Identificar e vivenciar os elementos constitutivos do handebol – seus fundamentos técnicos, táticos e regras oficiais;
Aprofundar o conhecimento sobre o handebol, identificando as concepções desse esporte instituído oficialmente;
Comparar e refletir sobre a história e evolução do handebol, seus diferentes formas estilos manifestados na sociedade;
Modificar a forma de jogar o handebol, criando novas possibilidades de jogos de handebol que possa ser praticado, no interior da escola, por todos/as e com prazer.
Os professores organizaram as 12 aulas para auxiliar os/as alunos/as, após terem identificado e analisado criticamente os aspectos constitutivos do handebol, a modificar a forma como o esse esporte pode ser praticado na escola, garantindo assim, a apropriação do conhecimento dessa prática social por todos/as.
Aula 1 e 2 - Pesquisando sobre o Handebol
a) Retome a Estratégia de Ensino organizada para as séries iniciais do Ensino Fundamental publicada no Portal do Professor intitulada: “Esporte: vivenciando e reproduzindo o handebol na escola”, e explicite por escrito o resultado da discussão realizada. Avalie se as observações realizadas em quadra - durante os jogos realizados (regras, os fundamentos técnicos, fundamentos táticos, os materiais, espaços, símbolos explicitados pelos grupos) – estão coerentes com a fala e as vontades dos/as alu nos/as.
b) A seguir, apresente a os aluno s filmes, slides, textos, cartazes, dramatizações que falem sobre o Handebol, sua história, seus elementos constitutivos – espaço de jogo, materiais necessários, regras, fundamentos técnicos e táticos etc.
Sugestões de vídeos:
Sugestões de cartazes:
- Cartaz sobre as técnicas do handebol:



- Cartaz sobre a história, quadra, curiosidade e materiais necessários para a prática do handebol:

- Cartaz sobre a história, quadra, curiosidade e materiais necessários para a prática do handebol:



c) Reflita com os alunos sobre:
- A finalidade de praticar o esporte na Escola, local no qual temos a necessidade de tratar pedagogicamente a prática social do handebol.
- Texto e Estratégia de Ensino de referência para o/a professor/a:
- o “Repensando a Educação Física para uma nova prática Escolar" (MUÑOZ PALAFOX, 1998). O texto sugerido localiza-se no site do Núcleo de Estudos em Planejamento e Metodologias do Ensino da Cultura Corporal – NEPECC/UFU. Link http://www.nepecc.faefi.ufu.br/PDF/3311_tx1.pdf Acesso e m 12.12.2009.
- o Estratégia de Ensino para as séries iniciais do Ensino Fundamental Inicial publicada no Portal do Professor “O Esporte na Escola. Muitas diferenças... Muitas vontades...” Link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html. Acesso em 12/12/2009.
- As concepções presentes no handebol praticado em competições oficiais (aquelas que são regulamentadas pela IFH – Federação Internacional de Handebol).
- Artigos que podem ser referência para o/a professor/a:
d) Construa textos de apoio específico para o Handebol conforme as dificuldades surgidas durante as aulas. Sites que podem ser referência para o/a professor/a:
e) Solicite aos/às alunos/as que comparem e verifiquem se o handebol jogado na escola tem as mesmas características com o handebol de competição / rendimento apresentado nos filmes, slides, textos ou encenação teatral. Sugestões de perguntas problematizadoras quepoderão auxiliar no diálogo com o aluno/a:
- O que é Handebol?
- Quem pode jogar o handebol?
- Há quanto tempo esse esporte existe?
- Onde e como esse esporte se institucionalizou?
- O handebol apresentado no vídeo é o mesmo que foi jogado por vocês aqui na escola? Por quê?
- As regras lembradas pelos grupos de alunos/as correspondem às do esporte institucional?
- Teve alguma regra do handebol jogado na escola que não está presente no vídeo assistido?
- Aparecem regras novas, diferentes? Quais?
- No filme, menino joga com menina? Por quê?
- Você percebeu algum obeso jogando handebol no filme?
- No filme tem aquele jogador q ue é “fominha”, ou seja, não toca a bola para ninguém?
- No filme tem aquele jogador que erra muito passe, chute, dom ínio de bola etc.?
- O que queremos aprender sobre o handebol aqui na escola?
