Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trocando letras, formando palavras

 

27/01/2010

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança poderá ampliar suas capacidades de compreender e pensar sobre a formação, construção de palavras. Desse modo, poderá ampliar também sua compreensão quanto ao uso e função das letras do nosso alfabeto.

Duração das atividades
aproximadamente 1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Conhecimento das letras do nosso alfabeto e seus respectivos sons.

Estratégias e recursos da aula

O desenvolvimento desta aula, traz possibilidades de atividades, que irão desafiar a criança sobre a organização da escrita de palavras. A criança irá refletir sobre o valor sonoro das letras e sílabas na formação de palavras, observando que acrescentar ou mudar uma letra pode provocar alterações nas mesmas.

Assim, professor(a), em oportunidades diversas proporcione a sua turma atividades com listas de palavras para acrescentar ou retirar uma determinada letra e assim formar um nova palavra, ou apresente uma palavra e peça que desta ele “crie/recrie” outras (neste caso podendo alterar a ordem e quantidade de letras), enfim crie desafios conforme os níveis de desenvolvimento da escrita e leitura e também dos conteúdos trabalhados.

Caso, a turma já possua boa habilidade de leitura, você pode ainda solicitar que pesquisem em jornais, livros e revistas palavras que podem ser modificadas (quanto o significado) se trocarmos ou retirarmos uma letra. Os desafios a serem propostos, podem variar de dinâmica, conforme as habilidades do seu grupo.
Confira a seguir algumas indicações e possibilidades:

A) Acrescentar ou retirar a(s) letra(s) R

Pato _ pRato
Gato _ gRato
Cavo_ cRavo
Tato_ tRato
Coreto_ corReto
Boto _ bRoto
Carinho_ carRinho
Moro_ moRro
Careta_ caRreta

Repare, quen você pode anunciar ou omitir, no enunciado da atividade qual a letra devem acrescentar ou retirar. Se assim for, informe apenas que devem formar novas palavras sem alterar a ordem das letras.

B) Encontrar um palavra, “dentro” da outra

Sapato _ pato
Mariana _ Maria (e) Ana
Elevador _ dor
Dependente – dente
Armario _ Mario

C) Apresentar um grupo de letras embaralhadas e solicitar que forme o máximo de palavras que conseguir usando todas elas (não vale acrescentar nehuma letra nova)

P  - T  - R - O - A _  Prato / tropa / pato / topa/ rato

D) Acrescentar ou retirar uma letra (neste caso a N) e formar novas palavras

Mete _ mente
Pesando_ pensando
Nuca_nunca
Sete_sente
Criado_criando
Logo_longo

E ) Poderá ainda desenvolver esta porpostas quando trabalhar questões relativas ao H acompanhando do L, C e N.
Fila_filha
Cama_ chama
Mina _minha
Falou_ falhou
Lance_lanche
Tela_ telha

Avaliação

Estas atividades nos possibilitam avaliar e conhecer como a criança compreende a organização da escrita alfabética. Com desafios, desta natureza, sendo alguns mais dificeis outros mais fáceis, é possivel acompanhar algumas articulações necessárias para o bom desempenho no processo de aquisição da escrita.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 1/4 - 25%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Neuzelina Lopes, Escola Municipal Walmir Sherr , Minas Gerais - disse:
    neuzelinalopes1@gmail.com

    26/11/2013

    Cinco estrelas

    Este trabalho e exelente. Por isto gostaria de recebe-lo


  • Denise Mota, E.M. Possidônio J. de Freitas , São Paulo - disse:
    vileladenise@ig.com.br

    25/08/2013

    Cinco estrelas

    A aula foi maravilhosa e promoveu participação e mais idéias dos próprios alunos


  • SILVANA LIRA BERNARDES, NANÁ PATRIOTA , Pernambuco - disse:
    silvanalira@live.com

    30/07/2013

    Quatro estrelas

    Adorei sua aula! Foi muito boa; me ajudou bastante, que DEUS continue iluminando sua mente para que você possa também contribuir com outros professores assim como contribuiu comigo.


  • mara denise de oliveria, emef Presidente Joao Goulart , Rio Grande do Sul - disse:
    deni.siqueira@hotmail.com

    24/03/2010

    Uma estrela

    excelente


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.