Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vivenciando e pesquisando o futsal na escola

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar e vivenciar os elementos constitutivos do futsal – seus fundamentos técnicos, táticos e regras oficiais;

Aprofundar o conhecimento sobre o futsal, identificando as concepções desse esporte instituído oficialmente;

Comparar e refletir sobre a história e evolução do futsal, suas diferentes formas estilos manifestados na sociedade;

Modificar a forma de jogar o futsal, criando novas possibilidades de jogos de futsal que possa ser praticado, no interior da escola, por todos/as e com prazer.

Duração das atividades
12 aulas de 50 minutos: 600 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceito do que é e como se joga o futsal;
  • Diferença entre jogo e esporte.
  • Vivência da Estratégia de Ensino para as séries iniciais do Ensino Fundamental Inicial publicada no Portal do Professor “Esporte: vivenciando e reproduzindo o futsal na escola”.
Estratégias e recursos da aula

Os professores organizaram as 12 aulas para auxiliar os/as alunos/as, após terem identificado e analisado criticamente os aspectos constitutivos do futsal, a modificar a forma como esse esporte pode ser praticado na escola, garantindo assim, a apropriação do conhecimento dessa prática social por todos/as.

Aula 1 e 2 –    Pesquisando sobre o Futsal

a) Retome junto aos alunos, apresentando por escrito o resultado da discussão realizada durante a vivência da Estratégia de Ensino organizada para as séries iniciais do Ensino Fundamental publicada no Portal do Professor intitulada: “Esporte: vivenciando e reproduzindo o futsal na escola”, Avalie se as observações realizadas em quadra - durante os jogos realizados (regras, os fundamentos técnicos, fundamentos táticos, os materiais, espaços, símbolos explicitados pelos grupos) – estão coerentes com a fala e as vontades dos/as alunos/as.

b) A seguir apresente aos alunos filmes, slides, textos, cartazes, dramatizações que falem sobre o futsal, sua história, seus elementos constitutivos – espaço de jogo, materiais necessários, regras, fundamentos técnicos e táticos etc.

Sugestões de vídeos:

Sugestões de cartazes

  • Cartaz sobre as técnicas do futsal:

undefined

  • Cartaz sobre as táticas do futsal:

  • Cartaz sobre a quadra e materiais necessários para a prática do futsal:

c) Reflita com os alunos sobre

  • A finalidade de praticar o esporte na Escola. Sugestão de texto e Estratégia de Ensino de referência para o/a professor/a:
    • “Repensando a Educação Física para uma nova prática Escolar" (MUÑOZ PALAFOX, 1998). O texto sugerido localiza-se no site do Núcleo de Estudos em Planejamento e Metodologias do Ensino da Cultura Corporal – NEPECC/UFU. Link  http://www.nepecc.faefi.ufu.br/PDF/3311_tx1.pdf Acesso e m 12.12.2009.
    • Estratégia de Ensino para as séries iniciais do Ensino Fundamental Inicial publicada no Portal do Professor “O Esporte na Escola. Muitas diferenças... Muitas vontades...” Link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html. Acesso em 12/12/2009.
  • As concepções presentes no f utsal praticado em competições oficiais (aquelas que são regulamentadas pela FIFA – Federação Internacional de Futebol). Artigos que podem ser referência para o/a professor/a:

d) Construa textos de apoio específico para o futsal conforme as dificuldades surgidas durante as aulas. Sites que podem ser referência para o/a professor/a:

e) Solicite aos/às alunos/as que comparem e verifiquem se o futsal jogado na escola tem as mesmas características com o futsal de competição/rendimento apresentado nos filmes, slides, textos. Sugestões de perguntas problematizadorasque poderá auxiliar o/a professor/a no diálogo com os alunos:

    1. O que é futsal?
    2. Quem pode jogar o futsal?
    3. Há quanto tempo esse esporte existe?
    4. Onde e como esse esporte se institucionalizou?
    5. O futsal apresentado no vídeo é o mesmo que foi jogado por vocês aqui na escola? Por quê?
    6. As regras lembradas pelos grupos de alunos/as correspondem às do esporte institucional?
    7. Teve alguma regra do futsal jogado na escola que não está presente no vídeo assistido?
    8. Aparecem regras novas, diferentes? Quais?
    9. No filme, menino joga com menina? Por quê?
    10. Você percebeu algum obeso jogando futsal no filme?
    11. No filme tem aquele jogador que é “fominha”, ou seja, não toca a bola para ninguém?
    12. No filme tem aquele jogador que erra muito passe, chute, domínio de bola etc.?
    13. O que queremos aprender sobre o futsal aqui na escola?
    14. Quais são os elementos constitutivos que estiveram presentes no futsal do vídeo?
    15. Teremos que mudar alguma coisa para jogar o esporte futsal aqui na escola? O quê?
    16. É possível praticar o futsal na escola igual ao futsal presente nas competições? Sim, não por que?