- Quais são os elementos constitutivos que estiveram presentes no handebol do vídeo?
- Teremos que mudar alguma coisa para jogar o es porte handebol aqui na escola? O quê?
- Épossível praticar o handebol na escola igua l ao handebol presente nas competições que visam o rendimento e o respeito aos regulamentos institucionalizados.
Aula 3, 4, 5 e 6 - Vi venciando o Handebol
Defina com a turma quais serão os princípios a serem respeitados para a organização de novos grupos de trabalhos. O número de grupos deverá ser proporcional à quantidade de quadras / espaços adaptadas para o handebol, bem como à quantidade de bolas disponíveis para a sua prática.
Após essa definição, faça a escolha dos grupos de trabalhos e solicite que cada grupo modifique o handebol com valores presentes na competição / rendimento (institucionalizado) para que possa ser praticado no interior da escola, com prazer e com a participação ativa de todos/as componentes de cada grupo. Nesse sentido orient e aos/às alunos/as que discutam e definam:
- Quais fundamentos técnicos serão ensinados;
- Quais regras, sinais de arbitragem serão ensinadas e utilizadas, ou seja, o que vai poder ou não poder fazer?
- Quais situações táticas serão incorporadas pelo grupo?
Organize os grupos e os orientem com atividades a serem realizadas pelos componentes, para treinarem os fundamentos técnicos e táticos destacados, jogarem com as regras definidas.
Peça que os/as alunos/as de cada grupo que, após experimentarem o treinamento e as modificações propostas, avaliem se as mesmas atenderam a expectativa do grupo e se atenderam ao objetivo proposto anteriormente: todos praticarem o handebol com prazer.
- Após experimentarem o jogo que modificou, sugira que cada grupo procure outro para apresentarem suas modificações e jogarem juntos, respeitando a proposta de modificação de cada grupo para cada jogo.
Aula 7, 8, 9, 10 e 11 – Organização do Festival de Handebol
- Reúna todos os grupos para socializar as modificações criadas por cada grupo e eleja quais mudanças serão respeitadas por todos os grupos na mesma turma.
- Respeitando o princípio que todos devem jogar e ter o prazer em jogar handebol, sugira a realização do Festival de Handebol reunindo todas as turmas de um mesmo ano de ensino do ensino fundamental, legitimando as modificações propostas construídas coletivamente e eleitas por todos componentes das turmas.
- Para a organização desse Festival de Handebol reúna com os demais professores/as do mesmo ano de ensino para planejar e organizar a realização do mesmo:
- Informe os princípios de realização do Festival de Handebol, reproduzindo os conhecimentos que os/as alunos/as têm sobre esse esporte:
- Festival de Handboll será realizado com todas as turmas do mesmo ano de ensino com grupos mistos, ou seja, cada grupo deve ter meninos e meninas jogando ao mesmo tempo.
- Definir de terminologia ao se referir a grupo – grupo de 5 alunos/as que jogarão o Festival – e a turma do mesmo ano de ensino – ex. se é a turma A ou B ou C do 4º ano do ensino fundamental – que participaram deste Festival.
- Definir o número de aulas disponíveis para a realização do Festival. Para essa estratégia de ensino estamos sugerindo a realização desse Festival em duas (2) aulas de 50 minutos.
- Discuta e defina os princípios para composição dos grupos em cada turma:
- A p articipação é obrigatória para todos/as os/as alunos/as;
- Definir o critério para composição dos grupos, ou seja, os/as alunos/as deverão defi nir se os grupos da sua turma terão que ter o mesmo nível de habilidade, se haverá substituições e os critérios para realizar as substituições.
- Forme grupos de no mínimo cinco (5) componentes em cad a turma do mesmo ano de ensino:
- Cada tu rma pode te r quantos grupos forem necessários para garantir a pr esença de todos/as alunos/as desta turma;
- O número de grupos em cada turma deverá ser o mesmo par a todas as turmas, garantindo assim, que todos/as alunos/as joguem, no mínimo, o mesmo tempo.
- Os nomes dos grupos deverão identificar qual é o grupo e a turma do mesmo ano de ensino, ou seja, se o Festival está sendo realizado com os 4º anos do ensino fundamental inicial teremos, por exemplo, os grupos 1A, 2A e 3A da turma do 4º ano A; os grupos 1B, 2B e 3B do 4º ano B; os grupos 1C, 2C e 3C do 4º ano C e assim sucessivamente.
