que cada dupla se dirigirá à frente do grupo e que de posse dos dois dados irão jogá-los, um de cada vez e o registro será feito pelo professor no quadro da seguinte forma:

JOGO DAS PALAVRAS

NÚMEROS OU QUANTIDADE
PALAVRAS

3 P
PATO, PANELA PORTA

1 C
CASA


Com as duplas organizadas, comece o jogo incentive os alunos a descobrirem as possíveis palavras. Esse jogo pode ter muitas variantes, use a criatividade.
Ao final, depois que todos participarem peça para que eles escolham 5 palavras para registrarem no caderno.

Recursos Complementares

 Fichas (se possível faça fichas coloridas) contendo números de 1 a 6 (organize uma quantidade suficiente para que seja possível formar duplas);
 Dado de E.V. A ou cartolina contendo os números de 1 a 6;
 Dado de E.V. A ou cartolina contendo letras P, C, L e F;
 Som;
 Cd com música instrumental (qualquer gênero);

Avaliação

Analisar se os alunos ampliaram e aprofundaram seus conhecimentos sobre a linguagem oral e escrita; Observar, se compreenderam a relação entre os números e a quantidade correspondente de elementos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 3/4 - 75%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • MARIA ANGELA DE S. SILVA, Subsistema Gereba , Bahia - disse:
    marysousa26@hotmail.com

    29/04/2011

    Quatro estrelas

    excelente ideia pode pedir tambem nome de colegas que comece a letra sorteada do dado, Parabens pela ideia.


  • Genoci de Chaves, Escola Vinicíus de Moraes , Mato Grosso - disse:
    chicaprofessora@gmail.com

    17/09/2010

    Quatro estrelas

    Pois bem pode se confecção das fichas bem colorida para chamar atenção do aluno para a leitura bem como codificação das palavras que fica mais facil a eles.


  • ANA PAULA PÓVOAS, UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ , Rio de Janeiro - disse:
    anabionda1@gmail.com

    21/04/2010

    Quatro estrelas

    MUITO INTERESSANTE A AULA BEM CRIATIVA E DIVERTIDA PODENDO SER EXPLORADA PARA OUTOS CONTEÚDOS PARABÉNS


  • Lucilene Sousa, Stêniode Avelar , Maranhão - disse:
    lukkasousa@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Nossa! Achei a aula muito interessante. O legal é que o aluno aprende de forma interdisciplinar: lingua portuguesa, matemática e as cores, ainda. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.