Aula 3, 4, 5 e 6 – Vivenciando o Futsal

Defina com a turma quais serão os princípios a serem respeitados para a organização de novos grupos de trabalhos. O número de grupos deverá ser proporcional à quantidade de quadras / espaços adaptadas para o futsal, bem como à quantidade de bolas disponíveis para a sua prática.

Após essa definição, faça a escolha dos grupos de trabalhos e solicite que cada grupo modifique o futsal com valores presentes na competição / rendimento (institucionalizado) para que possa ser praticado no interior da escola, com prazer e com a participação ativa de todos/as componentes de cada grupo. Nesse sentido oriente aos/às alunos/as que discutam e definam:

    1. Quais fundamentos técnicos serão ensinados;
    2. Quais regras, sinais de arbitragem serão ensinadas e utilizadas, ou seja, o que vai poder ou não poder fazer?
    3. Quais situações táticas serão incorporadas pelo grupo?

Organize os grupos e os orientem com atividades a serem realizadas pelos componentes, para treinarem os fundamentos técnicos e táticos destacados, jogarem com as regras definidas.

Peça que os/as alunos/as de cada grupo que, após experimentarem o treinamento e as modificações propostas, avaliem se as mesmas atenderam a expectativa do grupo e se atenderam ao objetivo proposto anteriormente: todos praticarem o futsal com prazer.

  • Após experimentarem o jogo que modificou, sugira que cada grupo procu re outro para apresentarem suas modificações e jogarem juntos, respeitando a proposta de modificação de cada grupo para cada jogo.

Aula 7, 8, 9, 10 e 11 – Organização do Festival de Futsal:

a) Reúna todos os grupos para socializar as modificações criadas por cada grupo e eleja quais mudanças serão respeitadas por todos os grupos na mesma turma.

b) Convide os alunos para a realização do Festival de Futsal reunindo todas as turmas de um mesmo ano de ensino, legitimando as modificações propostas construídas coletivamente e eleitas por todos componentes das turmas. Todos devem jogar e ter prazer em jogar futsal.

c) Reúna com os demais professores/as do mesmo ano de ensino para planejar e organizar o Festival:

