Identificar e vivenciar os elementos constitutivos do futsal – seus fundamentos técnicos, táticos e regras oficiais;
Aprofundar o conhecimento sobre o futsal, identificando as concepções desse esporte instituído oficialmente;
Comparar e refletir sobre a história e evolução do futsal, suas diferentes formas estilos manifestados na sociedade;
Modificar a forma de jogar o futsal, criando novas possibilidades de jogos de futsal que possa ser praticado, no interior da escola, por todos/as e com prazer.
Os professores organizaram as 12 aulas para auxiliar os/as alunos/as, após terem identificado e analisado criticamente os aspectos constitutivos do futsal, a modificar a forma como esse esporte pode ser praticado na escola, garantindo assim, a apropriação do conhecimento dessa prática social por todos/as.
Aula 1 e 2 – Pesquisando sobre o Futsal
a) Retome junto aos alunos, apresentando por escrito o resultado da discussão realizada durante a vivência da Estratégia de Ensino organizada para as séries iniciais do Ensino Fundamental publicada no Portal do Professor intitulada: “Esporte: vivenciando e reproduzindo o futsal na escola”, Avalie se as observações realizadas em quadra - durante os jogos realizados (regras, os fundamentos técnicos, fundamentos táticos, os materiais, espaços, símbolos explicitados pelos grupos) – estão coerentes com a fala e as vontades dos/as alunos/as.
b) A seguir apresente aos alunos filmes, slides, textos, cartazes, dramatizações que falem sobre o futsal, sua história, seus elementos constitutivos – espaço de jogo, materiais necessários, regras, fundamentos técnicos e táticos etc.
Sugestões de vídeos:
Sugestões de cartazes
- Cartaz sobre as táticas do futsal:
- Cartaz sobre a quadra e materiais necessários para a prática do futsal:
c) Reflita com os alunos sobre
- A finalidade de praticar o esporte na Escola. Sugestão de texto e Estratégia de Ensino de referência para o/a professor/a:
- “Repensando a Educação Física para uma nova prática Escolar" (MUÑOZ PALAFOX, 1998). O texto sugerido localiza-se no site do Núcleo de Estudos em Planejamento e Metodologias do Ensino da Cultura Corporal – NEPECC/UFU. Link http://www.nepecc.faefi.ufu.br/PDF/3311_tx1.pdf Acesso e m 12.12.2009.
- Estratégia de Ensino para as séries iniciais do Ensino Fundamental Inicial publicada no Portal do Professor “O Esporte na Escola. Muitas diferenças... Muitas vontades...” Link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html. Acesso em 12/12/2009.
- As concepções presentes no f utsal praticado em competições oficiais (aquelas que são regulamentadas pela FIFA – Federação Internacional de Futebol). Artigos que podem ser referência para o/a professor/a:
- FREITAS, D. C.; HENRIQUE, J.; NOLASCO, R. C. Aspectos técnicos, táticos e regulamentares do futsal sob a ótica de treinadores experts. Revista Digital, Buenos Aires, año 13, n. 125, ou 2008. Artigo disponível em: http://www.efdeportes.com/efd125/aspectos-tecnicos-taticos-e-regulamentares-do-futsal-sob-a-otica-de-treinadores-experts.htm Acesso em 13/12/2009.
- SANTANA, A. B. Fundamentos futsal - Domínio, controle, condução, chute, passe, drible... 21 fev. 2009. Disponível no site http://www.sofutsal.com/sofutsal_novo/9,17095,fundamentos-futsal-dominio,-controle,-conducao,-chute,.html Acesso em 12/12/2009.SANTANA, W. C. Métodos de treinamento tático no futsal. Disponível no site: http://www.pedagogiadofutsal.com.br/texto_054.asp Acesso em 12/12/2009.
- SANTANA, W. C. Métodos de treinamento tático no futsal. Disponível no site: http://www.pedagogiadofutsal.com.br/texto_054.asp Acesso em 12/12/2009.
d) Construa textos de apoio específico para o futsal conforme as dificuldades surgidas durante as aulas. Sites que podem ser referência para o/a professor/a:
e) Solicite aos/às alunos/as que comparem e verifiquem se o futsal jogado na escola tem as mesmas características com o futsal de competição/rendimento apresentado nos filmes, slides, textos. Sugestões de perguntas problematizadorasque poderá auxiliar o/a professor/a no diálogo com os alunos:
- O que é futsal?
- Quem pode jogar o futsal?