- Defina a forma de disputa e o tempo de duração cada partida do Festival de Handebol:
- Sugerimos que a forma de disputa e o tempo de duração de cada partida estejam diretamente ligados ao número de aulas e ao número de quadras ou espaços apropriados/adaptados para realização desse Festival;
- As partidas devem ser de turma com turma, ou seja, aproveitando o exemplo do item anterior: se temos três turmas dos 4ª anos – turma A, B e C – as partidas acontecerão entre as turmas – todos os gru pos do 4º A jogaram com todos os grupos do 4º B e o resultado desta partida será a soma de todos os gols conquistados por cada grupo destas turmas. Se, por exemplo, no primeiro jogo o grupo 1A ganhou de 2 a 1 do grupo 2B, esse resultado será somado com a próxima partida 2A com 3B e assim sucessivamente até terminar o jogo da turma do 4º ano A com o 4º ano B. A turma, em que seus grupos fizerem um maior número de gols, será declarada a vencedora desta partida.
- Sugerimos que a forma de disputa seja de rodízio simples até 3 turmas, cruzamento olímpico para 4 turmas e elimina tória para além de 5 turmas num mesmo ano de ensino.
- Defina o local de realização, a quantidade de quadras poliesportivas e/ou espaços apropriados/adequados para a realização das partidas do Festival.
- Reúna e unifique todas as modificações de regras sugeridas pelas turmas. Para isso:
- Verifique e identifique quais propostas de mudança nas regras são comuns em todas as turmas do mesmo ano de ensino.
- Verifique e identifique por turma, quais são as propostas que se diferem.
- Retorne para cada turma e informe quais mudanças que foram consensuais e faça uma votação para aprovação ou não das propostas que apareceram diferentes em todas as turmas. Essa votação deve ser quantificada, pois estará acontecendo em momentos diferentes para cada turma. Registre esse resultado e, em conjunto com os demais professores/as, apure e registre o resultado final – cartaz ou painel – para ser apresentado na sua turma.
- Reúna com todos os grupos de sua turma e socialize o resultado da apuração dos votos explicando quais foram as modificações sugeridas e aprovadas por todos as turmas.
- Programe pelo menos uma aula para que os grupos possam treinar com as regras modificadas e definidas para o Festival de Handebol.
- Realize o sorteio da seqüência de partidas das turmas.
- Organize e socialize as tabelas de partidas e o quadro de pontuação.
- Realize o Festival de Handebol.
Aula 12
- Verifique se durante a realização da estratégia os/as alunos/as conseguiram vivenciar o conhecimento que têm sobre o Handebol; identificar seus fundamentos técnicos, táticos e regras oficiais e; refletir sobre a história e evolução do Handebol, seus diferentes formas estilos manifestados na sociedade;
- Aproveite esse momento para analisar criticamente a participação de todos/as alunos/as em todas as aulas, as dificuldades vivenciadas, bem como a importância do trabalho coletivo e do diálogo na construção de todo esse processo.
- Av alie se os /as alunos/as participaram do Festival e se as modificações propostas atenderam ao p rincípio de todos/as participarem com prazer, se houve respeito às modificações propost as e se houve aprendizado nesse esporte. Sugestão de utilização do seguinte questionário:
- O que você mais gostou do Festival? Por quê?
- Qual foi a modificação mais interessante? Explique.
- Do que você não gostou? Por quê?
- Você gostaria de fazer essa atividade novamente? Por quê?
- Depois de tudo que estudamos, jogamos e assistimos, explique como você pensa que o Handebol deve estar presente na escola?
Verifique e avalie se, durante todo o processo os/as alunos/as conseguiram vivenciar o conhecimento que têm sobre o handebol; identificar seus fundamentos técnicos, táticos e regras oficiais e; refletir sobre a história e evolução do handebol, suas diferentes formas e estilos manifestados na sociedade;
Avalie se os/as alunos/as conseguiram ampliar o conhecimento sobre o Handebol, identificando as diferentes concepções desse esporte presentes nas competições oficiais e no espaço escolar e, se conseguiram modificar a forma de jogar o futsal, criando novas possibilidades de jogos que possam ser praticados por todos/as e com prazer no interior da escola.