  • Informe a estrutura disponível para realização do Festival de Futsal:
    • O Festival de futsal será realizado com todas as turmas do mesmo ano de ensino com grupos mistos, ou seja, cada grupo deve ter meninos e meninas jogando ao mesmo tempo.
    • Defina de terminologia ao se referir a grupo – grupo de 5 alunos/as que jogarão o Festival – e a turma do mesmo ano de ensino – ex. se é a turma A ou B ou C do 3º ano do ensino fundamental – que participaram deste Festival.
    • Defina o número de aulas disponíveis para a realização do Festival. Para essa estratégia de ensino estamos sugerindo a realização desse Festival em duas (2) aulas de 50 minutos.
  • Discuta e defina os princípios para composição dos grupos em cada turma:
    • A participação é obrigatória para todos/as os/as alunos/as;
    • Defina com os/as alunos/as o critério para composição dos grupos, ou seja, os/as alunos/as deverão definir se os grupos da sua turma terão que ter o mesmo nível de habilidade, se haverá substituições e os critérios para realizar as substituições.
  • Formar grupos de no mínimo cinco (5) componentes em cada turma do mesmo ano de ensino:
    • Cada turma pode ter quantos grupos forem necessários para garantir a presença de todos/as alunos/as desta turma;
    • O número de grupos em cada turma deverá ser o mesmo para todas as turmas, garantindo assim, que todos/as alunos/as joguem, no mínimo, o mesmo tempo.
    • Os nomes dos grupos deverão identificar qual é o grupo e a turma do mesmo ano de ensino, ou seja, se o Festival está sendo realizado com os 3º anos do ensino fundamental inicial teremos, por exemplo, os grupos 1A, 2A e 3A da turma do 3º ano A; os grupos 1B, 2B e 3B do 3º ano B; os grupos 1C, 2C e 3C do 3º ano C e assim sucessivamente.
  • Defina a forma de disputa e o tempo de duração cada partida do Festival de Futsal:
    • Sugerimos que a forma de disputa e o tempo de duração de cada partida estejam diretamente ligados ao número de aulas e ao número de quadras ou espaços apropriados/adaptados para realização desse Festival;
    • Sugerimos que a forma de disputa seja de rodízio simples até 3 turmas, cruzamento olímpico para 4 turmas e eliminatória para além de 5 turmas num mesmo ano de ensino.
    • As partidas devem ser de turma com turma, ou seja, aproveitando o exemplo do item anterior: se temos três turmas dos 3ª anos – turma A, B e C – as partidas acontecerão entre as turmas – todos os grupos do 3º A jogaram com todos os grupos do 3º B e o resultado desta partida será a soma de todos os gols conquistados por cada grupo destas turmas. Se, por exemplo, no primeiro jogo o grupo 1A ganhou de 2 a 1 do grupo 2B, esse resultado será somado com a próxima partida 2A com 3B e assim sucessivamente até terminar o jogo da turma do 3º ano A com o 3º ano B. A turma, em que seus grupos fizerem um maior número de gols, será decl arada a vencedora desta partida.
  • Defina o local de realização, a quantidade de quadras poliesportivas e/ou espaços apropriados/adequados para a realização das partidas do Fest ival.
  • Reúna e unifique todas as modificações de regras sugeridas pelas turmas. Para isso é necessário que cada professor/a:
    • Verifique e identifique quais propostas de mudança nas regras são comuns em todas as turmas do mesmo ano de ensino.
    • Verifique e identifique por turma, quais são as propostas que se diferem.
    • Retorne para cada turma e informe das mudanças que foram consensuais e faça uma votação para aprovação ou não das propostas que apareceram diferentes em todas as turmas. Essa votação deve ser quantificada, pois es tará acontecendo em momentos difer entes. O/A professor/a deverá registrar esse resultado e, em conjunto com os demais professores/as, apurar e registrar o resultado final – cartaz ou painel – para ser apresentado na sua turma.
    • Reúna com todos os grupos de sua turma para socializar o resultado da apuração dos votos explicando quais foram as modificações sugeridas e aprovadas por todos as turmas.
  • Programe pelo menos uma aula para que os grupos possam treinar com as regras modificadas e definidas para o Festival de Futsal.
  • Realize o sorteio da seqüência de partidas das turmas.
  • Organize e socialize as tabelas de partidas e o quadro de pontuação.

d) Realize o Festival de Futsal.

Aula 12

  • Analise criticamente a participação de todos/as alunos/as em todas as aulas, as dificuldades vivenciadas, bem como a importância do trabalho coletivo e do diálogo na construção de todo esse processo.
  • Avalie se os/as alunos/as participaram do Festival e se as modificações propostas atenderam ao princípio de todos/as participarem com prazer, se houve respeito às modificações propostas e se houve aprendizado nesse esporte. Sugestão de utilização do seguinte questionário:
    1. O que você mais gostou do Festival? Por quê?
    2. Qual foi a modificação mais interessante? Explique.
    3. Do que você não gostou? Por quê?
    4. Você gostaria de fazer essa atividade no vamente? Por quê?
    5. Depois de tudo que estudamos, jogamos e assistimos, explique como você pensa que o futsal deve estar presente na escola.
Recursos Complementares

Sugestões de vídeos:

Artigos que podem ser referência para o/a professor/a:

Avaliação

Verifique e avalie se, durante todo o processo os/as alunos/as conseguiram vivenciar o conhecimento que têm sobre o futsal; identificar seus fundamentos técnicos, táticos e regras oficiais e; refletir sobre a história e evolução do futsal, seus diferentes formas estilos manifestados na sociedade;

Avalie se os/as alunos/as conseguiram ampliar o conhecimento sobre o futsal, identificando as diferentes concepções desse esporte presentes nas competições oficiais e no espaço escolar e, se conseguiram modificar a forma de jogar o futsal, criando novas possibilidades de jogos que possam ser praticados por todos/as e com prazer no interior da escola.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.