16/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Lizia Maria Porto Ramos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
. Observar o ciclo de vida de um inseto;
. Identificar semelhanças e diferenças entre os insetos e aracnídeos.
. Conhecer as características dos animais que pertencem ao grupo dos insetos.
Introdução
Os insetos e os aracnídeos são animais invertebrados, o que significa que não possuem coluna vertebral. Embora tenha em comum a característica de não possuírem coluna vertebral, eles possuem características próprias que os distinguem entre si, constituindo-se em dois subgrupos. Até mesmo entre animais de um mesmo subgrupo, existem semelhanças e diferenças.
As moscas, baratas, piolhos, borboletas e formigas são algumas das espécies que pertencem ao subgrupo dos insetos. As aranhas, escorpiões e carrapatos pertencem ao subgrupo dos aracnídeos. As diferenças mais perceptíveis entre esse dois subgrupos estão no número de pernas e divisão do corpo. As aranhas e os escorpiões são animais de hábitos noturnos e se alimentam de insetos.
Estratégia
Inicialmente, propomos que sejam apresentados para as crianças ilustrações ou fotos de diferentes insetos e aracnídeos para que, através da observação indireta, identifiquem semelhanças e diferenças entre os animais apresentados. Em um segundo momento, será montado um experimento para que possam acompanhar o ciclo de vida das drosófilas.
Realizando a observação.
Em dupla: A partir das fotos ou ilustrações apresentadas dos invertebrados, peça aos alunos que organizem os animais em dois subgrupos, observando o corpo e o número de pernas que possuem.
- Que características foram observadas para agrupá-los?
- Que animais ficaram em cada um dos grupos?
- Que diferenças e semelhanças existem entre os animais de um mesmo grupo?
- Que semelhanças e diferenças existem entre os animais dos dois grupos?
Oriente as observações dos alunos pedindo-lhes que desenhem os animais observados. Chame a atenção da turma para a diversidade de insetos e aracnídeos existentes, apresentando essa nomenclatura para as crianças.
Verifique se eles observaram: entre os insetos, existem aqueles que possuem dois ou quatro pares de asas, e os que não possuem asas; e que as divisões do corpo e o número de pernas são semelhantes nas diferentes espécies.
Ao falar sobre os aracnídeos é importante alertá-los sobre a variedade dessas espécies que possuem peçonha que a injetam em suas presas ao picá-las. Entretanto, esses animais não devem ser eliminados, pois são importantes para o equilíbrio ecológico. Enquanto os insetos possuem três pares de patas, os aracnídeos possuem quatro pares, o corpo dos insetos é dividido em três partes e o corpo dos aracnídeos em duas partes. A presença de um par de antenas é outra característica comum entre os insetos, bem como a presença de asas, embora existam insetos que não possuem asas, como é o caso do piolho.
Depois dessa observação e discussão iniciais, proponha a montagem do experimento para acompanhar o ciclo de vida de um inseto, a drosófila, conhecido como mosca de vinagre ou mosca de fruta.
Em grupo: realizando o experimento
Material: um recipiente de plástico transparente com boca larga; um pedaço de banana bem madura, sem casca; um pedaço de filó bem fino, tela ou outro material semelhante; uma gominha ou pedaço de elástico; etiqueta; lupa.
Como fazer:
1. Coloquem o pedaço de banana dentro do recipiente e deixem-no próximo a outras frutas maduras, até que as moscas entrem no recipiente.foto: www.lourencocastanho.com.br/genetica
Levantamento de hipóteses:
- O que poderá acontecer dentro do recipiente após a libertação das drosófilas?
Verificando resultados:
- As hipóteses de vocês se confirmaram?A drosófila, também conhecida como mosca de vinagre ou mosca de fruta, é pequena, mede de 3 a 4 milímetros de comprimento, e tem olhos vermelhos.
Sua reprodução é rápida, com intervalos de 10 a 14 dias. Seus ovos são depositados em frutas bem maduras, nas quais se desenvolvem suas larvas. O seu ciclo vital é curto e se divide em quatro fases: ovo, larva, pupa e inseto adulto. Em cada fase, o aspecto da mosca modifica-se totalmente. As drosófilas são fáceis de ser encontradas e capturadas.
Os seres vivos nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Ao período compreendido entre o início da vida e a morte é denominado ciclo vital.
Neste trabalho, são muitos os momentos em que os alunos podem ser avaliados: quando fazem suas observações e registros, quando emitem suas opiniões, quando realizam a atividade de grupo, entre outros. Para a avaliação no final do trabalho sugerimos que investiguem individualmente e em grupo elaborem um folheto sobre:
Cuidados que devem ser tomados para manter distantes os escorpiões?
A seguir distribuam o folheto para outras turmas da escola.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!