- Há quanto tempo esse esporte existe?
- Onde e como esse esporte se institucionalizou?
- O futsal apresentado no vídeo é o mesmo que foi jogado por vocês aqui na escola? Por quê?
- As regras lembradas pelos grupos de alunos/as correspondem às do esporte institucional?
- Teve alguma regra do futsal jogado na escola que não está presente no vídeo assistido?
- Aparecem regras novas, diferentes? Quais?
- No filme, menino joga com menina? Por quê?
- Você percebeu algum obeso jogando futsal no filme?
- No filme tem aquele jogador que é “fominha”, ou seja, não toca a bola para ninguém?
- No filme tem aquele jogador que erra muito passe, chute, domínio de bola etc.?
- O que queremos aprender sobre o futsal aqui na escola?
- Quais são os elementos constitutivos que estiveram presentes no futsal do vídeo?
- Teremos que mudar alguma coisa para jogar o esporte futsal aqui na escola? O quê?
- É possível praticar o futsal na escola igual ao futsal presente nas competições? Sim, não por que?
Aula 3, 4, 5 e 6 – Vivenciando o Futsal
Defina com a turma quais serão os princípios a serem respeitados para a organização de novos grupos de trabalhos. O número de grupos deverá ser proporcional à quantidade de quadras / espaços adaptadas para o futsal, bem como à quantidade de bolas disponíveis para a sua prática.
Após essa definição, faça a escolha dos grupos de trabalhos e solicite que cada grupo modifique o futsal com valores presentes na competição / rendimento (institucionalizado) para que possa ser praticado no interior da escola, com prazer e com a participação ativa de todos/as componentes de cada grupo. Nesse sentido oriente aos/às alunos/as que discutam e definam:
- Quais fundamentos técnicos serão ensinados;
- Quais regras, sinais de arbitragem serão ensinadas e utilizadas, ou seja, o que vai poder ou não poder fazer?
- Quais situações táticas serão incorporadas pelo grupo?
Organize os grupos e os orientem com atividades a serem realizadas pelos componentes, para treinarem os fundamentos técnicos e táticos destacados, jogarem com as regras definidas.
Peça que os/as alunos/as de cada grupo que, após experimentarem o treinamento e as modificações propostas, avaliem se as mesmas atenderam a expectativa do grupo e se atenderam ao objetivo proposto anteriormente: todos praticarem o futsal com prazer.
- Após experimentarem o jogo que modificou, sugira que cada grupo procu re outro para apresentarem suas modificações e jogarem juntos, respeitando a proposta de modificação de cada grupo para cada jogo.
Aula 7, 8, 9, 10 e 11 – Organização do Festival de Futsal:
a) Reúna todos os grupos para socializar as modificações criadas por cada grupo e eleja quais mudanças serão respeitadas por todos os grupos na mesma turma.
b) Convide os alunos para a realização do Festival de Futsal reunindo todas as turmas de um mesmo ano de ensino, legitimando as modificações propostas construídas coletivamente e eleitas por todos componentes das turmas. Todos devem jogar e ter prazer em jogar futsal.
c) Reúna com os demais professores/as do mesmo ano de ensino para planejar e organizar o Festival:
- Informe a estrutura disponível para realização do Festival de Futsal:
- O Festival de futsal será realizado com todas as turmas do mesmo ano de ensino com grupos mistos, ou seja, cada grupo deve ter meninos e meninas jogando ao mesmo tempo.
- Defina de terminologia ao se referir a grupo – grupo de 5 alunos/as que jogarão o Festival – e a turma do mesmo ano de ensino – ex. se é a turma A ou B ou C do 3º ano do ensino fundamental – que participaram deste Festival.
- Defina o número de aulas disponíveis para a realização do Festival. Para essa estratégia de ensino estamos sugerindo a realização desse Festival em duas (2) aulas de 50 minutos.
- Discuta e defina os princípios para composição dos grupos em cada turma:
- A participação é obrigatória para todos/as os/as alunos/as;
- Defina com os/as alunos/as o critério para composição dos grupos, ou seja, os/as alunos/as deverão definir se os grupos da sua turma terão que ter o mesmo nível de habilidade, se haverá substituições e os critérios para realizar as substituições.
- Formar grupos de no mínimo cinco (5) componentes em cada turma do mesmo ano de ensino:
- Cada turma pode ter quantos grupos forem necessários para garantir a presença de todos/as alunos/as desta turma;
- O número de grupos em cada turma deverá ser o mesmo para todas as turmas, garantindo assim, que todos/as alunos/as joguem, no mínimo, o mesmo tempo.
