27/01/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
A criança poderá ampliar suas capacidades de compreender e pensar sobre a formação, construção de palavras. Desse modo, poderá ampliar também sua compreensão quanto ao uso e função das letras do nosso alfabeto.
Conhecimento das letras do nosso alfabeto e seus respectivos sons.
O desenvolvimento desta aula, traz possibilidades de atividades, que irão desafiar a criança sobre a organização da escrita de palavras. A criança irá refletir sobre o valor sonoro das letras e sílabas na formação de palavras, observando que acrescentar ou mudar uma letra pode provocar alterações nas mesmas.
Assim, professor(a), em oportunidades diversas proporcione a sua turma atividades com listas de palavras para acrescentar ou retirar uma determinada letra e assim formar um nova palavra, ou apresente uma palavra e peça que desta ele “crie/recrie” outras (neste caso podendo alterar a ordem e quantidade de letras), enfim crie desafios conforme os níveis de desenvolvimento da escrita e leitura e também dos conteúdos trabalhados.
Caso, a turma já possua boa habilidade de leitura, você pode ainda solicitar que pesquisem em jornais, livros e revistas palavras que podem ser modificadas (quanto o significado) se trocarmos ou retirarmos uma letra. Os desafios a serem propostos, podem variar de dinâmica, conforme as habilidades do seu grupo.
Confira a seguir algumas indicações e possibilidades:
A) Acrescentar ou retirar a(s) letra(s) R
Pato _ pRato
Gato _ gRato
Cavo_ cRavo
Tato_ tRato
Coreto_ corReto
Boto _ bRoto
Carinho_ carRinho
Moro_ moRro
Careta_ caRreta
Repare, quen você pode anunciar ou omitir, no enunciado da atividade qual a letra devem acrescentar ou retirar. Se assim for, informe apenas que devem formar novas palavras sem alterar a ordem das letras.
B) Encontrar um palavra, “dentro” da outra
Sapato _ pato
Mariana _ Maria (e) Ana
Elevador _ dor
Dependente – dente
Armario _ Mario
C) Apresentar um grupo de letras embaralhadas e solicitar que forme o máximo de palavras que conseguir usando todas elas (não vale acrescentar nehuma letra nova)
P - T - R - O - A _ Prato / tropa / pato / topa/ rato
D) Acrescentar ou retirar uma letra (neste caso a N) e formar novas palavras
Mete _ mente
Pesando_ pensando
Nuca_nunca
Sete_sente
Criado_criando
Logo_longo
E ) Poderá ainda desenvolver esta porpostas quando trabalhar questões relativas ao H acompanhando do L, C e N.
Fila_filha
Cama_ chama
Mina _minha
Falou_ falhou
Lance_lanche
Tela_ telha
Estas atividades nos possibilitam avaliar e conhecer como a criança compreende a organização da escrita alfabética. Com desafios, desta natureza, sendo alguns mais dificeis outros mais fáceis, é possivel acompanhar algumas articulações necessárias para o bom desempenho no processo de aquisição da escrita.
Três estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/11/2013
Cinco estrelasEste trabalho e exelente. Por isto gostaria de recebe-lo
25/08/2013
Cinco estrelasA aula foi maravilhosa e promoveu participação e mais idéias dos próprios alunos
30/07/2013
Quatro estrelasAdorei sua aula! Foi muito boa; me ajudou bastante, que DEUS continue iluminando sua mente para que você possa também contribuir com outros professores assim como contribuiu comigo.
24/03/2010
Uma estrelaexcelente