Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ouvindo as batidas do coração

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lizia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

.Reconhecer os movimentos rítmicos do coração;
. Reconhecer que o sangue é transportado pelo corpo, passando pelos pulmões;
.Compreender a relação que existe entre a freqüência cardíaca e a respiratória.

Duração das atividades
2h/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

.Ter noção de que o corpo humano é constituído de sistemas, cada um com uma função definida.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

O coração é o principal órgão da circulação sanguínea. Encontra-se situado entre os dois pulmões, atrás do osso esterno e com a parte inferior ligeiramente inclinada para a esquerda. É formado por um forte músculo, recoberto externa e internamente por membranas. Por ser um órgão muscular relaxa e contrai, como os outros músculos do corpo.
A movimentação da maioria dos músculos do nosso corpo, só depende da nossa vontade, como: dobrar as pernas e os braços, virar a cabeça de um lado para o outro. Mas com o coração é diferente. Os movimentos do coração se dão independente da nossa vontade.
O coração possui quatro cavidades: dois átrios, que recebem o sangue que chega ao coração, e dois ventrículos, que bombeiam e expulsam o sangue do coração. Do átrio esquerdo, o sangue entra para o ventrículo esquerdo, pela abertura da valva mitral, que separa as duas cavidades esquerdas do coração. Do ventrículo esquerdo o sangue é bombeado para a artéria aorta, que ao se ramificar o distribui ao corpo.
O primeiro som que ouvimos do coração, portanto, pode ser percebido quando ocorrem as contrações dos ventrículos e o fechamento das valvas atriais. O segundo som é percebido quando as valvas situadas na saída das artérias pulmonar e aorta se fecham, impedindo o refluxo do sangue.
O lado direito do coração não se comunica com o lado esquerdo. Na metade direita do coração só circula sangue venoso, rico em gás carbônico, e na metade esquerda só circula sangue arterial, rico em gás oxigênio.

fonte: www.sobiologia.com.br

Estratégia

Para ouvir os sons do coração e perceber a relação que existe entre a freqüência cardíaca e a respiratória os alunos vão construir e usar um estetoscópio. Para isso organize a atividade com a turma de acordo com as instruções a seguir.

1. Organizando a atividade

Explique aos alunos que o estetoscópio é um aparelho usado para ouvir melhor as batidas do coração enquanto ele impulsiona o sangue pelo corpo. Organize a turma em grupos com 5 componentes, em média, para construir um estetoscópio. Ele será construído com materiais bem simples: um balão de aniversário, um metro de mangueira com um centímetro de diâmetro, tesoura sem ponta, fita adesiva. Use um relógio que marque segundos para contar o número de pulsação do coração, por minuto.

2. Levantando hipóteses

. Você já prestou atenção em seu coração?
. Você sabe quantas vezes, em média, o coração bate por minuto?
. Em que situações do dia-a-dia o seu coração bate:
a) em ritmo normal?
b) em ritmo acelerado?


3. Realizando a atividade

. Corte oitenta centímetros de mangueira e faça um furo no meio.
. Usando a fita adesiva, prenda nesse furo o pedaço de mangueira que sobrou. Na outra ponta desse novo pedaço, prenda o funil.
. Corte o balão logo abaixo do bico prenda-o na boca do funil com fita adesiva. Está pronto o estetoscópio.

Foto: Juliana Porto

. Coloque o funil sobre o peito de cada colega do grupo e as extremidades da mangueira nas orelhas para ouvir os batimentos do coração. Realize esse procedimento com o colega em repouso, conversando e após uma corrida.
Desloque o funil sobre o peito do colega de um lado para o outro, se necessário, para ouvir os batimentos cardíacos.

. Marque no relógio e conte quantas vezes você ouviu o coração bater em cada situação observada.

4. Discutindo os resultados e registrando as idéias da turma

1. Peça aos alunos que registrem, no caderno, as medidas obtidas em cada situação. A seguir respondam as questões propostas.

Número de pulsações por minuto
Nome do alun o Em repouso Conversando Após uma corrida
a.
b.
c.
d.
e.