- Os nomes dos grupos deverão identificar qual é o grupo e a turma do mesmo ano de ensino, ou seja, se o Festival está sendo realizado com os 3º anos do ensino fundamental inicial teremos, por exemplo, os grupos 1A, 2A e 3A da turma do 3º ano A; os grupos 1B, 2B e 3B do 3º ano B; os grupos 1C, 2C e 3C do 3º ano C e assim sucessivamente.
- Defina a forma de disputa e o tempo de duração cada partida do Festival de Futsal:
- Sugerimos que a forma de disputa e o tempo de duração de cada partida estejam diretamente ligados ao número de aulas e ao número de quadras ou espaços apropriados/adaptados para realização desse Festival;
- Sugerimos que a forma de disputa seja de rodízio simples até 3 turmas, cruzamento olímpico para 4 turmas e eliminatória para além de 5 turmas num mesmo ano de ensino.
- As partidas devem ser de turma com turma, ou seja, aproveitando o exemplo do item anterior: se temos três turmas dos 3ª anos – turma A, B e C – as partidas acontecerão entre as turmas – todos os grupos do 3º A jogaram com todos os grupos do 3º B e o resultado desta partida será a soma de todos os gols conquistados por cada grupo destas turmas. Se, por exemplo, no primeiro jogo o grupo 1A ganhou de 2 a 1 do grupo 2B, esse resultado será somado com a próxima partida 2A com 3B e assim sucessivamente até terminar o jogo da turma do 3º ano A com o 3º ano B. A turma, em que seus grupos fizerem um maior número de gols, será decl arada a vencedora desta partida.
- Defina o local de realização, a quantidade de quadras poliesportivas e/ou espaços apropriados/adequados para a realização das partidas do Fest ival.
- Reúna e unifique todas as modificações de regras sugeridas pelas turmas. Para isso é necessário que cada professor/a:
- Verifique e identifique quais propostas de mudança nas regras são comuns em todas as turmas do mesmo ano de ensino.
- Verifique e identifique por turma, quais são as propostas que se diferem.
- Retorne para cada turma e informe das mudanças que foram consensuais e faça uma votação para aprovação ou não das propostas que apareceram diferentes em todas as turmas. Essa votação deve ser quantificada, pois es tará acontecendo em momentos difer entes. O/A professor/a deverá registrar esse resultado e, em conjunto com os demais professores/as, apurar e registrar o resultado final – cartaz ou painel – para ser apresentado na sua turma.
- Reúna com todos os grupos de sua turma para socializar o resultado da apuração dos votos explicando quais foram as modificações sugeridas e aprovadas por todos as turmas.
- Programe pelo menos uma aula para que os grupos possam treinar com as regras modificadas e definidas para o Festival de Futsal.
- Realize o sorteio da seqüência de partidas das turmas.
- Organize e socialize as tabelas de partidas e o quadro de pontuação.
d) Realize o Festival de Futsal.
Aula 12
- Analise criticamente a participação de todos/as alunos/as em todas as aulas, as dificuldades vivenciadas, bem como a importância do trabalho coletivo e do diálogo na construção de todo esse processo.
- Avalie se os/as alunos/as participaram do Festival e se as modificações propostas atenderam ao princípio de todos/as participarem com prazer, se houve respeito às modificações propostas e se houve aprendizado nesse esporte. Sugestão de utilização do seguinte questionário:
- O que você mais gostou do Festival? Por quê?
- Qual foi a modificação mais interessante? Explique.
- Do que você não gostou? Por quê?
- Você gostaria de fazer essa atividade no vamente? Por quê?
- Depois de tudo que estudamos, jogamos e assistimos, explique como você pensa que o futsal deve estar presente na escola.
Verifique e avalie se, durante todo o processo os/as alunos/as conseguiram vivenciar o conhecimento que têm sobre o futsal; identificar seus fundamentos técnicos, táticos e regras oficiais e; refletir sobre a história e evolução do futsal, seus diferentes formas estilos manifestados na sociedade;
Avalie se os/as alunos/as conseguiram ampliar o conhecimento sobre o futsal, identificando as diferentes concepções desse esporte presentes nas competições oficiais e no espaço escolar e, se conseguiram modificar a forma de jogar o futsal, criando novas possibilidades de jogos que possam ser praticados por todos/as e com prazer no interior da escola.