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Criando Drosófilas

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lizia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

. Observar o ciclo de vida de um inseto;
. Identificar semelhanças e diferenças entre os insetos e aracnídeos.

Duração das atividades
2h/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

. Conhecer as características dos animais que pertencem ao grupo dos insetos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Os insetos e os aracnídeos são animais invertebrados, o que significa que não possuem coluna vertebral. Embora tenha em comum a característica de não possuírem coluna vertebral, eles possuem características próprias que os distinguem entre si, constituindo-se em dois subgrupos. Até mesmo entre animais de um mesmo subgrupo, existem semelhanças e diferenças.

As moscas, baratas, piolhos, borboletas e formigas são algumas das espécies que pertencem ao subgrupo dos insetos. As aranhas, escorpiões e carrapatos pertencem ao subgrupo dos aracnídeos. As diferenças mais perceptíveis entre esse dois subgrupos estão no número de pernas e divisão do corpo. As aranhas e os escorpiões são animais de hábitos noturnos e se alimentam de insetos.

Estratégia

Inicialmente, propomos que sejam apresentados para as crianças ilustrações ou fotos de diferentes insetos e aracnídeos para que, através da observação indireta, identifiquem semelhanças e diferenças entre os animais apresentados. Em um segundo momento, será montado um experimento para que possam acompanhar o ciclo de vida das drosófilas.

Realizando a observação.

Em dupla: A partir das fotos ou ilustrações apresentadas dos invertebrados, peça aos alunos que organizem os animais em dois subgrupos, observando o corpo e o número de pernas que possuem.
- Que características foram observadas para agrupá-los?
- Que animais ficaram em cada um dos grupos?
- Que diferenças e semelhanças existem entre os animais de um mesmo grupo?
- Que semelhanças e diferenças existem entre os animais dos dois grupos?

Oriente as observações dos alunos pedindo-lhes que desenhem os animais observados. Chame a atenção da turma para a diversidade de insetos e aracnídeos existentes, apresentando essa nomenclatura para as crianças.

Verifique se eles observaram: entre os insetos, existem aqueles que possuem dois ou quatro pares de asas, e os que não possuem asas; e que as divisões do corpo e o número de pernas são semelhantes nas diferentes espécies.
Ao falar sobre os aracnídeos é importante alertá-los sobre a variedade dessas espécies que possuem peçonha que a injetam em suas presas ao picá-las. Entretanto, esses animais não devem ser eliminados, pois são importantes para o equilíbrio ecológico. Enquanto os insetos possuem três pares de patas, os aracnídeos possuem quatro pares, o corpo dos insetos é dividido em três partes e o corpo dos aracnídeos em duas partes. A presença de um par de antenas é outra característica comum entre os insetos, bem como a presença de asas, embora existam insetos que não possuem asas, como é o caso do piolho.

Depois dessa observação e discussão iniciais, proponha a montagem do experimento para acompanhar o ciclo de vida de um inseto, a drosófila, conhecido como mosca de vinagre ou mosca de fruta.

Em grupo: realizando o experimento

Material: um recipiente de plástico transparente com boca larga; um pedaço de banana bem madura, sem casca; um pedaço de filó bem fino, tela ou outro material semelhante; uma gominha ou pedaço de elástico; etiqueta; lupa.

Como fazer:

1. Coloquem o pedaço de banana dentro do recipiente e deixem-no próximo a outras frutas maduras, até que as moscas entrem no recipiente.
2. Capturem as drosófilas, cubram a boca do recipiente com o filó e prendam-na com a gominha ou elástico. Registrem a data e etiquetem o recipiente.
3. Após dois dias da captura, soltem as drosófilas e feche novamente o recipiente com o filó e a gominha.
4. Façam observações diárias, registrando o que está sendo observado e a data da observação. Ilustrem os registros com desenhos.

foto: www.lourencocastanho.com.br/genetica

Levantamento de hipóteses:

- O que poderá acontecer dentro do recipiente após a libertação das drosófilas?
Faça o levantamento das hipóteses dos alunos registrando-o em um cartaz que possa ser afixado junto ao local onde deixar o experimento. Estimule-os a falar, aguçando-lhes a curiosidade. Deixe o experimento montado por aproximadamente 15 dias, tempo suficiente para a reprodução das moscas. Durante os registros diários, converse com os alunos sobre o que está sendo observado, comparando os resultados entre os grupos.

 

Verificando resultados:

- As hipóteses de vocês se confirmaram?
- Como se explica o aparecimento de novas drosófilas no recipiente?
- Que fases de desenvolvimento foram observadas? Quanto tempo durou cada fase?
- Vocês utilizaram as lupas em suas observações? O uso da lupa facilita a observação? Por quê?
- Usem a lupa para observarem os insetos adultos. Como é o corpo dele?
Sugira as crianças que façam desenhos do que foi e está sendo observado. Concluídas as observações e registros, soltem as drosófilas no pátio da escola.
Recursos Complementares

A drosófila, também conhecida como mosca de vinagre ou mosca de fruta, é pequena, mede de 3 a 4 milímetros de comprimento, e tem olhos vermelhos.
Sua reprodução é rápida, com intervalos de 10 a 14 dias. Seus ovos são depositados em frutas bem maduras, nas quais se desenvolvem suas larvas. O seu ciclo vital é curto e se divide em quatro fases: ovo, larva, pupa e inseto adulto. Em cada fase, o aspecto da mosca modifica-se totalmente. As drosófilas são fáceis de ser encontradas e capturadas.
Os seres vivos nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Ao período compreendido entre o início da vida e a morte é denominado ciclo vital.

Avaliação

Neste trabalho, são muitos os momentos em que os alunos podem ser avaliados: quando fazem suas observações e registros, quando emitem suas opiniões, quando realizam a atividade de grupo, entre outros. Para a avaliação no final do trabalho sugerimos que investiguem individualmente e em grupo elaborem um folheto sobre:
Cuidados que devem ser tomados para manter distantes os escorpiões?
A seguir distribuam o folheto para outras turmas da escola.

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