2. Qual a média dos batimentos cardíacos dos alunos do grupo, em cada situação? Professor: Ensine os alunos, se necessário, a efetuar as operações para se chegar ao resultado. A seguir peça-lhes que registrem, no caderno, os dados obtidos. Aproveite e oriente-os no registro da média de pulsações por minuto, em cada situação,obtida pelos outros grupos.

Média do número de pulsações por minuto

Grupos Em repouso Conversando Após uma corrida
a.
b.
c.
d.
e.

3.A média dos batimentos cardíacos dos alunos do seu grupo coincide com a média de seus colegas dos outros grupos da turma?

4. Observe os dados a seguir. Eles referem-se à regularidade das batidas do coração em repouso nas diferentes fases da vida.

Fases da vida Batimentos cardíacos por minuto

Feto 100 a 180
Bebê 100 a 140
Criança 80 a 100
Adulto 60 a 80

. Em crianças, a média de batimentos cardíacos é de cerca de 90 por minuto. O valor médio da turma aproxima-se desse valor? Explique.

.Qual foi a variação dos batimentos cardíacos em cada situação (em repouso, conversando e após uma corrida)?

.O que provocou alterações no ritmo dos batimentos cardíacos?

Professor: Espera-se que o valor médio da turma esteja em torno de 90 batimentos cardíacos por minuto. Explique aos alunos que em algumas situações, as batidas do coração se aceleram. Por exemplo, quando a pessoa faz exercícios físicos, quando fica muito nervosa ou quando tem febre. Geralmente, há um aumento de vinte pulsações por minuto para cada grau que a temperatura do corpo se eleva.

Leia para a turma o texto da introdução. Use uma ilustração do coração, como a sugerida, para que eles acompanhem melhor as explicações. Peça a eles que expliquem o que entenderam sobre a maneira que o coração funciona e os sons que ele faz.

Avaliação

No decorrer da aula, são muitos os momentos em que os alunos podem ser avaliados: quando emitem suas opiniões, enquanto confeccionam o estetoscópio, quando realizam os registros e discutem os resultados com a turma.
Para a avaliação no final do trabalho sugerimos duas atividades:
1. Usando um relógio que marque segundos, contar o número de vezes que seu coração bate por minuto. Para isso, oriente cada aluno a colocar o dedo indicador e o dedo médio sobre o próprio pulso, num movimento leve, em cima do vaso sangüíneo, e anotar.
2. Em dupla usar o estetoscópio para ouvir os sons que a barriga faz e explicar por que o corpo produz sons?
Professor, o estetoscópio direciona os sons para a orelha e o corpo produz sons porque ele funciona todo o tempo, até mesmo quando estamos dormindo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 5/6 - 83.33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • catia , reforço escolar , Ceará - disse:
    catia_jesus32@hotmail.com

    18/01/2014

    Cinco estrelas

    otima invençao me ajudou muito.


  • catia , reforço escolar , Ceará - disse:
    catia_jesus32@hotmail.com

    18/01/2014

    Cinco estrelas

    otima invençao me ajudou muito.


  • Anne, Anne , Minas Gerais - disse:
    annecaroline.soares@yahoo.com.br

    10/12/2012

    Cinco estrelas

    Legal. eu tenho um estetoscópio aqui em casa. mas já usamos ele aqui pra ouvir batimentos cardíacos e pra medir pressão. Aula íncrivel


  • Gláucia, Escola Municipal Prefeito Jacques Corrêa da Costa , Minas Gerais - disse:
    glaucialopes2009@gmail.com

    05/11/2012

    Cinco estrelas

    Foi muito difícil encontrar uma aula sobre este assunto . Parabéns pela iniciativa. As atividades foram dinâmicas e fáceis de aplicar.


  • Henrique C. Abreu, CEM FELIX CAMOA I , Tocantins - disse:
    henriquecabreu@yahoo.com.br

    02/04/2012

    Quatro estrelas

    Gostei, vou aplicá-la essa semana.


  • Lílian, CCR , Espírito Santo - disse:
    lilian_s1@hotmail.com

    14/10/2010

    Cinco estrelas

    muito boa essa aula. excelente


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.