Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo, construindo e brincando com a Pipa

 

07/02/2010

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Construir brinquedos com materiais de sucatas desenvolvendo valores aliados ao desenvolvimento sustentável;

- Desenvolver a coordenação fina para a construção dos materiais utilizados na aula;

- Brincar com os brinquedos e com os colegas cooperando para um bom desenvolvimento das atividades;

- Conhecer a história e diferentes tipos de Pipas.

Duração das atividades
50 min/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Nesta aula o professor perguntará aos alunos se alguém já ouviu falar num brinquedo chamado de pipa ou papagaio. Em seguida, o professor contará a história da pipa desde a sua origem até os dias de hoje, explicando também que existem no Brasil e no mundo diferentes tipos de pipas, com variação de modelos, dependendo das regiões. Após essa explicação inicial o professor iniciará uma construção de uma pipa utilizando uma folha A4 e varetas de vassoura.

Para começar a construção cada aluno receberá uma folha A4 que será dobrada ao meio. Em seguida essa folha será recortada em forma de “U” dando um espaço de dois centímetros das margens. Observe a imagem abaixo:

Em seguida os alunos abrirão a folha e criarão um desenho para ilustrar e personalizar a sua Pipa, lembrando que a borda da folha que foi recortada também será usada na Pipa, esta parte será cortada na ponta e funcionará como a “rabiola”. Terminado o desenho todos colocarão seus nomes.

Dando continuidade a construção, a folha será dobrada duas vezes ao meio, uma em cada sentido, e será feito um corte no meio de cada lado da folha.

Em seguida, será fixada com fita crepe duas varetas (uma na horizontal e outra na vertical), encaixando-as nos cortes feitos anteriormente.

Dica: Se algum pedaço da vareta ficar para fora do papel corte-os.

Depois, encaixe o recorte das bordas no corte de baixo da folha para servir como a “rabiola” da Pipa. Coloque um pedaço de linha, de aproximadamente 40 centímetros, amarrado de uma ponta a outra na vareta que está na vertical da folha. E para finalizar, amarre um pedaço de linha de aproximadamente dois metros nessa linha que esta na vareta, para que a criança possa correr e a pipa possa voar. Veja as imagens abaixo da pipa finalizada:

Observe junto aos alunos a variedade de desenhos e estilos de pipas construídas por eles;

Dica: Faça com que os alunos observem a direção do vento, e oriente-os para que  que corram respeitando a sua direção.

Dica: Estimule-os a correrem e observarem a sua pipa voando.

Fonte: http://www.pca.org.br/imagens/robson/13fazendo_pipa.jpg

Dica: Lembre-os que a atividade de construir e soltar pipas é uma das brincadeiras mais antigas da humanidade, que foram criadas na China Antiga e, nesse momento utilizadas com forma de sinalização militar;

Dica: A pipa é um instrumento para brincadeira que respeita o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável;

Dica: Existe uma variação do formato de pipas e sua denominação nas mais variadas regiões do Brasil: pipa; cafifa, papagaio, etc.Pergunte aos alunos se eles conhecem outras denominações para a pipa.

Fonte: http://www.tatui.sp.gov.br/images/noticias/pipa.jpg

Dica: Soltar pipa deve ser uma atividade prazerosa e social, para brincar com os amigos,portanto, é sempre importante prevenir aos alunos que o ato de utilizar substâncias que sirvam para colocar a integridade física em risco (por exemplo,o cerol, utilizado nas linhas para soltar a pipa) não é uma atividade, sobretudo legal, que coloca em risco a sua integridade e a de terceiros.

Fonte: http://pink.dornbeast.com/wp-content/uploads/2008/09/015446589-fmm00-430x306.jpg

Para finalizar a aula, a turma será reunida para uma avaliação final.

Recursos Complementares
Avaliação

No final da aula, o professor irá perguntar para os alunos se eles tiveram alguma dificuldade na construção da pipa, e depois fará perguntas sobre a história da pipa que foi contada no início da aula.

1- Quando foi criada a Pipa?

2- Onde foi criada a Pipa?

3- Qual o motivo da criação da Pipa?

4- Um personagem histórico que utilizou a Pipa para alguma finalidade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.